Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Eileen Pfeiffer
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pires, Laís Fernandes, Souza, Carlos Barbosa Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29262
https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201412
Resumo: Estudos experimentais têm demonstrado efeitos positivos da leitura dialógica de livros ilustrados (leitura em voz alta intercalada com prompts e feedback para verbalizações por parte do ouvinte) sobre o vocabulário e a expressão verbal de crianças pequenas. Este estudo verificou o efeito da leitura dialógica sobre a compreensão textual de um romance infanto-juvenil por três crianças de 7-8 anos, utilizando um delineamento de sujeito único. Na Condição A, o texto era lido sem intervenções. Na Condição B, a leitura era intercalada com intervenções dialógicas baseadas nas funções narrativas presentes no texto. As medidas de compreensão mostraram um desempenho superior na Condição B para os dois participantes submetidos ao delineamento B-A-B, mas não para o participante submetido ao delineamento A-B-A. São discutidas possíveis interações da leitura dialógica com características do gênero textual e a necessidade de replicações sistemáticas com um maior número de sessões e reversões das condições.
id UNB_1d6cbe51b93e3f01fbc5c370f7ac114d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29262
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehensionLeitura dialógica de um romance infanto-juvenil : efeitos sobre a compreensão textualLectura dialógica de una novela para niños : efectos sobre la comprensión de textosLeituraCompreensão textualCriançasEstudos experimentais têm demonstrado efeitos positivos da leitura dialógica de livros ilustrados (leitura em voz alta intercalada com prompts e feedback para verbalizações por parte do ouvinte) sobre o vocabulário e a expressão verbal de crianças pequenas. Este estudo verificou o efeito da leitura dialógica sobre a compreensão textual de um romance infanto-juvenil por três crianças de 7-8 anos, utilizando um delineamento de sujeito único. Na Condição A, o texto era lido sem intervenções. Na Condição B, a leitura era intercalada com intervenções dialógicas baseadas nas funções narrativas presentes no texto. As medidas de compreensão mostraram um desempenho superior na Condição B para os dois participantes submetidos ao delineamento B-A-B, mas não para o participante submetido ao delineamento A-B-A. São discutidas possíveis interações da leitura dialógica com características do gênero textual e a necessidade de replicações sistemáticas com um maior número de sessões e reversões das condições.Experimental studies have shown positive effects of dialogic reading of picture books (reading aloud interspersed with prompts and feedback for verbalizations by the listener) on the vocabulary and verbal expression of small children. This study assessed the effect of dialogic reading on the comprehension of a children’s novel by three children aged 7-8 years, using a single-subject reversal design. In Condition A, the text was read without intervention. In Condition B, reading was interspersed with dialogic interventions based on narrative functions. Comprehension was superior in all measures in Condition B for the two participants who underwent the B-A-B design, however, not for the participant who underwent the A-B-A design. We discuss possible interactions of dialogic reading with characteristics of text genre and the need for systematic replications with more sessions and reversals of conditions.Estudios experimentales han demostrado efectos positivos de la lectura dialógica de libros ilustrados (lectura en voz alta intercalada con indicaciones y feedback para verbalizaciones del oyente) sobre el vocabulario y la expresión verbal de niños pequeños. Este estudio investigó efectos de la lectura dialógica sobre la comprensión de una novela infanto-juvenil por tres niños (7-8 años), usando un diseño de sujeto único. En la condición A, el texto fue leído sin intervención. En la condición B (lectura dialógica), la lectura se intercaló con intervenciones dialógicas preparadas a partir de las funciones narrativas presentes en el texto. Las medidas de comprensión mostraron un desempeño superior en la Condición B para los dos participantes sometidos al diseño B-A-B, pero no para el participante sometido al diseño A-B-A. Son discutidas las posibles interacciones de lectura dialógica con características del género textual y la necesidad de repeticiones sistemáticas con un número mayor de sesiones experimentales y de reversiones de las condiciones.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-07T05:07:25Z2017-12-07T05:07:25Z2014-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFLORES, Eileen Pfeiffer; PIRES, Laís Fernandes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension. Paidéia, v. 24, n. 58, p. 243-251, maio/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-43272458201412. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200243&lng=en&tln g=en. Acesso em: 10 jul. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29262https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201412Paidéia - (CC BY-NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium provided the original work is properly cited.. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200243&lng=en&tln g=en. Acesso em: 10 jul. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Eileen PfeifferPires, Laís FernandesSouza, Carlos Barbosa Alves deengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/29262Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension
Leitura dialógica de um romance infanto-juvenil : efeitos sobre a compreensão textual
Lectura dialógica de una novela para niños : efectos sobre la comprensión de textos
title Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension
spellingShingle Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension
Flores, Eileen Pfeiffer
Leitura
Compreensão textual
Crianças
title_short Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension
title_full Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension
title_fullStr Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension
title_full_unstemmed Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension
title_sort Dialogic reading of a novel for children : effects on text comprehension
author Flores, Eileen Pfeiffer
author_facet Flores, Eileen Pfeiffer
Pires, Laís Fernandes
Souza, Carlos Barbosa Alves de
author_role author
author2 Pires, Laís Fernandes
Souza, Carlos Barbosa Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Eileen Pfeiffer
Pires, Laís Fernandes
Souza, Carlos Barbosa Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão textual
Crianças
topic Leitura
Compreensão textual
Crianças
description Estudos experimentais têm demonstrado efeitos positivos da leitura dialógica de livros ilustrados (leitura em voz alta intercalada com prompts e feedback para verbalizações por parte do ouvinte) sobre o vocabulário e a expressão verbal de crianças pequenas. Este estudo verificou o efeito da leitura dialógica sobre a compreensão textual de um romance infanto-juvenil por três crianças de 7-8 anos, utilizando um delineamento de sujeito único. Na Condição A, o texto era lido sem intervenções. Na Condição B, a leitura era intercalada com intervenções dialógicas baseadas nas funções narrativas presentes no texto. As medidas de compreensão mostraram um desempenho superior na Condição B para os dois participantes submetidos ao delineamento B-A-B, mas não para o participante submetido ao delineamento A-B-A. São discutidas possíveis interações da leitura dialógica com características do gênero textual e a necessidade de replicações sistemáticas com um maior número de sessões e reversões das condições.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08
2017-12-07T05:07:25Z
2017-12-07T05:07:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLORES, Eileen Pfeiffer; PIRES, Laís Fernandes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension. Paidéia, v. 24, n. 58, p. 243-251, maio/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-43272458201412. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200243&lng=en&tln g=en. Acesso em: 10 jul. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29262
https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201412
identifier_str_mv FLORES, Eileen Pfeiffer; PIRES, Laís Fernandes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension. Paidéia, v. 24, n. 58, p. 243-251, maio/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-43272458201412. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200243&lng=en&tln g=en. Acesso em: 10 jul. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29262
https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201412
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508188261679104