Organização curricular na perspectiva Freire-CTS : propósitos e possibilidades para a educação em ciências
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36614 https://doi.org/10.1590/1983-21172019210126 http://orcid.org/0000-0002-8798-051X http://orcid.org/0000-0002-9786-3392 |
Resumo: | Em um processo formativo de professores, balizado na Investigação Temática, investigaram-se os propósitos educacionais durante a seleção dos conteúdos programáticos para construção da Rede Temática. Para tal, foram analisadas videogravações de um curso, que possibilitou o estabelecimento de três categorias, baseadas em uma matriz de referência sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), quais sejam, o desenvolvimento de: a) percepções entre o conhecimento científico e o cotidiano do educando; b) questionamentos de situações locais; e c) compromissos sociais. A identificação destes propósitos corrobora para a defesa de que a Investigação Temática pode nortear a construção de currículos humanizadores, isso porque possibilita a autonomia e engajamento dos educandos e educadores diante de demandas sociais e a articulação entre os processos de concepção e execução de currículos. |
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Organização curricular na perspectiva Freire-CTS : propósitos e possibilidades para a educação em ciênciasCurricular organization in the Freire-CTS perspective : purposes and possibilities for science educationOrganización curricular en la perspectiva Freire-CTS : propósitos y posibilidades para la educación en cienciasCiência e tecnologiaCiências - estudo e ensinoProfessores - formaçãoFreire, Paulo, 1921-1997Em um processo formativo de professores, balizado na Investigação Temática, investigaram-se os propósitos educacionais durante a seleção dos conteúdos programáticos para construção da Rede Temática. Para tal, foram analisadas videogravações de um curso, que possibilitou o estabelecimento de três categorias, baseadas em uma matriz de referência sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), quais sejam, o desenvolvimento de: a) percepções entre o conhecimento científico e o cotidiano do educando; b) questionamentos de situações locais; e c) compromissos sociais. A identificação destes propósitos corrobora para a defesa de que a Investigação Temática pode nortear a construção de currículos humanizadores, isso porque possibilita a autonomia e engajamento dos educandos e educadores diante de demandas sociais e a articulação entre os processos de concepção e execução de currículos.In a teacher training process, balanced in Thematic Research, the educational purposes were investigated during the selection of syllabus for the construction of the Thematic Network. With this aim, we analyzed video recordings of a course, which allowed the establishment of three categories, based on a reference matrix on Science-Technology-Society (CTS), which are, the development of: a) perceptions between knowledge scientific and daily life to do educating; b) questioning of local situations; and c) social commitments. The identification of these corroborated purposes for the defense of Thematic Investigation may allow the creation of humanizing curriculums, because this enables the autonomy and engagement of students and educators in the face of social demands and articulation between the processes of conception and execution of curriculums.En un proceso formativo de profesores, basado en la Investigación Temática, se investigaron los propósitos educacionales durante la selección de los contenidos programáticos para la construcción de la Red Temática. Para ello, se analizaron grabaciones de video de un curso, que posibilitó establecer tres categorías, basadas en una matriz de referencia sobre Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS), a saber, el desarrollo de: a) percepciones entre el conocimiento científico y el cotidiano del educando; b) cuestionamientos de situaciones locales; y c) compromisos sociales. La identificación de estos propósitos corrobora la defensa de que la Investigación Temática puede orientar la construcción de currículos humanizadores, pues posibilita la autonomía y el compromiso de los educandos y educadores delante de las demandas sociales y la articulación entre el proceso de elaboración y ejecución de currículos.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2020-01-24T10:32:23Z2020-01-24T10:32:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Eliane dos Santos; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Organização curricular na perspectiva Freire-CTS: propósitos e possibilidades para a educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, e11994, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210126. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172019000100323. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36614https://doi.org/10.1590/1983-21172019210126http://orcid.org/0000-0002-8798-051Xhttp://orcid.org/0000-0002-9786-3392(CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Eliane dos SantosGehlen, Simoni Tormöhlenporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:31:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/36614Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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