Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Fabiana Luzia de Rezende
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14449
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.
id UNB_31fd10e2c12741110f9d90936e204280
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14449
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito FederalProfessores - formaçãoInclusão escolarIncapacidade intelectualDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.À luz dos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural, o presente estudo tem como tema central a formação docente nos processos de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Tendo como foco as práticas pedagógicas, o contexto da sala de aula com alunos deficientes intelectuais incluídos e as condições de trabalho do professor e de seu coletivo, os objetivos desta pesquisa são: propor um espaço de experiência formativa que propicie aos professores refletirem sobre aspectos de sua prática pedagógica reveladores de seus pressupostos acerca do desenvolvimento e da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual; e identificar e analisar, criticamente, com o coletivo de professores, as estratégias pedagógicas por eles propostas em situações de sala de aula envolvendo alunos deficientes intelectuais incluídos. Para alcançar tais metas, a opção teórico- metodológica adotada foi a clínica da atividade, formulada por Yves Clot, que consiste em um sujeito esclarecer para o outro e para si mesmo questões que surgem no desenvolvimento das suas atividades a partir de análises de situações habituais de trabalho. Nesse processo, emergiram duas temáticas investigativas centrais: A – (Ausência de) autonomia dos alunos com deficiência intelectual em sala de aula e B – Limitação cognitiva dos alunos com deficiência intelectual. A partir dessas análises, problematizaram-se, no coletivo profissional, as concepções de desenvolvimento associadas às práticas pedagógicas adotadas com os alunos deficientes intelectuais incluídos. Uma particularidade depreendida desse processo de pesquisa é que as concepções e práticas educativas só podem ser transformadas por meio da ressignificação dos coletivos profissionais, restituindo aos professores o seu poder de ação e reflexão conjunta, que está dado por condições materiais (históricas, culturais e econômicas) específicas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn light of the theoretical principles of cultural-historical psychology, this study focuses on teacher training in the process of inclusion of students with intellectual disabilities. Focusing on teaching practices, the context of inclusive classrooms and the working conditions of teachers and their collectiveness, the goals of this research are: to propose a training experience that encourages teachers to reflect on aspects of their practice, revealing their assumptions about the development and learning of students with intellectual disabilities, and to identify and analyze critically, with the teacher’s collectiveness, the teaching strategies they proposed in classroom situations involving students intellectually disabled. The theoretical-methodological approach adopted was the clinical activity, formulated by Yves Clot, which consists in one subject clarifying to another and for himself issues that arise in the development of their activities, based on the analysis of usual work situations. In this process, two central themes were identified: A - (Absence of) autonomy of students with intellectual disabilities in the classroom, and B - Cognitive limitation of students with intellectual disabilities. Based on these analyses, the conceptions of development associated with the pedagogical practices adopted with students, including the intellectually disabled, were problematized with the teacher’s collectiveness. A peculiarity deduced from this research process is that the educational conceptions and practices can only be transformed through the redefinition of the professional collectiveness, giving back to the teachers their power of action and joint reflection, which is given by specific material conditions (historical, cultural, and economic conditions).Silva, Daniele Nunes HenriqueMendonça, Fabiana Luzia de Rezende2013-10-30T11:58:28Z2013-10-30T11:58:28Z2013-10-302013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende. Entre concepções docentes e práticas pedagógicas: o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2013. x, 155 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14449A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/14449Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal
title Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal
spellingShingle Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal
Mendonça, Fabiana Luzia de Rezende
Professores - formação
Inclusão escolar
Incapacidade intelectual
title_short Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal
title_full Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal
title_fullStr Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal
title_full_unstemmed Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal
title_sort Entre concepções docentes e práticas pedagógicas : o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal
author Mendonça, Fabiana Luzia de Rezende
author_facet Mendonça, Fabiana Luzia de Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Daniele Nunes Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Fabiana Luzia de Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Inclusão escolar
Incapacidade intelectual
topic Professores - formação
Inclusão escolar
Incapacidade intelectual
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30T11:58:28Z
2013-10-30T11:58:28Z
2013-10-30
2013-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende. Entre concepções docentes e práticas pedagógicas: o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2013. x, 155 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14449
identifier_str_mv MENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende. Entre concepções docentes e práticas pedagógicas: o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2013. x, 155 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508331743576064