Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Norivan Lustosa Lisboa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kunz, Sidelmar Alves da Silva, Castioni, Remi
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39750
Resumo: Os desafios da profissão docente têm sido um tema de grande preocupação e discussão em diferentes setores da sociedade, com destaque para o meio acadêmico. Neste, professores/pesquisadores buscam, por meio de suas investigações, visibilizar a importância e a necessidade de valorização docente, como tentativa de ampliar as possibilidades de reduzir os crescentes números de déficit de professores nas redes educacionais do país. É, portanto, com o propósito de contribuir com tais reflexões que o presente texto se desenvolve. Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa e se sustenta no método monográfico (pesquisa bibliográfica e documental), que servirá de base para a construção de um modelo de acesso diferenciado, conforme determina o Artigo 62-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
id UNB_22e020550ccbb820cd99a9832b73825e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39750
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a maisEducação - estudo e ensinoLicenciaturaProfessores - formaçãoOs desafios da profissão docente têm sido um tema de grande preocupação e discussão em diferentes setores da sociedade, com destaque para o meio acadêmico. Neste, professores/pesquisadores buscam, por meio de suas investigações, visibilizar a importância e a necessidade de valorização docente, como tentativa de ampliar as possibilidades de reduzir os crescentes números de déficit de professores nas redes educacionais do país. É, portanto, com o propósito de contribuir com tais reflexões que o presente texto se desenvolve. Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa e se sustenta no método monográfico (pesquisa bibliográfica e documental), que servirá de base para a construção de um modelo de acesso diferenciado, conforme determina o Artigo 62-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).The challenges of the teaching profession have been a subject of great concern and discussion in different sectors of society, with emphasis on the academic environment. In this, teachers/researchers seek, through their investigations, to highlight the importance and need for teacher appreciation as attempt to expand the possibilities of reducing the increasing numbers of teachers’ deficits in the country’s educational networks. It is, therefore, with the purpose of contributing with such reflections that the present text is developed. This is a qualitative research and is based on the monographic method (bibliographic and documentary research) that will serve as the basis for the construction of this new model of access, in accordance with Article 62-B of the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB).Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Atena Editora2020-12-18T13:07:22Z2020-12-18T13:07:22Z2018Parte de livro ou capítulo de livroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfDUTRA, Norivan Lustosa Lisboa; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Torne-se professor: acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais. In: ALFERES, Marcia Aparecida. Qualidade e políticas públicas na educação 5. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. p. 274-283. (Qualidade e Políticas Públicas na Educação; v. 5). DOI: 10.22533/at.ed.04918191229. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/4701. Acesso em: 18 dez. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/3975010.22533/at.ed.04918191229Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela editora da Atena Editora, em 07 de dezembro de 2020, para disponibilizar, gratuitamente, o livro Qualidade e políticas públicas na educação 5 para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Norivan Lustosa LisboaKunz, Sidelmar Alves da SilvaCastioni, Remiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-10T18:09:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/39750Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-10T18:09:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
title Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
spellingShingle Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
Dutra, Norivan Lustosa Lisboa
Educação - estudo e ensino
Licenciatura
Professores - formação
title_short Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
title_full Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
title_fullStr Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
title_full_unstemmed Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
title_sort Torne-se professor : acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais
author Dutra, Norivan Lustosa Lisboa
author_facet Dutra, Norivan Lustosa Lisboa
Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Castioni, Remi
author_role author
author2 Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Castioni, Remi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Norivan Lustosa Lisboa
Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Castioni, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - estudo e ensino
Licenciatura
Professores - formação
topic Educação - estudo e ensino
Licenciatura
Professores - formação
description Os desafios da profissão docente têm sido um tema de grande preocupação e discussão em diferentes setores da sociedade, com destaque para o meio acadêmico. Neste, professores/pesquisadores buscam, por meio de suas investigações, visibilizar a importância e a necessidade de valorização docente, como tentativa de ampliar as possibilidades de reduzir os crescentes números de déficit de professores nas redes educacionais do país. É, portanto, com o propósito de contribuir com tais reflexões que o presente texto se desenvolve. Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa e se sustenta no método monográfico (pesquisa bibliográfica e documental), que servirá de base para a construção de um modelo de acesso diferenciado, conforme determina o Artigo 62-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-12-18T13:07:22Z
2020-12-18T13:07:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv Parte de livro ou capítulo de livro
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Torne-se professor: acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais. In: ALFERES, Marcia Aparecida. Qualidade e políticas públicas na educação 5. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. p. 274-283. (Qualidade e Políticas Públicas na Educação; v. 5). DOI: 10.22533/at.ed.04918191229. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/4701. Acesso em: 18 dez. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39750
10.22533/at.ed.04918191229
identifier_str_mv DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Torne-se professor: acesso diferenciado aos cursos de pedagogia e licenciaturas como uma possibilidade a mais. In: ALFERES, Marcia Aparecida. Qualidade e políticas públicas na educação 5. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. p. 274-283. (Qualidade e Políticas Públicas na Educação; v. 5). DOI: 10.22533/at.ed.04918191229. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/4701. Acesso em: 18 dez. 2020.
10.22533/at.ed.04918191229
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043952769073152