Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Patrick Franco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20037
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.20037
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Brasília, 2016.
id UNB_226f83a432ac1a212551bac47a9d9ed2
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/20037
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Alves, Patrick FrancoCajueiro, Daniel Oliveira2016-04-27T20:45:34Z2016-04-27T20:45:34Z2016-04-272016-02-29ALVES, Patrick Franco. Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet. 2016. xiv, 161 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20037http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.20037Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Brasília, 2016.Estudamos o mercado secundário de automóveis utilizando anúncios de venda de carros na internet. O mercado secundário de carros é importante por introduzir uma série de substitutos parciais para os carros novos. Apesar de sua relevância, existem relativamente poucos estudos sobre o mercado de carros usados. Contribuímos para a literatura ilustrando como as técnicas de Big Data podem contribuir para pesquisa econômica. Inspirados pelo paradigma do Big Data, nós construímos uma base de dados utilizando Python e Web Scraping. A segmentação de carros usados, utilizando um algoritmo não-supervisionado, revela clusters que possuem baixa correlação com os segmentos de carros zero quilômetro. Sabe-se que as montadoras projetam carros utilizando comunalidade para obter economias de custos. Usando modelos de comunalidade, preços hedônicos e modelos hierárquicos, verificamos que os efeitos da comunalidade sobrevivem no mercado secundário de carros. Por último, caracterizamos a perda de preço dos veículos utilizando modelos de crescimento exponencial, onde o ponto de inflexão determina o momento de desaceleração da curva de depreciação. Consumidores de carros zero irão absorver grande perda de preços no momento da revenda, enquanto consumidores de veículos com idade maior que o ponto de inflexão não terão grandes perdas de preço.We study the secondary car market using cars sales data in on-line advertisements. The secondary car market is important for introducing a lot of partial substitutes for new cars. But despite its importance, there are relatively few studies about the secondary car market. We contribute to the literature by illustrating how Big Data techniques can contribute to economic research. We inspired ourselves by the paradigm of Big Data and built a database using Python programming and Web Scraping and then we segment the used cars market using an unsupervised algorithm. This reveals clusters with low correlation with the new cars market segments. It is well known that, in order to achieve savings costs, the cars manufacturers uses commonality in production. We built over the literature on commonality models, hedonic price framework and hierarchical models to show that the effect of commonality still survives in the secondary cars market. Finally, we characterized the loss of cars prices using the exponential growth models, where the inflection point determines the time of deceleration in the depreciation path. We find that zero car buyers will absorb great loss in price at the time of resale, while used cars buyers of vehicles older than the inflection point will not have big losses in prices at the time of resale.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Economia (FACE ECO)Programa de Pós-Graduação em EconomiaA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessUma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSegmentação de mercadoModelos hierárquicosModelos não linearesMercado secundárioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_PatrickFrancoAlves.pdf2016_PatrickFrancoAlves.pdfapplication/pdf1547874http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20037/1/2016_PatrickFrancoAlves.pdfabc1744af23ae32c4a5ffa96e80e58ccMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain775http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20037/2/license.txt5efae4f9aa3bd9cb252f7f66e9201665MD52open access10482/200372023-11-17 09:27:36.915open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-11-17T12:27:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet
title Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet
spellingShingle Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet
Alves, Patrick Franco
Segmentação de mercado
Modelos hierárquicos
Modelos não lineares
Mercado secundário
title_short Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet
title_full Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet
title_fullStr Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet
title_full_unstemmed Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet
title_sort Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet
author Alves, Patrick Franco
author_facet Alves, Patrick Franco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Patrick Franco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cajueiro, Daniel Oliveira
contributor_str_mv Cajueiro, Daniel Oliveira
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Segmentação de mercado
Modelos hierárquicos
Modelos não lineares
Mercado secundário
topic Segmentação de mercado
Modelos hierárquicos
Modelos não lineares
Mercado secundário
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Brasília, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T20:45:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-27T20:45:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Patrick Franco. Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet. 2016. xiv, 161 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/20037
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.20037
identifier_str_mv ALVES, Patrick Franco. Uma analise empírica do mercado de revenda de carros usando raspagem de dados da internet. 2016. xiv, 161 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20037
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.20037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20037/1/2016_PatrickFrancoAlves.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20037/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv abc1744af23ae32c4a5ffa96e80e58cc
5efae4f9aa3bd9cb252f7f66e9201665
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573524437139456