PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Vinícius Pereira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38705
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
id UNB_1ec1532ad49e85f589aeda94bbbbcdc2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38705
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)AvaliaçãoAnálise metodológicaMatemáticaResultadosPrograma Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)PISADissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.Esta dissertação de mestrado foi elaborada no formato multipaper e constituída de três artigos, cujos objetos de pesquisa referem-se ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O presente estudo intentou analisar os panoramas e métodos dos resultados sobre a área de conhecimento da Matemática no Distrito Federal nas edições de 2003-2018. O objetivo geral da dissertação se constituiu em compreender a importância da avaliação do PISA para a aprendizagem em Matemática, sobre os resultados dos estudantes brasileiros no período de 2003-2018, com ênfase no Distrito Federal. Para atender o formato multipaper, cada objetivo específico assume o status de objetivo geral, com seus respectivos objetivos O estudo de abordagem qualitativa de caráter descritivo e explicativo contou como instrumentos de coleta de dados: a análise documental e a entrevista semiestruturada. O cenário das pesquisas se constituiu em entrevista com professores que atuam na área de Matemática, e a mostra investigada compôs-se de 20 professores, atuantes em cinco regionais de ensino do DF. Ademais, os resultados e as análises revelou que no primeiro paper, as análises sobre a estrutura do PISA e as concepções que os professores entrevistados apresentam breve conhecimento sobre as avaliações em larga escala, sobretudo do PISA, reconhecendo-o como importante instrumento para a reformulação de investimento em políticas públicas educacionais; Em relação ao segundo paper, os resultados apontam que o desenvolvimento do Brasil ao longo de todas as edições apresenta resultados insatisfatórios, com poucos avanços, tanto no cenário internacional quanto em comparação com os países da América Latina.; E, por fim, no terceiro e último paper, as concepções apresentadas pelos professores em prol dos resultados no DF são animadoras, pois compreende a necessidade de investimentos na carreira docente e uma proposta diferenciada para se trabalhar com o PISA, o que dialoga com os resultados brasilienses que estão acima da média nacional. Desse modo, a partir das investigações propostas nos três artigos, pode-se inferir que esta dissertação apresenta caminhos que podem ser adotados para repensar o cenário brasileiro no PISA e as maneiras como interpretamos os dados de Matemática.In a multipaper format and consisted of three articles, whose research objects refer to the International Student Assessment Program (PISA). The present study tried to analyze the panoramas and methods of the results on the area of knowledge of Mathematics in the Federal District in the 2003- 2018 editions. The general objective of the dissertation was to understand the importance of PISA assessment for learning in Mathematics, on the results of Brazilian students in the period 2003-2018, with an emphasis on the Federal District. To meet the multipaper format, each specific objective assumes the status of general objective, with its respective objectives. The study of qualitative approach of a descriptive and explanatory character counted as instruments of data collection: the documentary analysis and the semi-structured interview. The research scenario consisted of an interview with teachers working in the area of Mathematics, and the investigated sample consisted of 20 teachers, working in five regional teaching areas in the Federal District. Furthermore, the results and the analyzes revealed that in the first paper, the analyzes on the structure of PISA and the conceptions that the interviewed teachers present brief knowledge about the evaluations on a large scale, mainly of PISA, recognizing it as an important instrument for the reformulation investment in educational public policies; In relation to the second paper, the results show that the development of Brazil throughout all editions presents unsatisfactory results, with little progress, both in the international scenario and in comparison with the countries of Latin America. And, finally, in the third and last paper, the conceptions presented by teachers in favor of results in DF are encouraging, as they understand the need for investments in the teaching career and a different proposal to work with PISA, which dialogues with the results Brasilians who are above the national average. Thus, from the investigations proposed in the three articles, it can be inferred that this dissertation presents ways that can be taken to rethink the Brazilian scenario in PISA and the ways in which we interpret the mathematical data.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoreira, Geraldo EustáquioLima, Paulo Vinícius Pereira de2020-07-01T21:55:39Z2020-07-01T21:55:39Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Paulo Vinícius Pereira de. PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018). 2020. 182 f, il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38705A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T19:33:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/38705Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T19:33:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)
title PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)
spellingShingle PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)
Lima, Paulo Vinícius Pereira de
Avaliação
Análise metodológica
Matemática
Resultados
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
PISA
title_short PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)
title_full PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)
title_fullStr PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)
title_full_unstemmed PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)
title_sort PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018)
author Lima, Paulo Vinícius Pereira de
author_facet Lima, Paulo Vinícius Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Vinícius Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Análise metodológica
Matemática
Resultados
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
PISA
topic Avaliação
Análise metodológica
Matemática
Resultados
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
PISA
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01T21:55:39Z
2020-07-01T21:55:39Z
2020-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Paulo Vinícius Pereira de. PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018). 2020. 182 f, il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38705
identifier_str_mv LIMA, Paulo Vinícius Pereira de. PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018). 2020. 182 f, il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580772780769280