Organização curricular na perspectiva Freire-CTS : propósitos e possibilidades para a educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Eliane dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gehlen, Simoni Tormöhlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36614
https://doi.org/10.1590/1983-21172019210126
http://orcid.org/0000-0002-8798-051X
http://orcid.org/0000-0002-9786-3392
Resumo: Em um processo formativo de professores, balizado na Investigação Temática, investigaram-se os propósitos educacionais durante a seleção dos conteúdos programáticos para construção da Rede Temática. Para tal, foram analisadas videogravações de um curso, que possibilitou o estabelecimento de três categorias, baseadas em uma matriz de referência sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), quais sejam, o desenvolvimento de: a) percepções entre o conhecimento científico e o cotidiano do educando; b) questionamentos de situações locais; e c) compromissos sociais. A identificação destes propósitos corrobora para a defesa de que a Investigação Temática pode nortear a construção de currículos humanizadores, isso porque possibilita a autonomia e engajamento dos educandos e educadores diante de demandas sociais e a articulação entre os processos de concepção e execução de currículos.
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