Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39750 |
Resumo: | Os desafios da profissão docente têm sido um tema de grande preocupação e discussão em diferentes setores da sociedade, com destaque para o meio acadêmico. Neste, professores/pesquisadores buscam, por meio de suas investigações, visibilizar a importância e a necessidade de valorização docente, como tentativa de ampliar as possibilidades de reduzir os crescentes números de déficit de professores nas redes educacionais do país. É, portanto, com o propósito de contribuir com tais reflexões que o presente texto se desenvolve. Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa e se sustenta no método monográfico (pesquisa bibliográfica e documental), que servirá de base para a construção de um modelo de acesso diferenciado, conforme determina o Artigo 62-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). |
id |
UNB_22e020550ccbb820cd99a9832b73825e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/39750 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a maisEducação - estudo e ensinoLicenciaturaProfessores - formaçãoOs desafios da profissão docente têm sido um tema de grande preocupação e discussão em diferentes setores da sociedade, com destaque para o meio acadêmico. Neste, professores/pesquisadores buscam, por meio de suas investigações, visibilizar a importância e a necessidade de valorização docente, como tentativa de ampliar as possibilidades de reduzir os crescentes números de déficit de professores nas redes educacionais do país. É, portanto, com o propósito de contribuir com tais reflexões que o presente texto se desenvolve. Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa e se sustenta no método monográfico (pesquisa bibliográfica e documental), que servirá de base para a construção de um modelo de acesso diferenciado, conforme determina o Artigo 62-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).The challenges of the teaching profession have been a subject of great concern and discussion in different sectors of society, with emphasis on the academic environment. In this, teachers/researchers seek, through their investigations, to highlight the importance and need for teacher appreciation as attempt to expand the possibilities of reducing the increasing numbers of teachers’ deficits in the country’s educational networks. It is, therefore, with the purpose of contributing with such reflections that the present text is developed. This is a qualitative research and is based on the monographic method (bibliographic and documentary research) that will serve as the basis for the construction of this new model of access, in accordance with Article 62-B of the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB).Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Atena Editora2020-12-18T13:07:22Z2020-12-18T13:07:22Z2018Parte de livro ou capítulo de livroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfDUTRA, Norivan Lustosa Lisboa; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Torne-se professor: acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais. In: ALFERES, Marcia Aparecida. Qualidade e políticas públicas na educação 5. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. p. 274-283. (Qualidade e Políticas Públicas na Educação; v. 5). DOI: 10.22533/at.ed.04918191229. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/4701. Acesso em: 18 dez. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/3975010.22533/at.ed.04918191229Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela editora da Atena Editora, em 07 de dezembro de 2020, para disponibilizar, gratuitamente, o livro Qualidade e políticas públicas na educação 5 para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Norivan Lustosa LisboaKunz, Sidelmar Alves da SilvaCastioni, Remiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-10T18:09:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/39750Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-10T18:09:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais |
title |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais |
spellingShingle |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais Dutra, Norivan Lustosa Lisboa Educação - estudo e ensino Licenciatura Professores - formação |
title_short |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais |
title_full |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais |
title_fullStr |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais |
title_full_unstemmed |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais |
title_sort |
Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais |
author |
Dutra, Norivan Lustosa Lisboa |
author_facet |
Dutra, Norivan Lustosa Lisboa Kunz, Sidelmar Alves da Silva Castioni, Remi |
author_role |
author |
author2 |
Kunz, Sidelmar Alves da Silva Castioni, Remi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Norivan Lustosa Lisboa Kunz, Sidelmar Alves da Silva Castioni, Remi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - estudo e ensino Licenciatura Professores - formação |
topic |
Educação - estudo e ensino Licenciatura Professores - formação |
description |
Os desafios da profissão docente têm sido um tema de grande preocupação e discussão em diferentes setores da sociedade, com destaque para o meio acadêmico. Neste, professores/pesquisadores buscam, por meio de suas investigações, visibilizar a importância e a necessidade de valorização docente, como tentativa de ampliar as possibilidades de reduzir os crescentes números de déficit de professores nas redes educacionais do país. É, portanto, com o propósito de contribuir com tais reflexões que o presente texto se desenvolve. Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa e se sustenta no método monográfico (pesquisa bibliográfica e documental), que servirá de base para a construção de um modelo de acesso diferenciado, conforme determina o Artigo 62-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-12-18T13:07:22Z 2020-12-18T13:07:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Parte de livro ou capítulo de livro |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Torne-se professor: acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais. In: ALFERES, Marcia Aparecida. Qualidade e políticas públicas na educação 5. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. p. 274-283. (Qualidade e Políticas Públicas na Educação; v. 5). DOI: 10.22533/at.ed.04918191229. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/4701. Acesso em: 18 dez. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39750 10.22533/at.ed.04918191229 |
identifier_str_mv |
DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Torne-se professor: acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais. In: ALFERES, Marcia Aparecida. Qualidade e políticas públicas na educação 5. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. p. 274-283. (Qualidade e Políticas Públicas na Educação; v. 5). DOI: 10.22533/at.ed.04918191229. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/4701. Acesso em: 18 dez. 2020. 10.22533/at.ed.04918191229 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Atena Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Atena Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1824043952769073152 |