A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oda, Paula dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32837
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.
id UNB_2cda9646bd572b4d24d0ec1edeac323d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32837
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da PetrobrasComunicação organizacionalPetrobrásRedes sociaisCiberculturaReputação corporativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.O presente trabalho busca entender como a reputação é capaz de contribuir para gestão de crises de comunicação dos sites de redes sociais. Sendo assim, foram estudados os conceitos de cibercultura, comunicação organizacional, gestão de crises de comunicação, reputação, imagem e identidade. Foram adotados como principais processos metodológicos a revisão bibliográfica e de documentos, o estudo de caso e a análise de conteúdo. Pela grande notoriedade e atualidade da crise, pela importância da empresa para o Brasil e pela dimensão das suas redes sociais, foi escolhida a crise da Petrobras do ano de 2014.O objetivo geral foi investigar os comentários dos perfis do Facebook e do Twitter da Petrobras para identificar possíveis sinais de se e como a reputação corporativa interferiu no desenvolvimento da crise da Petrobras. Constatou-se que a reputação influenciou na gestão da crise de comunicação da Petrobras nos comentários do Facebook e do Twitter da Petrobras. O capital reputacional age diante de uma crise através da confiança construída com os públicos da organização antes da crise.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).The present work seeks to understand how reputation is able to contribute to crisis communication management of social media. Thus, the concepts of cyberculture, organizational communication, crisis communication management, corporate reputation, image and identity were studied. The main methodological processes were the literature and document review, the case study and the content analysis. Due to the great notoriety and relevance of the crisis, the importance of the company to Brazil and the size of its social networks, the 2014 Petrobras crisis was chosen. The general objective was to investigate the comments of the Petrobras’ Facebook and Twitter profiles to identify possible signs of whether and how corporate reputation interfered in the development of the Petrobras crisis. It was verified that the reputation influenced in the management of the crisis communication of Petrobras in the comments of Petrobras’ Facebook and Twitter. Reputational capital acts in the face of a crisis through the trust built with the organization's audiences before the crisis.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoDantas, Edmundo BrandãoOda, Paula dos Santos2018-10-18T21:47:21Z2018-10-18T21:47:21Z2018-10-182018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfODA, Paula dos Santos. A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32837A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:22:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/32837Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:22:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
title A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
spellingShingle A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
Oda, Paula dos Santos
Comunicação organizacional
Petrobrás
Redes sociais
Cibercultura
Reputação corporativa
title_short A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
title_full A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
title_fullStr A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
title_full_unstemmed A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
title_sort A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
author Oda, Paula dos Santos
author_facet Oda, Paula dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.contributor.author.fl_str_mv Oda, Paula dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Petrobrás
Redes sociais
Cibercultura
Reputação corporativa
topic Comunicação organizacional
Petrobrás
Redes sociais
Cibercultura
Reputação corporativa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T21:47:21Z
2018-10-18T21:47:21Z
2018-10-18
2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ODA, Paula dos Santos. A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32837
identifier_str_mv ODA, Paula dos Santos. A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508168984657920