Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria Junior, Edvaldo Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35617
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_2200293e5a471bd0460c2d618e4a9a4c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35617
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTSNanoscience in High School : potential of CTS educationEnsino de FísicaFísica - estudo e ensino - ensino médioNanociênciaNanotecnologiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.O presente trabalho centrou-se na elaboração e implementação de uma proposta didática sobre Nanociência e Nanotecnologia inscrita na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, com vistas à promoção da participação pública. Esta proposta foi desenvolvida junto a alunos(as) de Ensino Médio de uma escola pública de Aparecida de Goiânia e envolveu discussões sobre o tema em questão, em especial: conceitos físicos, aplicações, desenvolvimento, riscos, impactos, incertezas, regulação e legislação. Além disso, ao final do processo, foi realizada uma ação de socialização dos conhecimentos construídos pelos alunos(as), por meio de uma exposição de banners no pátio da escola. Análises e reflexões sobre a implementação da proposta indicam que ela contribuiu para o desenvolvimento de percepções e questionamentos relacionados ao tema em questão.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present work was centered in the development and implementation of an educational proposal about Nanoscience and Nanotechnology registered in the STS (Science, Technology, Society) perspective, with sights to the promotion of the public participation. This proposal was developed together with pupils those of Secondary Education of a public school of Aparecida de Goiânia and it in- volved discussions on the theme open to guestion, in special: physical con- cepts, applications, development, risks, impacts, uncertainties, regulation and legislation. Besides, to the end of the process, there was carried out an action of socialization of the knowledges built by the pupils, through an exhibition of banners in the schoolyard. Analyses and reflections on the implementation of the proposal indicate that it contributed to the development of insights and questions related to the theme in question.Strieder, Roseline BeatrizFaria Junior, Edvaldo Vieira2019-10-17T21:55:02Z2019-10-17T21:55:02Z2019-10-172019-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA JUNIOR, Edvaldo Vieira. Nanociência no Ensino Médio: potencialidades da educação CTS. 2019. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35617A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/35617Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
Nanoscience in High School : potential of CTS education
title Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
spellingShingle Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
Faria Junior, Edvaldo Vieira
Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Nanociência
Nanotecnologia
title_short Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
title_full Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
title_fullStr Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
title_full_unstemmed Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
title_sort Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
author Faria Junior, Edvaldo Vieira
author_facet Faria Junior, Edvaldo Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strieder, Roseline Beatriz
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria Junior, Edvaldo Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Nanociência
Nanotecnologia
topic Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Nanociência
Nanotecnologia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-17T21:55:02Z
2019-10-17T21:55:02Z
2019-10-17
2019-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA JUNIOR, Edvaldo Vieira. Nanociência no Ensino Médio: potencialidades da educação CTS. 2019. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35617
identifier_str_mv FARIA JUNIOR, Edvaldo Vieira. Nanociência no Ensino Médio: potencialidades da educação CTS. 2019. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580732631842816