Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007 |
Resumo: | Este artigo relata a avaliação de um curso a distância e a análise do relacionamento entre estratégias de aprendizagem, características demográficas, reação ao curso e aprendizagem. Participaram da pesquisa cerca de 2.368 estudantes, que responderam questionários através do ambiente virtual do curso, ao final de cada disciplina. Os participantes possuíam, em média, 19,4 anos de idade (DP = 5,24), residiam na região Centro-Oeste (87,8%) e pertenciam ao sexo masculino (77,1%). Foram testados três modelos de regressão múltipla padrão com aprendizagem como variável critério, medida em termos das notas dos estudantes em atividades avaliativas realizadas ao longo e ao final de cada disciplina. Os resultados mostraram que idade, localização da escola, auto-avaliação de aprendizagem, reações aos procedimentos instrucionais e aos resultados do curso explicaram uma pequena, mas estatisticamente significativa porção da variabilidade das médias finais de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_47bcacea38e6157e08fb335f5e3edc25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6126 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distânciaAvaliação de curso a distânciaMedidas de aprendizagemReações ao cursoEste artigo relata a avaliação de um curso a distância e a análise do relacionamento entre estratégias de aprendizagem, características demográficas, reação ao curso e aprendizagem. Participaram da pesquisa cerca de 2.368 estudantes, que responderam questionários através do ambiente virtual do curso, ao final de cada disciplina. Os participantes possuíam, em média, 19,4 anos de idade (DP = 5,24), residiam na região Centro-Oeste (87,8%) e pertenciam ao sexo masculino (77,1%). Foram testados três modelos de regressão múltipla padrão com aprendizagem como variável critério, medida em termos das notas dos estudantes em atividades avaliativas realizadas ao longo e ao final de cada disciplina. Os resultados mostraram que idade, localização da escola, auto-avaliação de aprendizagem, reações aos procedimentos instrucionais e aos resultados do curso explicaram uma pequena, mas estatisticamente significativa porção da variabilidade das médias finais de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present paper aims to report results from an analysis of the relationship among course reaction, learning strategies, demographic characteristic and learning in a distance course context. Approximately 2,368 students constituted the sample of this research. At the end of each lecture, all of them responded to questionnaires hosted at school virtual environment. The students that participated in this study were 19.4 years old (SD = 5.24), were located in the center-west region (87.8%) and were males (77.1%). Three multiple regression analyses were made with learning as the criteria variable. Learning was measured as student's average in evaluation exercises and tests taken during the course and at the end of it. The results showed that age, school location, learning self-evaluation, instructional design reactions and course results reactions explained a small but statistically significant portion of the variability of learning. At the end of this paper, contributions and limitations of this research are discussed.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-12-09T16:48:41Z2010-12-09T16:48:41Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES-FERREIRA, Maria Fernanda; ABBAD, Gardênia da Silva. Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 14, n. 2, p. 141-149, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n2/a07v14n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2009000200007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007Borges-Ferreira, Maria FernandaAbbad, Gardênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:23:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/6126Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:23:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância |
title |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância |
spellingShingle |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância Borges-Ferreira, Maria Fernanda Avaliação de curso a distância Medidas de aprendizagem Reações ao curso |
title_short |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância |
title_full |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância |
title_fullStr |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância |
title_full_unstemmed |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância |
title_sort |
Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância |
author |
Borges-Ferreira, Maria Fernanda |
author_facet |
Borges-Ferreira, Maria Fernanda Abbad, Gardênia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Abbad, Gardênia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges-Ferreira, Maria Fernanda Abbad, Gardênia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de curso a distância Medidas de aprendizagem Reações ao curso |
topic |
Avaliação de curso a distância Medidas de aprendizagem Reações ao curso |
description |
Este artigo relata a avaliação de um curso a distância e a análise do relacionamento entre estratégias de aprendizagem, características demográficas, reação ao curso e aprendizagem. Participaram da pesquisa cerca de 2.368 estudantes, que responderam questionários através do ambiente virtual do curso, ao final de cada disciplina. Os participantes possuíam, em média, 19,4 anos de idade (DP = 5,24), residiam na região Centro-Oeste (87,8%) e pertenciam ao sexo masculino (77,1%). Foram testados três modelos de regressão múltipla padrão com aprendizagem como variável critério, medida em termos das notas dos estudantes em atividades avaliativas realizadas ao longo e ao final de cada disciplina. Os resultados mostraram que idade, localização da escola, auto-avaliação de aprendizagem, reações aos procedimentos instrucionais e aos resultados do curso explicaram uma pequena, mas estatisticamente significativa porção da variabilidade das médias finais de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2010-12-09T16:48:41Z 2010-12-09T16:48:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES-FERREIRA, Maria Fernanda; ABBAD, Gardênia da Silva. Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 14, n. 2, p. 141-149, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n2/a07v14n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2009000200007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007 |
identifier_str_mv |
BORGES-FERREIRA, Maria Fernanda; ABBAD, Gardênia da Silva. Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 14, n. 2, p. 141-149, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n2/a07v14n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2009000200007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580730963558400 |