Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12887 |
Resumo: | OBJETIVO: Descrever características sociodemográfi cas e analisar a tendência temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte. MÉTODOS: Estudo de séries temporais com dados de 580 óbitos de motociclistas do Distrito Federal, de 1996 a 2007, obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as taxas de mortalidade específi cas segundo idade e sexo, as taxas padronizadas (método direto) e a razão de óbitos por frota (motocicletas). A média móvel centralizada da taxa padronizada de mortalidade de homens foi calculada para o período de três anos e um modelo de regressão linear foi construído para estudar a evolução temporal da mortalidade. Para calcular o incremento anual da taxa de mortalidade padronizada utilizou-se o método joinpoint (ponto de infl exão). RESULTADOS: A maior parte dos motociclistas mortos era do sexo masculino, (94,3%), pardo (71,0%) e tinha entre 20 e 39 anos (73,8%). A taxa padronizada de mortalidade de motociclistas (homens) residentes foi de 1,9 para 7,2 óbitos/100 mil homens entre 1996 e 2007. Entre 1998 e 2007, a razão de óbitos por frota passou de 2,0 óbitos/10 mil motocicletas para 10,0 óbitos/10 mil motocicletas entre os homens. Estimou-se incremento anual de 0,48 óbito/100 mil homens (IC95% 0,31;0,65; p < 0,001). O incremento percentual anual da taxa padronizada de mortalidade para o sexo masculino foi de 36,2% no período 1998-2007 (IC 95% 21,2%;53,2%; p < 0,05). CONCLUSÕES: A taxa de mortalidade de motociclistas decorrente de acidentes de transporte aumentou expressivamente. Esse aumento é explicado apenas em parte pelo aumento da frota de motocicletas. Características individuais dos condutores, bem como as condições locais do tráfego, necessitam ser investigadas para o planejamento de políticas preventivas. |
id |
UNB_459cd1c56c93b9a42611c5e1a17f0560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/12887 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Montenegro, Marli de Mesquita SilvaDuarte, Elisabeth CarmenPrado, Rogério Ruscitto doNascimento, Andréia de Fátima2013-04-24T14:42:45Z2013-04-24T14:42:45Z2011MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, v.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. _______________________________________________________________________________________MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortality of motorcyclists in traffic accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. Journal of Public Health, São Paulo, v. 45, n.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/en_2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12887OBJETIVO: Descrever características sociodemográfi cas e analisar a tendência temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte. MÉTODOS: Estudo de séries temporais com dados de 580 óbitos de motociclistas do Distrito Federal, de 1996 a 2007, obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as taxas de mortalidade específi cas segundo idade e sexo, as taxas padronizadas (método direto) e a razão de óbitos por frota (motocicletas). A média móvel centralizada da taxa padronizada de mortalidade de homens foi calculada para o período de três anos e um modelo de regressão linear foi construído para estudar a evolução temporal da mortalidade. Para calcular o incremento anual da taxa de mortalidade padronizada utilizou-se o método joinpoint (ponto de infl exão). RESULTADOS: A maior parte dos motociclistas mortos era do sexo masculino, (94,3%), pardo (71,0%) e tinha entre 20 e 39 anos (73,8%). A taxa padronizada de mortalidade de motociclistas (homens) residentes foi de 1,9 para 7,2 óbitos/100 mil homens entre 1996 e 2007. Entre 1998 e 2007, a razão de óbitos por frota passou de 2,0 óbitos/10 mil motocicletas para 10,0 óbitos/10 mil motocicletas entre os homens. Estimou-se incremento anual de 0,48 óbito/100 mil homens (IC95% 0,31;0,65; p < 0,001). O incremento percentual anual da taxa padronizada de mortalidade para o sexo masculino foi de 36,2% no período 1998-2007 (IC 95% 21,2%;53,2%; p < 0,05). CONCLUSÕES: A taxa de mortalidade de motociclistas decorrente de acidentes de transporte aumentou expressivamente. Esse aumento é explicado apenas em parte pelo aumento da frota de motocicletas. Características individuais dos condutores, bem como as condições locais do tráfego, necessitam ser investigadas para o planejamento de políticas preventivas.OBJECTIVE: To describe sociodemographic characteristics and analyze temporal trends in the mortality of motorcyclists injured in traffi c accidents. METHODS: This was a time-series study with data from 580 motorcyclist deaths in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. The data were obtained from the Mortality Information System. Mortality rates specifi c for age and sex, the standardized rates (direct method), and the ratio of deaths per fl eet (motorcycles) were calculated. The centralized moving average of the standardized mortality rate for men was calculated for a three-year period, and a linear regression model was constructed to study the evolution of mortality. The joinpoint method (infl ection point) was used to calculate the annual increase in the standardized mortality rate. RESULTS: Most of the motorcyclists killed were male (94.3%), mixed skin color (71.0%), and between the ages of 20 and 39 years (73.8%). The standardized mortality rate for resident motorcyclists (men) was 1.9 to 7.2 deaths/100,000 men between 1996 and 2007. Between 1998 and 2007, the ratio of deaths per fl eet increased from 2.0 deaths/10,000 motorcyclists to 10.0 deaths/10,000 motorcyclists among men. There was an estimated annual increase of 0.48 deaths/100,000 men (95%CI 0.31, 0.65; p <0.001). The percent increase of the annual standardized mortality rate for males was 36.2% in the period from 1998-2007 (95%CI 21.2%, 53.2%; p <0.05). CONCLUSIONS: The mortality rate resulting from motorcycle road accidents has increased dramatically. This increase is partially explained by the increase of the fl eet of motorcycles. Individual characteristics of drivers, as well as local traffi c conditions, need to be investigated for the planning of preventive policies.Faculdade de Medicina (FMD)InglêsporFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São PauloRevista de Saúde Pública - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (CC BY-NC 3.0). Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101987000500008&script=sci_arttext. Acesso em: 24 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessMortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007Mortality of motorcyclists in traffi c accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMotocicletasAcidentes de trânsitoMortalidade - estatísticareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MortalidadeMotociclistas.pdfARTIGO_MortalidadeMotociclistas.pdfapplication/pdf237177http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/1/ARTIGO_MortalidadeMotociclistas.pdf0c56b63b996589a2c63604cf59263ff7MD51open accessARTIGO_MortalityMotorcyclists.pdfARTIGO_MortalityMotorcyclists.pdfapplication/pdf95839http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/2/ARTIGO_MortalityMotorcyclists.pdf97eba71fa4fd4178346006245a9b177eMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain267http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/3/license.txt66ab62e06787e73fdc8e7c5c9927932bMD53open access10482/128872023-08-25 00:40:31.568open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12887TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEphcXVlbGluZSBGZXJyZWlyYSBkZSBTb3V6YSAoamFxdWVmcy5icmF6QGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxMy0wNC0yNFQxNDo0MTo0OFogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-25T03:40:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mortality of motorcyclists in traffi c accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007 |
title |
Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 |
spellingShingle |
Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 Montenegro, Marli de Mesquita Silva Motocicletas Acidentes de trânsito Mortalidade - estatística |
title_short |
Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 |
title_full |
Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 |
title_fullStr |
Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 |
title_full_unstemmed |
Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 |
title_sort |
Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 |
author |
Montenegro, Marli de Mesquita Silva |
author_facet |
Montenegro, Marli de Mesquita Silva Duarte, Elisabeth Carmen Prado, Rogério Ruscitto do Nascimento, Andréia de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Elisabeth Carmen Prado, Rogério Ruscitto do Nascimento, Andréia de Fátima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro, Marli de Mesquita Silva Duarte, Elisabeth Carmen Prado, Rogério Ruscitto do Nascimento, Andréia de Fátima |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Motocicletas Acidentes de trânsito Mortalidade - estatística |
topic |
Motocicletas Acidentes de trânsito Mortalidade - estatística |
description |
OBJETIVO: Descrever características sociodemográfi cas e analisar a tendência temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte. MÉTODOS: Estudo de séries temporais com dados de 580 óbitos de motociclistas do Distrito Federal, de 1996 a 2007, obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as taxas de mortalidade específi cas segundo idade e sexo, as taxas padronizadas (método direto) e a razão de óbitos por frota (motocicletas). A média móvel centralizada da taxa padronizada de mortalidade de homens foi calculada para o período de três anos e um modelo de regressão linear foi construído para estudar a evolução temporal da mortalidade. Para calcular o incremento anual da taxa de mortalidade padronizada utilizou-se o método joinpoint (ponto de infl exão). RESULTADOS: A maior parte dos motociclistas mortos era do sexo masculino, (94,3%), pardo (71,0%) e tinha entre 20 e 39 anos (73,8%). A taxa padronizada de mortalidade de motociclistas (homens) residentes foi de 1,9 para 7,2 óbitos/100 mil homens entre 1996 e 2007. Entre 1998 e 2007, a razão de óbitos por frota passou de 2,0 óbitos/10 mil motocicletas para 10,0 óbitos/10 mil motocicletas entre os homens. Estimou-se incremento anual de 0,48 óbito/100 mil homens (IC95% 0,31;0,65; p < 0,001). O incremento percentual anual da taxa padronizada de mortalidade para o sexo masculino foi de 36,2% no período 1998-2007 (IC 95% 21,2%;53,2%; p < 0,05). CONCLUSÕES: A taxa de mortalidade de motociclistas decorrente de acidentes de transporte aumentou expressivamente. Esse aumento é explicado apenas em parte pelo aumento da frota de motocicletas. Características individuais dos condutores, bem como as condições locais do tráfego, necessitam ser investigadas para o planejamento de políticas preventivas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-24T14:42:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-24T14:42:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, v.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. _______________________________________________________________________________________ MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortality of motorcyclists in traffic accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. Journal of Public Health, São Paulo, v. 45, n.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/en_2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12887 |
identifier_str_mv |
MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, v.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. _______________________________________________________________________________________ MONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortality of motorcyclists in traffic accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. Journal of Public Health, São Paulo, v. 45, n.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/en_2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Inglês por |
language_invalid_str_mv |
Inglês |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/1/ARTIGO_MortalidadeMotociclistas.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/2/ARTIGO_MortalityMotorcyclists.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12887/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c56b63b996589a2c63604cf59263ff7 97eba71fa4fd4178346006245a9b177e 66ab62e06787e73fdc8e7c5c9927932b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864050324275200 |