Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Verônica da Conceição
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41861
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
id UNB_25df3301e6357ec0e44dfb4f8835f8b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41861
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativoAprendizagem - avaliaçãoEnsino técnico - enfermagemTrabalho pedagógicoDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo geral analisar como a avaliação das aprendizagens de uma Unidade Escolar de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pública do DF é compreendida e implementada pelos sujeitos envolvidos. Verifiquei como ocorre essa compreensão na prática pedagógica dos docentes que atuam no Curso Técnico de Enfermagem e pesquisei como os coordenadores do curso organizam o trabalho pedagógico voltado para a temática da avaliação das aprendizagens. Para o alcance do objetivo proposto, busquei suporte metodológico na pesquisa qualitativa na vertente interpretativista, por promover um contato mais específico entre pesquisador, ambiente e pessoas estudadas; aliada ao estudo de caso, por possibilitar uma investigação aprofundada do fenômeno analisado. Os instrumentos de levantamento de dados foram: questionário, análise documental e entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada utilizando o método da triangulação, por ser um dos procedimentos analíticos da pesquisa qualitativa e por englobar a máxima dimensão na hora da descrição e da explicação do caso investigado. Em relação aos resultados/achados do estudo, foi possível perceber que, mesmo sem uma sistematização da organização do trabalho pedagógico, de pesquisas, debates e formações acerca da avaliação das aprendizagens, tanto os coordenadores quanto os professores têm uma concepção e uma defesa para o processo formativo voltado para os aspectos qualitativos.The research presented here has the general objective of analyzing how the leaming assessment of a public school of Professional and Technological Education, located in Distrito Federal, Brazil, is understood and implemented by the subjects involved. It was verified how this understanding occurs in the pedagogical practice of teachers who work in the Technical Nursing Course and researched how the course coordinators organize the pedagogical work focused on the theme of leaming assessment. To achieve the proposed objective, it was sought methodological support in qualitative research by the interpretative aspect, as it promotes a more specific contact between researcher, environment and people studied. Combined with the case study, as it allows a thorough investigation ofthe analyzed phenomenon. The data collection instruments were questionnaire, document analysis and semi-structured interview. Data analysis was performed using the triangulation method, as it is one ofthe analytical procedures of qualitative research and because it covers the maximum dimension when describing and explaining the case investigated. Regarding the esults/findings of the study, it was possible to perceive that, even without a systematization of the organization of pedagogical work, research, debates, and training on leaming assessment, both coordinators and teachers have a conception and a defense for the training process focused on qualitative aspects.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalMaia, Hélio José Santosmailto:profess22veronica@gmail.comSilva, Verônica da Conceição2021-08-23T17:56:45Z2021-08-23T17:56:45Z2021-08-232021-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Verônica da Conceição. Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal: análises e reflexões acerca do processo avaliativo. 2021. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41861A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T00:50:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/41861Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T00:50:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo
title Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo
spellingShingle Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo
Silva, Verônica da Conceição
Aprendizagem - avaliação
Ensino técnico - enfermagem
Trabalho pedagógico
title_short Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo
title_full Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo
title_fullStr Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo
title_sort Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo
author Silva, Verônica da Conceição
author_facet Silva, Verônica da Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Hélio José Santos
mailto:profess22veronica@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Verônica da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - avaliação
Ensino técnico - enfermagem
Trabalho pedagógico
topic Aprendizagem - avaliação
Ensino técnico - enfermagem
Trabalho pedagógico
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T17:56:45Z
2021-08-23T17:56:45Z
2021-08-23
2021-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Verônica da Conceição. Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal: análises e reflexões acerca do processo avaliativo. 2021. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41861
identifier_str_mv SILVA, Verônica da Conceição. Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal: análises e reflexões acerca do processo avaliativo. 2021. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508359201587200