A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Cláudia Queiroz
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011
Resumo: O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_1f0913ec10b984e1f261485ca30df65a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6270
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogiaA new look at portfolios in constructing the pedagogy course final paperProfessores - formaçãoAvaliação de aprendizagemO texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article presents the results of a research that analyzed the process of analyzing portfolios in a different way to construct the Pedagogy Course Final Paper. Six newly graduated student-teachers and teacher-mediator perceptions are discussed. The course was offered by the Education College at the University of Brasilia and the local Educational Bureau to in-service teachers who worked in public elementary schools with grades one to four. The article analyses the procedures used by the student-teachers to analyze portfolios and the procedures used by the teacher-mediator to guide them in this process; as well as the difficulties and contributions that were observed. It could be observed that the process made room for the development of metacognition: assessment practices were reconsidered; opportunities for pedagogical differentiation were created; reflection was emphasized.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-21T16:16:55Z2010-12-21T16:16:55Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, Cláudia Queiroz; VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n.102, p.215-229, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a1129102.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302008000100011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011Miranda, Cláudia QueirozVillas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:32:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/6270Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:32:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
A new look at portfolios in constructing the pedagogy course final paper
title A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
spellingShingle A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
Miranda, Cláudia Queiroz
Professores - formação
Avaliação de aprendizagem
title_short A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
title_full A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
title_fullStr A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
title_full_unstemmed A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
title_sort A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
author Miranda, Cláudia Queiroz
author_facet Miranda, Cláudia Queiroz
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_role author
author2 Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Cláudia Queiroz
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Avaliação de aprendizagem
topic Professores - formação
Avaliação de aprendizagem
description O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-12-21T16:16:55Z
2010-12-21T16:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Cláudia Queiroz; VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n.102, p.215-229, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a1129102.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302008000100011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011
identifier_str_mv MIRANDA, Cláudia Queiroz; VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n.102, p.215-229, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a1129102.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302008000100011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580812010094592