A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Jacqueline Clara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Medeiros, Maria Valéria Jacques de, Castioni, Remi, Lopes, Robson Vila Nova
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46849
https://orcid.org/0000-0002-1945-7962
https://orcid.org/0000-0002-0974-7595
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0001-5553-1237
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais.
id UNB_31dc2643e00764477855de4dff02f5c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46849
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiroThe BNCC, the education councils and the PNLD in the context of implementing an education policy: the (case of) Brazilian high schoolEducação básicaBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Ensino médioPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Sistemas de ensinoConselhos de educaçãoO artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais.The article presentes research results that articulate the themes, National Common Curricular Base (BNCC), the Education Councils (CEs) and the National Textbook Program (PNLD) in the contexto of the implementation of a public education policy. This is a bibliographic na documentar research. The results show the presence of key actors and institutions for the implementation of the new high school as a public education policy. However, it reveals the lack of articulation between the elements that constitute the policy. It also highlights the need for evaluation and conceptual deepening.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - UnitinsUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaConselho Estadual de Educação do TocantinsQueiroz, Jacqueline ClaraMedeiros, Maria Valéria Jacques deCastioni, RemiLopes, Robson Vila Nova2023-11-13T12:48:12Z2023-11-13T12:48:12Z2023-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUEIROZ, Jacqueline Clara et al. A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46849https://orcid.org/0000-0002-1945-7962https://orcid.org/0000-0002-0974-7595https://orcid.org/0000-0002-5459-3492https://orcid.org/0000-0001-5553-1237porA revista Humanidades e Inovação (ISSN: 2358-8322) está licenciada com uma Licença Creative Commons: (CC BY NC). Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-13T12:48:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/46849Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-13T12:48:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
The BNCC, the education councils and the PNLD in the context of implementing an education policy: the (case of) Brazilian high school
title A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
spellingShingle A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
Queiroz, Jacqueline Clara
Educação básica
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino médio
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Sistemas de ensino
Conselhos de educação
title_short A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
title_full A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
title_fullStr A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
title_full_unstemmed A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
title_sort A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
author Queiroz, Jacqueline Clara
author_facet Queiroz, Jacqueline Clara
Medeiros, Maria Valéria Jacques de
Castioni, Remi
Lopes, Robson Vila Nova
author_role author
author2 Medeiros, Maria Valéria Jacques de
Castioni, Remi
Lopes, Robson Vila Nova
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Conselho Estadual de Educação do Tocantins
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Jacqueline Clara
Medeiros, Maria Valéria Jacques de
Castioni, Remi
Lopes, Robson Vila Nova
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino médio
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Sistemas de ensino
Conselhos de educação
topic Educação básica
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino médio
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Sistemas de ensino
Conselhos de educação
description O artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13T12:48:12Z
2023-11-13T12:48:12Z
2023-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Jacqueline Clara et al. A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46849
https://orcid.org/0000-0002-1945-7962
https://orcid.org/0000-0002-0974-7595
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0001-5553-1237
identifier_str_mv QUEIROZ, Jacqueline Clara et al. A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46849
https://orcid.org/0000-0002-1945-7962
https://orcid.org/0000-0002-0974-7595
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0001-5553-1237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins
publisher.none.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580740941807616