“Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Flávia Martinelli
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wiggers, Ingrid Dittrich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48203
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712
https://orcid.org/0000-0002-2539-6262
https://orcid.org/0000-0001-5412-7021
Resumo: O presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.
id UNB_29264e53330cd541e1d6d5cf7d5d359d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48203
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños“I know a different one, that flies farther” : building toys as a research technique with children“É que eu sei um diferente, que voa mais” : a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com criançasEtnografiaCriançasTécnicas de pesquisaO presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.The present study stems from a doctoral thesis defended in the Graduate Program in Education at the University of Brasilia. It discusses methodological and field entry issues based on ethnographic research conducted with 6-year-old children in a first-grade classroom, and seeks to present and discuss specific research techniques, such as the construction of toys. The text is divided into three parts. The first topic reflects on the entry into the field, referring to the first months of the research, which lasted one school year. The second part narrates the planned research techniques, particularly the technique of building toys, that emerged from the interaction with the children and significantly contributed to the ethnography. Lastly, the debate is extended to the specialized literature in order to demonstrate that research with children requires the production of distinct analyses and techniques. Thus, the study focuses on delving into broader debates regarding the research with children in the field of childhood studies.El texto se refiere al artículo de una tesis de doctorado defendida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Brasilia. El trabajo articula cuestiones metodológicas y de entrada al campo a partir de una etnografía realizada con niños de seis años de una clase de primer año de educación primaria y tiene como objetivo presentar y discutir técnicas de investigación específicas, como la construcción de juguetes. El texto es una suma de tres partes: el primer tema trata sobre el ingreso al campo, refiriéndose a los primeros meses en el campo de una investigación que duró un año académico; el segundo narra las técnicas de investigación planificadas y, en especial, la técnica de construcción de juguetes que surgió de la interacción con los niños y contribuyó de manera significativa a la etnografía emprendida. Finalmente, el debate se amplía con literatura especializada para demostrar que las investigaciones con niños requieren la producción de técnicas y análisis particulares. Por lo tanto, el artículo pretende arraigarse en debates más profundos sobre la investigación con niños en el campo de los estudios sobre la infancia.Faculdade de Educação Física (FEF)Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)Universidad de la República (Udelar). Paysandú, Paysandú, UruguayUniversidade de BrasíliaFerreira, Flávia MartinelliWiggers, Ingrid Dittrich2024-06-11T13:05:04Z2024-06-11T13:05:04Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. “É que eu sei um diferente, que voa mais”: a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5712, 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5712. Acesso em: 11 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48203https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712https://orcid.org/0000-0002-2539-6262https://orcid.org/0000-0001-5412-7021spa(CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-11T13:05:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/48203Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-11T13:05:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
“I know a different one, that flies farther” : building toys as a research technique with children
“É que eu sei um diferente, que voa mais” : a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças
title “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
spellingShingle “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
Ferreira, Flávia Martinelli
Etnografia
Crianças
Técnicas de pesquisa
title_short “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
title_full “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
title_fullStr “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
title_full_unstemmed “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
title_sort “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
author Ferreira, Flávia Martinelli
author_facet Ferreira, Flávia Martinelli
Wiggers, Ingrid Dittrich
author_role author
author2 Wiggers, Ingrid Dittrich
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidad de la República (Udelar). Paysandú, Paysandú, Uruguay
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Flávia Martinelli
Wiggers, Ingrid Dittrich
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
Crianças
Técnicas de pesquisa
topic Etnografia
Crianças
Técnicas de pesquisa
description O presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
2024-06-11T13:05:04Z
2024-06-11T13:05:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. “É que eu sei um diferente, que voa mais”: a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5712, 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5712. Acesso em: 11 jun. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48203
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712
https://orcid.org/0000-0002-2539-6262
https://orcid.org/0000-0001-5412-7021
identifier_str_mv FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. “É que eu sei um diferente, que voa mais”: a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5712, 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5712. Acesso em: 11 jun. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48203
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712
https://orcid.org/0000-0002-2539-6262
https://orcid.org/0000-0001-5412-7021
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508291533832192