Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Marli de Mesquita Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Duarte, Elisabeth Carmen, Prado, Rogério Ruscitto do, Nascimento, Andréia de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12887
Resumo: OBJETIVO: Descrever características sociodemográfi cas e analisar a tendência temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte. MÉTODOS: Estudo de séries temporais com dados de 580 óbitos de motociclistas do Distrito Federal, de 1996 a 2007, obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as taxas de mortalidade específi cas segundo idade e sexo, as taxas padronizadas (método direto) e a razão de óbitos por frota (motocicletas). A média móvel centralizada da taxa padronizada de mortalidade de homens foi calculada para o período de três anos e um modelo de regressão linear foi construído para estudar a evolução temporal da mortalidade. Para calcular o incremento anual da taxa de mortalidade padronizada utilizou-se o método joinpoint (ponto de infl exão). RESULTADOS: A maior parte dos motociclistas mortos era do sexo masculino, (94,3%), pardo (71,0%) e tinha entre 20 e 39 anos (73,8%). A taxa padronizada de mortalidade de motociclistas (homens) residentes foi de 1,9 para 7,2 óbitos/100 mil homens entre 1996 e 2007. Entre 1998 e 2007, a razão de óbitos por frota passou de 2,0 óbitos/10 mil motocicletas para 10,0 óbitos/10 mil motocicletas entre os homens. Estimou-se incremento anual de 0,48 óbito/100 mil homens (IC95% 0,31;0,65; p < 0,001). O incremento percentual anual da taxa padronizada de mortalidade para o sexo masculino foi de 36,2% no período 1998-2007 (IC 95% 21,2%;53,2%; p < 0,05). CONCLUSÕES: A taxa de mortalidade de motociclistas decorrente de acidentes de transporte aumentou expressivamente. Esse aumento é explicado apenas em parte pelo aumento da frota de motocicletas. Características individuais dos condutores, bem como as condições locais do tráfego, necessitam ser investigadas para o planejamento de políticas preventivas.
id UNB_459cd1c56c93b9a42611c5e1a17f0560
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/12887
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Montenegro, Marli de Mesquita SilvaDuarte, Elisabeth CarmenPrado, Rogério Ruscitto doNascimento, Andréia de Fátima2013-04-24T14:42:45Z2013-04-24T14:42:45Z2011MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, v.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. _______________________________________________________________________________________MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortality of motorcyclists in traffic accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. Journal of Public Health, São Paulo, v. 45, n.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/en_2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12887OBJETIVO: Descrever características sociodemográfi cas e analisar a tendência temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte. MÉTODOS: Estudo de séries temporais com dados de 580 óbitos de motociclistas do Distrito Federal, de 1996 a 2007, obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as taxas de mortalidade específi cas segundo idade e sexo, as taxas padronizadas (método direto) e a razão de óbitos por frota (motocicletas). A média móvel centralizada da taxa padronizada de mortalidade de homens foi calculada para o período de três anos e um modelo de regressão linear foi construído para estudar a evolução temporal da mortalidade. Para calcular o incremento anual da taxa de mortalidade padronizada utilizou-se o método joinpoint (ponto de infl exão). RESULTADOS: A maior parte dos motociclistas mortos era do sexo masculino, (94,3%), pardo (71,0%) e tinha entre 20 e 39 anos (73,8%). A taxa padronizada de mortalidade de motociclistas (homens) residentes foi de 1,9 para 7,2 óbitos/100 mil homens entre 1996 e 2007. Entre 1998 e 2007, a razão de óbitos por frota passou de 2,0 óbitos/10 mil motocicletas para 10,0 óbitos/10 mil motocicletas entre os homens. Estimou-se incremento anual de 0,48 óbito/100 mil homens (IC95% 0,31;0,65; p < 0,001). O incremento percentual anual da taxa padronizada de mortalidade para o sexo masculino foi de 36,2% no período 1998-2007 (IC 95% 21,2%;53,2%; p < 0,05). CONCLUSÕES: A taxa de mortalidade de motociclistas decorrente de acidentes de transporte aumentou expressivamente. Esse aumento é explicado apenas em parte pelo aumento da frota de motocicletas. Características individuais dos condutores, bem como as condições locais do tráfego, necessitam ser investigadas para o planejamento de políticas preventivas.OBJECTIVE: To describe sociodemographic characteristics and analyze temporal trends in the mortality of motorcyclists injured in traffi c accidents. METHODS: This was a time-series study with data from 580 motorcyclist deaths in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. The data were obtained from the Mortality Information System. Mortality rates specifi c for age and sex, the standardized rates (direct method), and the ratio of deaths per fl eet (motorcycles) were calculated. The centralized moving average of the standardized mortality rate for men was calculated for a three-year period, and a linear regression model was constructed to study the evolution of mortality. The joinpoint method (infl ection point) was used to calculate the annual increase in the standardized mortality rate. RESULTS: Most of the motorcyclists killed were male (94.3%), mixed skin color (71.0%), and between the ages of 20 and 39 years (73.8%). The standardized mortality rate for resident motorcyclists (men) was 1.9 to 7.2 deaths/100,000 men between 1996 and 2007. Between 1998 and 2007, the ratio of deaths per fl eet increased from 2.0 deaths/10,000 motorcyclists to 10.0 deaths/10,000 motorcyclists among men. There was an estimated annual increase of 0.48 deaths/100,000 men (95%CI 0.31, 0.65; p <0.001). The percent increase of the annual standardized mortality rate for males was 36.2% in the period from 1998-2007 (95%CI 21.2%, 53.2%; p <0.05). CONCLUSIONS: The mortality rate resulting from motorcycle road accidents has increased dramatically. This increase is partially explained by the increase of the fl eet of motorcycles. Individual characteristics of drivers, as well as local traffi c conditions, need to be investigated for the planning of preventive policies.Faculdade de Medicina (FMD)InglêsporFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São PauloRevista de Saúde Pública - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (CC BY-NC 3.0). Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101987000500008&script=sci_arttext. Acesso em: 24 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessMortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007Mortality of motorcyclists in traffi c accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMotocicletasAcidentes de trânsitoMortalidade - estatísticareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MortalidadeMotociclistas.pdfARTIGO_MortalidadeMotociclistas.pdfapplication/pdf237177http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/1/ARTIGO_MortalidadeMotociclistas.pdf0c56b63b996589a2c63604cf59263ff7MD51open accessARTIGO_MortalityMotorcyclists.pdfARTIGO_MortalityMotorcyclists.pdfapplication/pdf95839http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/2/ARTIGO_MortalityMotorcyclists.pdf97eba71fa4fd4178346006245a9b177eMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain267http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/3/license.txt66ab62e06787e73fdc8e7c5c9927932bMD53open access10482/128872023-08-25 00:40:31.568open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12887TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEphcXVlbGluZSBGZXJyZWlyYSBkZSBTb3V6YSAoamFxdWVmcy5icmF6QGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxMy0wNC0yNFQxNDo0MTo0OFogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-25T03:40:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mortality of motorcyclists in traffi c accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007
title Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
spellingShingle Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
Montenegro, Marli de Mesquita Silva
Motocicletas
Acidentes de trânsito
Mortalidade - estatística
title_short Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
title_full Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
title_fullStr Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
title_full_unstemmed Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
title_sort Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
author Montenegro, Marli de Mesquita Silva
author_facet Montenegro, Marli de Mesquita Silva
Duarte, Elisabeth Carmen
Prado, Rogério Ruscitto do
Nascimento, Andréia de Fátima
author_role author
author2 Duarte, Elisabeth Carmen
Prado, Rogério Ruscitto do
Nascimento, Andréia de Fátima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Marli de Mesquita Silva
Duarte, Elisabeth Carmen
Prado, Rogério Ruscitto do
Nascimento, Andréia de Fátima
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Motocicletas
Acidentes de trânsito
Mortalidade - estatística
topic Motocicletas
Acidentes de trânsito
Mortalidade - estatística
description OBJETIVO: Descrever características sociodemográfi cas e analisar a tendência temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte. MÉTODOS: Estudo de séries temporais com dados de 580 óbitos de motociclistas do Distrito Federal, de 1996 a 2007, obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as taxas de mortalidade específi cas segundo idade e sexo, as taxas padronizadas (método direto) e a razão de óbitos por frota (motocicletas). A média móvel centralizada da taxa padronizada de mortalidade de homens foi calculada para o período de três anos e um modelo de regressão linear foi construído para estudar a evolução temporal da mortalidade. Para calcular o incremento anual da taxa de mortalidade padronizada utilizou-se o método joinpoint (ponto de infl exão). RESULTADOS: A maior parte dos motociclistas mortos era do sexo masculino, (94,3%), pardo (71,0%) e tinha entre 20 e 39 anos (73,8%). A taxa padronizada de mortalidade de motociclistas (homens) residentes foi de 1,9 para 7,2 óbitos/100 mil homens entre 1996 e 2007. Entre 1998 e 2007, a razão de óbitos por frota passou de 2,0 óbitos/10 mil motocicletas para 10,0 óbitos/10 mil motocicletas entre os homens. Estimou-se incremento anual de 0,48 óbito/100 mil homens (IC95% 0,31;0,65; p < 0,001). O incremento percentual anual da taxa padronizada de mortalidade para o sexo masculino foi de 36,2% no período 1998-2007 (IC 95% 21,2%;53,2%; p < 0,05). CONCLUSÕES: A taxa de mortalidade de motociclistas decorrente de acidentes de transporte aumentou expressivamente. Esse aumento é explicado apenas em parte pelo aumento da frota de motocicletas. Características individuais dos condutores, bem como as condições locais do tráfego, necessitam ser investigadas para o planejamento de políticas preventivas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-24T14:42:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-24T14:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, v.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. _______________________________________________________________________________________
MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortality of motorcyclists in traffic accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. Journal of Public Health, São Paulo, v. 45, n.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/en_2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/12887
identifier_str_mv MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, v.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. _______________________________________________________________________________________
MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortality of motorcyclists in traffic accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. Journal of Public Health, São Paulo, v. 45, n.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/en_2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12887
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/1/ARTIGO_MortalidadeMotociclistas.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/2/ARTIGO_MortalityMotorcyclists.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c56b63b996589a2c63604cf59263ff7
97eba71fa4fd4178346006245a9b177e
66ab62e06787e73fdc8e7c5c9927932b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864050324275200