Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porath, Vancleia Pereira de Campos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12586
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2012.
id UNB_3312d56e773cda94b762027d713b5a47
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12586
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográficaImprovisação (Representação teatral)Teatro - técnicaComposição (arte)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2012.Este escrito diz respeito a composição cênico-coreográfica oriunda do encontro entre a Improvisação Estruturada, scores de Anna Halprin, e o Processo Viewpoints. A dissertação foi desenvolvida tomando como experiência o projeto Vestidos & Cartas, desenvolvido entre janeiro e fevereiro de 2012, em Lima (Peru) através de uma Residência Artística patrocinada pelo programa Iberescena. Num primeiro momento o Processo Viewpoints e a Improvisação Estruturada são explorados como aquecimento, preparação corporal. Ao falar sobre preparação corporal problematizo as relações entre aquecimento e composição coreográfica na improvisação, abordando questões como o conceito de corpo enquanto experiência e a relação entre os primeiros exercícios dados e a posterior composição. No decorrer da pesquisa investigo a improvisação enquanto performance, indicando suas raízes nos happenings e experimentos dos artistas da vanguarda norte-americana da década de 60. A questão é discutida tanto historicamente quanto culturalmente findando em relatos sobre as intervenções urbanas realizadas nas ruas de Lima. A investigação segue abordando as relações entre improvisação, memória e composição cênico-coreográfica vivenciadas nas últimas semanas de Residência Artística, neste momento discuto questões como a passagem da improvisação à cena, através de “estímulo-pergunta-resposta” e a união Processo Viewpoints com a Improvisação Estruturada na composição cênico-coreográfica. Neste momento do trabalho os Ciclos RSVP de Lawrence e Anna Halprin se fazem presentes, como guias para se pensar e rever o próprio processo criativo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis writing concerns a scenic-choreographic composition, sprang from the meeting between the Structured Improvisation, Anna Halprin´s Scores, and the Viewpoints Process. This dissertation was developed taking as experience the project Vestidos & Cartas, which occurred between 2012 January and February, in Lima (Perú), on an Artistic Residence sponsored through the Iberescena Program. At a first moment, the Viewpoints Process and the Structured Improvisation are explored as warm up, corporal preparation. When speaking about corporal preparation are to be questioned the relations between warm up and choreographic composition in improvisation, approaching questions such as the concept of body while experience and the relation between the first exercises given and the later composition. In the course of the research I investigate improvisation as performance, pointing out its roots in the sixties happenings and among North-American vanguard artists. The question is debated historically and culturally ending on accounts about the urban interventions occurred throughout Lima´s streets. Investigation follows with an approach on the relations between improvisation, memory and scenic-choreographic composition lived on the last weeks of the Artistic Residence, at this moment I debate questions such as the passage from improvisation to scene, through “stimulus-question-answer” and the union of Viewpoints Process with Structured Improvisation in the scenic-choreographic composition. At this point of the work Lawrence and Anna Halprin´s RSVP cycles are made present as guides to think and review its own creative process.Silva, Soraia MariaPorath, Vancleia Pereira de Campos2013-03-25T14:33:19Z2013-03-25T14:33:19Z2013-03-252012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPORATH, Vancleia Pereira de Campos. Dançando com o peixe vermelho: encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na composição cênico-coreográfica. 2012. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12586info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/12586Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica
title Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica
spellingShingle Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica
Porath, Vancleia Pereira de Campos
Improvisação (Representação teatral)
Teatro - técnica
Composição (arte)
title_short Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica
title_full Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica
title_fullStr Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica
title_full_unstemmed Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica
title_sort Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica
author Porath, Vancleia Pereira de Campos
author_facet Porath, Vancleia Pereira de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Soraia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Porath, Vancleia Pereira de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação (Representação teatral)
Teatro - técnica
Composição (arte)
topic Improvisação (Representação teatral)
Teatro - técnica
Composição (arte)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-03-25T14:33:19Z
2013-03-25T14:33:19Z
2013-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORATH, Vancleia Pereira de Campos. Dançando com o peixe vermelho: encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na composição cênico-coreográfica. 2012. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12586
identifier_str_mv PORATH, Vancleia Pereira de Campos. Dançando com o peixe vermelho: encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na composição cênico-coreográfica. 2012. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222913970176