A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amaralina Miranda de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45063
https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725
Resumo: Este artigo apresenta a experiência do curso de pedagogia da Universidade de Brasília, cuja estrutura oportuniza aos alunos e alunas espaços curriculares para aprofundamento de estudos na área da pedagogia hospitalar e o atendimento a crianças e jovens hospitalizados. Aborda questões relacionadas à s competências e habilidades necessárias aos professores de classes hospitalares bem como a necessidade de formação técnico-científica para a prática pedagógico-educacional enquanto membro da equipe multidisciplinar no hospital. Conclui que existem conhecimentos específicos indispensáveis ao trabalho pedagógico no hospital, que devem ser considerados nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Por fim, considera a universidade como o ambiente apropriado para a formação desses profissionais.
id UNB_1c5d44874b360adb65cfc7069f2102aa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45063
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnBForming educators for work in hospitals : the experienceof the School of Education at the University of BrasiliaLa formación del pedagogo para trabajar en los hospitales : la experiencia de la Facultad de Educación de la Universidadde BrasiliaPedagogos - formaçãoPedagogia hospitalarHospitalizaçãoEquipe interdisciplinarEste artigo apresenta a experiência do curso de pedagogia da Universidade de Brasília, cuja estrutura oportuniza aos alunos e alunas espaços curriculares para aprofundamento de estudos na área da pedagogia hospitalar e o atendimento a crianças e jovens hospitalizados. Aborda questões relacionadas à s competências e habilidades necessárias aos professores de classes hospitalares bem como a necessidade de formação técnico-científica para a prática pedagógico-educacional enquanto membro da equipe multidisciplinar no hospital. Conclui que existem conhecimentos específicos indispensáveis ao trabalho pedagógico no hospital, que devem ser considerados nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Por fim, considera a universidade como o ambiente apropriado para a formação desses profissionais.This article presents the experience of the Pedagogy Course of the University of Brasilia,whose structure offers curricular spaces to students interested in deepening their studiesin the area of Hospital Pedagogy and the care for hospitalized children and youth. Itaddresses issues related to skills and abilities required for the teacher of Hospital Classesand the need for technical and scientific training, for the teaching and educational practiceas a member of a multidisciplinary team at a hospital. Finally, it considers the University asthe ideal environment for the training of such professionals.Este artículo presenta la experiencia del curso de pedagogía de la Universidad de Brasília, cuya estructura brinda la posibilidad a alumnos y alumnas espacios curricularespara la profundización de estudios en el área de la pedagogía hospitalaria para laatención a niños y jóvenes hospitalizados. Aborda cuestiones relacionadas a lascompetencias y habilidades exigidas al profesor de clases hospitalarias y la necesidadde formación técnico-científica para la práctica pedagógico-educacional como miembrodel equipo multidisciplinario en el hospital. Concluye que existen conocimientosespecíficos indispensables para el profesor en el trabajo pedagógico del hospital, quedeben ser considerados en los cursos de formación de profesores de grado y postgrado. Al final, considera la universidad como el ambiente apropiado para la formaciónde este profesional.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)2022-10-26T11:23:28Z2022-10-26T11:23:28Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Amaralina Miranda de. A formação do Pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 33, p. 251-272, 2011. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3725. Acesso em: 17 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45063https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3725. Acesso em: 17 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amaralina Miranda deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:37:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/45063Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:37:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB
Forming educators for work in hospitals : the experienceof the School of Education at the University of Brasilia
La formación del pedagogo para trabajar en los hospitales : la experiencia de la Facultad de Educación de la Universidadde Brasilia
title A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB
spellingShingle A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB
Souza, Amaralina Miranda de
Pedagogos - formação
Pedagogia hospitalar
Hospitalização
Equipe interdisciplinar
title_short A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB
title_full A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB
title_fullStr A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB
title_full_unstemmed A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB
title_sort A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnB
author Souza, Amaralina Miranda de
author_facet Souza, Amaralina Miranda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogos - formação
Pedagogia hospitalar
Hospitalização
Equipe interdisciplinar
topic Pedagogos - formação
Pedagogia hospitalar
Hospitalização
Equipe interdisciplinar
description Este artigo apresenta a experiência do curso de pedagogia da Universidade de Brasília, cuja estrutura oportuniza aos alunos e alunas espaços curriculares para aprofundamento de estudos na área da pedagogia hospitalar e o atendimento a crianças e jovens hospitalizados. Aborda questões relacionadas à s competências e habilidades necessárias aos professores de classes hospitalares bem como a necessidade de formação técnico-científica para a prática pedagógico-educacional enquanto membro da equipe multidisciplinar no hospital. Conclui que existem conhecimentos específicos indispensáveis ao trabalho pedagógico no hospital, que devem ser considerados nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Por fim, considera a universidade como o ambiente apropriado para a formação desses profissionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2022-10-26T11:23:28Z
2022-10-26T11:23:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Amaralina Miranda de. A formação do Pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 33, p. 251-272, 2011. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3725. Acesso em: 17 fev. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45063
https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725
identifier_str_mv SOUZA, Amaralina Miranda de. A formação do Pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 33, p. 251-272, 2011. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3725. Acesso em: 17 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45063
https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508262186287104