Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Andreia Lelis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45175
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
id UNB_0ac6a4d0133e6b9bac8111203002a4bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45175
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa históriaInclusive education in sexuality and initial training of Natural Science teachers : a step in this historyEducação em sexualidadeCiências da naturezaEducação inclusivaLicenciaturaTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.No momento presente, discutir sexualidade em sala de aula tem sido assimilado como uma atribuição dos professores de Ciências da Natureza e, em tempos de escola inclusiva, essa responsabilidade ganhou novos contornos e até mesmo os temas biológico-higienistas assumiram outras dimensões, como nos revela a revisão da literatura. A formação inicial desses professores parece ter passado por mudanças significativas tanto no que se refere à inclusão quanto à Educação em Sexualidade. Essas transformações parecem caminhar lentamente no sentido de facilitar a atividade pedagógica, como descrito por estudos nessas áreas do conhecimento. O presente trabalho tem por objetivo identificar como os professores de Ciências da Natureza elaboram seu entendimento a respeito da Educação Inclusiva e da Educação em Sexualidade durante a licenciatura, bem como a percepção da importância dessa formação para que haja condições de promover a articulação entre os temas em sua prática pedagógica na perspectiva de propor uma Educação Inclusiva em Sexualidade. Os elementos utilizados na pesquisa foram construídos por meio de entrevistas narrativas com professores licenciados para trabalhar com Ciências da Natureza, que tivessem experiência em turmas da Educação Básica e foram analisados empregando a Análise Textual Discursiva. Os professores entrevistados apontam problemas na formação inicial de diferentes naturezas e nas duas áreas, a saber, inclusão e sexualidade, bem como na articulação entre elas. A legislação tornou os estudos sobre inclusão obrigatória, todavia, no que tange à Educação em Sexualidade, não há obrigatoriedade legal, consequentemente acabam não acontecendo de maneira sistematizada. Propomos a denominação Educação Inclusiva em Sexualidade na perspectiva de ampliar os conceitos de sexualidade e Educação em Sexualidade com vistas a associá-los à inclusão, entendendo a inclusão como uma forma de envolver toda diversidade que se manifesta em um corpo biológico. A falta de formação inicial dos professores de Ciências da Natureza em Educação Inclusiva em Sexualidade resulta em dificuldades no momento de desenvolver projetos que envolvam as duas áreas na Educação Básica. Restam muitas indagações sobre a Educação Inclusiva em Sexualidade, que deve ser entendida como um campo em constante desenvolvimento.At the present time, discussing sexuality in the classroom is assimilated as an assignment of NC teachers, in times of inclusive school this responsibility has gained new contours and even biological-hygienist themes have taken on other dimensions, as the literature review reveals. The initial training of these teachers seems to have undergone significant changes in terms of inclusion; as for Sexuality Education, transformations seem to move slowly towards facilitating pedagogical activity, as described by studies in these areas of knowledge. The present work aims to identify how Natural Sciences (NC) teachers develop their understanding of Inclusive Education and Sexuality Education during the degree and the perception of the importance of this training so that there are conditions to promote the articulation between the themes in its pedagogical practice, in the perspective of proposing an Inclusive Education in Sexuality. The elements used in the research were constructed through narrative interviews with teachers licensed to work with NC who had experience in Basic Education (EB) classes and were analyzed using discursive textual analysis. The teachers interviewed point out problems in the initial training of different natures and in both areas, namely, inclusion and sexuality, as well as in the articulation between them. The legislation made studies on inclusion mandatory, however, with regard to Education in Sexuality, there is no legal obligation, consequently they end up not happening in a systematic way. We propose the denomination Inclusive Education in Sexuality (EIS) in the perspective of expanding the concepts of sexuality and Education in Sexuality with a view to associating them with inclusion, understanding inclusion as a way of involving all the diversity that is manifested in a biological body. The lack of initial training of NC teachers in Inclusive Education in Sexuality results in difficulties when developing projects that involve both areas in EB. Many questions remain about EIS, which must be understood as a field in constant development.Faculdade de Educação (FE)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Instituto de Física (IF)Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasGastal, Maria Luiza de AraújoPena, Andreia Lelis2022-11-11T21:39:52Z2022-11-11T21:39:52Z2022-11-112022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPENA, Andreia Lelis. Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza: um passo nessa história. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45175info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-17T13:30:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/45175Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-17T13:30:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história
Inclusive education in sexuality and initial training of Natural Science teachers : a step in this history
title Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história
spellingShingle Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história
Pena, Andreia Lelis
Educação em sexualidade
Ciências da natureza
Educação inclusiva
Licenciatura
title_short Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história
title_full Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história
title_fullStr Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história
title_full_unstemmed Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história
title_sort Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história
author Pena, Andreia Lelis
author_facet Pena, Andreia Lelis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gastal, Maria Luiza de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Andreia Lelis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em sexualidade
Ciências da natureza
Educação inclusiva
Licenciatura
topic Educação em sexualidade
Ciências da natureza
Educação inclusiva
Licenciatura
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11T21:39:52Z
2022-11-11T21:39:52Z
2022-11-11
2022-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PENA, Andreia Lelis. Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza: um passo nessa história. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45175
identifier_str_mv PENA, Andreia Lelis. Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza: um passo nessa história. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508260466622464