Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Vinícius Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio, Vieira, Lygianne Batista, Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122
Resumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira.
id UFGD-9_04029fb018f61d7c51ed375663345829
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12122
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da MatemáticaBrasil en Pisa (2003-2018): reflexiones en el campo de las matemáticasBrazil in Pisa (2003-2018): reflections in the field of MathematicsPisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil.Avaliação em Larga EscalaPisa. Evaluación Educativa. Resultados. Matemáticas. Brasil.Pisa. Educational Evaluation. Math. Results. Brazil.O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira.El Programa de Evaluación Internacional de Estudiantes (Pisa) tiene como objetivo evaluar las habilidades y competencias que necesitan los estudiantes en el grupo de edad de 15 y 16 años, así como el nivel de preparación de los jóvenes para el mundo contemporáneo y la eficiencia de los sistemas educativos. en comparación con otros países participantes. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo verificar el contexto global de los estudiantes brasileños en su desempeño en relación con las matemáticas en las ediciones de Pisa que ocurrieron en el período de 2000 a 2018. El estudio se basa principalmente en los autores Vianna (2003), Berényi y Neumann (2009) y Ortigão y Aguiar (2012). Los principales resultados indicativos de Brasil han alcanzado las últimas posiciones y han crecido de manera moderada en comparación con las publicaciones realizadas. Los avances moderados muestran la baja calidad de nuestros estudiantes en Educación Básica y en su acceso a la Educación Superior. Los datos presentados por Pisa deben analizarse en profundidad para comprender el panorama de la educación brasileña.The Programme for International Student Assessment (Pisa) aims to evaluate the skills and competencies required for students aged 15 and 16 years, it is checked the level of preparation of young people for the contemporary world and the efficiency of educational education systems compared to other participating countries. Therefore, this article aims to verify the global context of Brazilian students in the performance in relation to mathematics in Pisa editions that took place from 2000 to 2018. The study is mainly based on the authors Vianna (2003), Berényi and Neumann (2009) and Ortigão and Aguiar (2012). The main results indicated that Brazil has reached the last positions and grown mildly in the face of the editions already made. The moderate advances show the low quality of our students of Basic Education and their access to higher education. The data presented by Pisa should be analyzed deeply in order to understand the panorama of Brazilian education.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1212210.30612/tangram.v3i2.12122TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 03-262595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122/5813Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Paulo Vinícius Pereira deMoreira, Geraldo EustáquioVieira, Lygianne BatistaOrtigão, Maria Isabel Ramalho2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12122Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
Brasil en Pisa (2003-2018): reflexiones en el campo de las matemáticas
Brazil in Pisa (2003-2018): reflections in the field of Mathematics
title Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
spellingShingle Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
Lima, Paulo Vinícius Pereira de
Pisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil.
Avaliação em Larga Escala
Pisa. Evaluación Educativa. Resultados. Matemáticas. Brasil.
Pisa. Educational Evaluation. Math. Results. Brazil.
title_short Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
title_full Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
title_fullStr Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
title_full_unstemmed Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
title_sort Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
author Lima, Paulo Vinícius Pereira de
author_facet Lima, Paulo Vinícius Pereira de
Moreira, Geraldo Eustáquio
Vieira, Lygianne Batista
Ortigão, Maria Isabel Ramalho
author_role author
author2 Moreira, Geraldo Eustáquio
Vieira, Lygianne Batista
Ortigão, Maria Isabel Ramalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Vinícius Pereira de
Moreira, Geraldo Eustáquio
Vieira, Lygianne Batista
Ortigão, Maria Isabel Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Pisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil.
Avaliação em Larga Escala
Pisa. Evaluación Educativa. Resultados. Matemáticas. Brasil.
Pisa. Educational Evaluation. Math. Results. Brazil.
topic Pisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil.
Avaliação em Larga Escala
Pisa. Evaluación Educativa. Resultados. Matemáticas. Brasil.
Pisa. Educational Evaluation. Math. Results. Brazil.
description O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122
10.30612/tangram.v3i2.12122
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i2.12122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122/5813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 03-26
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479625330688