Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719 http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034 |
Resumo: | Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo. |
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Celeste, Letícia CorrêaPereira, Edlaine SouzaPereira, Naira Rúbia RodriguesAlves, Luciana Mendonça2019-01-02T13:57:33Z2019-01-02T13:57:33Z2018CELESTE, Letícia Corrêa et al. Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. CoDAS, São Paulo, v. 30, n. 1, e20170034, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019. Epub Feb 08, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.Purpose Characterize and compare melodic variation and reading speed and verify their evolution throughout the development of schooling. Methods The reading of 78 Elementary School (2nd to 5th grade) students was analyzed using the Praat program with regards to the parameters of melodic variation (F0) and reading speed (Duration). Statistical measures (mean and standard deviation) were taken and the Student´s t-test was applied at significance level of 5%. Results Melodic variation and reading speed increased as schooling progressed, especially during 5th grade. Conclusion Melodic variation increases as schooling progresses, mainly during 5th grade. First minute of reading analysis is sufficient to assess reading speed, not being necessary to analyze the full text.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.info:eu-repo/semantics/openAccessParâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamentalProsodic parameters of reading in 2nd to 5th grade studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstudantesFluênciaProsódiaVelocidade de leituraVariação melódicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ParametrosProsodicosLeitura.pdfapplication/pdf679607http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33719/1/ARTIGO_ParametrosProsodicosLeitura.pdfecec33b612097944d6b4edae23c9316aMD51open accessARTIGO_ProsodicParametersReading.pdfARTIGO_ProsodicParametersReading.pdfapplication/pdf679246http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33719/2/ARTIGO_ProsodicParametersReading.pdf6afc1ea97b784a527e516b6f9e43daecMD52open access10482/337192023-07-26 14:39:53.721open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/33719Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-26T17:39:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo. |
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