Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Wivian (org.)
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gauche, Ricardo (org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-9310-0489
Resumo: Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.
id UNB_397254d2b5e3d1b6a15c8f77463b3b45
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/39349
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Weller, Wivian (org.)Gauche, Ricardo (org.)2020-08-04T19:56:35Z2020-08-04T19:56:35Z2016WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349https://orcid.org/0000-0003-1450-2004https://orcid.org/0000-0001-9310-0489Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.Editora Universidade de BrasíliaCopyright (c) 2016 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino médio em debate : currículo, avaliação e formação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookEnsino médio - avaliaçãoEnsino médio - currículosProfessores - formaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39349/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINALLIVRO_EnsinoMedioDebate.pdfLIVRO_EnsinoMedioDebate.pdfapplication/pdf3578594http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39349/1/LIVRO_EnsinoMedioDebate.pdf8e6ed45c03416ea3b1651a85867a5afeMD51open access10482/393492023-06-10 15:39:28.43open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/39349U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-10T18:39:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
spellingShingle Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
Weller, Wivian (org.)
Ensino médio - avaliação
Ensino médio - currículos
Professores - formação
title_short Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_full Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_fullStr Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_full_unstemmed Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_sort Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
author Weller, Wivian (org.)
author_facet Weller, Wivian (org.)
Gauche, Ricardo (org.)
author_role author
author2 Gauche, Ricardo (org.)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weller, Wivian (org.)
Gauche, Ricardo (org.)
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio - avaliação
Ensino médio - currículos
Professores - formação
topic Ensino médio - avaliação
Ensino médio - currículos
Professores - formação
description Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T19:56:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-04T19:56:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-9310-0489
identifier_str_mv WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-9310-0489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39349/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39349/1/LIVRO_EnsinoMedioDebate.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
8e6ed45c03416ea3b1651a85867a5afe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405168889757696