A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46849 https://orcid.org/0000-0002-1945-7962 https://orcid.org/0000-0002-0974-7595 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0001-5553-1237 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais. |
id |
UNB_31dc2643e00764477855de4dff02f5c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/46849 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiroThe BNCC, the education councils and the PNLD in the context of implementing an education policy: the (case of) Brazilian high schoolEducação básicaBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Ensino médioPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Sistemas de ensinoConselhos de educaçãoO artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais.The article presentes research results that articulate the themes, National Common Curricular Base (BNCC), the Education Councils (CEs) and the National Textbook Program (PNLD) in the contexto of the implementation of a public education policy. This is a bibliographic na documentar research. The results show the presence of key actors and institutions for the implementation of the new high school as a public education policy. However, it reveals the lack of articulation between the elements that constitute the policy. It also highlights the need for evaluation and conceptual deepening.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - UnitinsUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaConselho Estadual de Educação do TocantinsQueiroz, Jacqueline ClaraMedeiros, Maria Valéria Jacques deCastioni, RemiLopes, Robson Vila Nova2023-11-13T12:48:12Z2023-11-13T12:48:12Z2023-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUEIROZ, Jacqueline Clara et al. A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46849https://orcid.org/0000-0002-1945-7962https://orcid.org/0000-0002-0974-7595https://orcid.org/0000-0002-5459-3492https://orcid.org/0000-0001-5553-1237porA revista Humanidades e Inovação (ISSN: 2358-8322) está licenciada com uma Licença Creative Commons: (CC BY NC). Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-13T12:48:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/46849Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-13T12:48:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro The BNCC, the education councils and the PNLD in the context of implementing an education policy: the (case of) Brazilian high school |
title |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro |
spellingShingle |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro Queiroz, Jacqueline Clara Educação básica Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino médio Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Sistemas de ensino Conselhos de educação |
title_short |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro |
title_full |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro |
title_fullStr |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro |
title_full_unstemmed |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro |
title_sort |
A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro |
author |
Queiroz, Jacqueline Clara |
author_facet |
Queiroz, Jacqueline Clara Medeiros, Maria Valéria Jacques de Castioni, Remi Lopes, Robson Vila Nova |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Maria Valéria Jacques de Castioni, Remi Lopes, Robson Vila Nova |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Conselho Estadual de Educação do Tocantins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Jacqueline Clara Medeiros, Maria Valéria Jacques de Castioni, Remi Lopes, Robson Vila Nova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino médio Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Sistemas de ensino Conselhos de educação |
topic |
Educação básica Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino médio Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Sistemas de ensino Conselhos de educação |
description |
O artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-13T12:48:12Z 2023-11-13T12:48:12Z 2023-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUEIROZ, Jacqueline Clara et al. A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46849 https://orcid.org/0000-0002-1945-7962 https://orcid.org/0000-0002-0974-7595 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0001-5553-1237 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Jacqueline Clara et al. A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46849 https://orcid.org/0000-0002-1945-7962 https://orcid.org/0000-0002-0974-7595 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0001-5553-1237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins |
publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508228176773120 |