Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Roberto Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13627
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_48390d9bd6a00112f0bb4ddb13be7705
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13627
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiênciaEnsino profissionalEducação de jovens e adultosTrabalhoArteDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.Em diálogo com o campo da arte e da memória, esta pesquisa explorou o tema que se configurou em torno da relação entre os saberes escolares e os saberes obtidos na experiência do trabalho, a partir da visão de discentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) – Campus Paraíso do Tocantins. Sob essa perspectiva, nossa investigação constituiu-se nas fundamentações de Walter Benjamin em relação à narrativa, à experiência, à formação, à reprodutibilidade técnica e ao método da montagem de citações. Adotou-se, também, a perspectiva dialógica, polifônica e intertextual de Mikhail Bakhtin. Este estudo organizou-se a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa foi realizada no IFTO, Campus Paraíso - TO. Os sujeitos investigados foram jovens estudantes oriundos do Curso Integrado de Qualificação em Operação de Microcomputadores – modalidade PROEJA. Os dados investigados foram obtidos a partir dos enunciados extraídos das narrativas imagéticas e poéticas dos estudantes participantes e das interações em rodas de conversas. Os resultados da pesquisa apontam que o PROEJA mantém um distanciamento entre os saberes escolares e os saberes adquiridos na experiência de vida e de trabalho do educando. Além disso, também desvelaram uma diversidade e riqueza de saberes da experiência de que os participantes da pesquisa são portadores. Estes jovens revelaram percepções, atitudes, inventividades e ações que dialogam com a arte, a ciência, a tradição e o mundo do trabalho. A forma como realizam suas práticas laborais no cotidiano e como constroem o conhecimento inspiram um modelo para novas estratégias pedagógicas e para formas de organização do trabalho que sejam capazes de promover um diálogo entre os saberes científicos e os não-científicos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn a dialogue between the field of art and memory, this research explored the theme shaped around the relationship between school knowledge and knowledge obtained on the experience of work, from the perspective of students of the "Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA", of the "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) – Campus Paraíso do Tocantins". From this perspective, our research was constituted in the foundations of Walter Benjamin in relation to the narrative, to the experience, to the formation, to the technical reproducibility and method of assembling citations. It was adopted also the dialogical, polyphonic and intertextual perspective of Mikhail Bakhtin. This study was organized from exploratory qualitative research. The research was conducted in IFTO, Campus Paraíso - TO. The investigated subjects were young students from the Integrated Qualification for Microcomputers Operating Course - PROEJA modality. The data investigated were obtained from the extracted statements of imagetic and poetic narratives of participating students and interactions on wheels conversations. The search results pointed that PROEJA keeps a distance between the school knowledge and the knowledge acquired in the experience of life and of work of the student. Besides, it also revealed the diversity and wealth‘s knowledge from experience carried by the research participants. These young people revealed perceptions, attitudes, actions and inventiveness that dialogue with art, science, tradition and the working world. The way they conduct their working practices daily and how they construct knowledge inspire a model for new pedagogical strategies and forms of organizing work that are able to promote a dialogue between scientific and unscientific knowledge.Dias, Ângela Álvares CorreiaSales, Roberto Lima2013-07-19T18:20:43Z2013-07-19T18:20:43Z2013-07-192013-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSALES, Roberto Lima. Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação om os fios da arte e da experiência. 2013. 243 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13627A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/13627Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
title Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
spellingShingle Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
Sales, Roberto Lima
Ensino profissional
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Arte
title_short Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
title_full Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
title_fullStr Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
title_full_unstemmed Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
title_sort Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
author Sales, Roberto Lima
author_facet Sales, Roberto Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Ângela Álvares Correia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Roberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Arte
topic Ensino profissional
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Arte
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-19T18:20:43Z
2013-07-19T18:20:43Z
2013-07-19
2013-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Roberto Lima. Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação om os fios da arte e da experiência. 2013. 243 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13627
identifier_str_mv SALES, Roberto Lima. Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação om os fios da arte e da experiência. 2013. 243 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508293209456640