Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raquel Oliveira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36735
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
id UNB_50aa2cc77401963b616a1f6e2225b231
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36735
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular químicaDidáticaAtividade investigativaEnsino de QuímicaPolíticas públicas educacionaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.O presente trabalho teve como um objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática baseada em metodologia investigativa e que permeie o conhecimento a partir de contextos e não de conceitos teóricos relativos a uma área específica de conhecimento. Chegou-se a essa proposição a partir de debates relativos à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Documento amplamente discutido nas escolas e universidades e que tem como principal proposição ser uma referência nacional comum e obrigatória para a elaboração de currículos e propostas pedagógicas (Brasil, 2018). A BNCC tornou-se ponto de partida para o desenvolvimento de duas importantes frentes no referido trabalho: um estudo sobre as políticas educacionais brasileiras que se referem à elaboração de uma base comum no Brasil e o estudo e aplicação da metodologia de ensino investigativa. Quanto às políticas educacionais, foi realizado um recorte histórico e organizacional do sistema brasileiro de ensino, parte essa do sistema educacional que muitas vezes é desconhecida ou ignorada pelos docentes. Abordando-se a metodologia de ensino, tem-se que o principal teórico associado é John Dewey. Tem-se também que a aplicação de atividades investigativas é sugestionada em vários documentos oficiais de ensino no país como, por exemplo, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a própria BNCC. O objetivo da sequência didática foi o desenvolvimento de habilidades relacionadas a ações investigativas e que desenvolvessem a química presente em alguns contextos. As atividades foram pensadas a partir de materiais comuns e de fácil obtenção por parte dos docentes e podem ser realizadas tanto em sala de aula quanto em um laboratório de ciências. A partir do desenvolvimento da sequência didática perceberam-se melhorias no aprendizado dos estudantes e progresso em habilidades relacionadas à investigação para a solução de fenômenos ou problemas apresentados a eles.The present work had as an objective the development and application of a didactic sequence based on investigative methodology and that permeates the knowledge from contexts and not from theoretical concepts related to a specific area of knowledge. This proposal was based on debates on the National Curricular Common Base - BNCC. Document widely discussed in schools and universities and whose main purpose is to be a common and obligatory national reference for the elaboration of curricula and pedagogical proposals (Brazil, 2018). The BNCC became the starting point for the development of two important fronts in the aforementioned work: a study on the Brazilian educational policies that refer to the elaboration of a common base in Brazil and the study and application of the methodology of investigative teaching. As for educational policies, a historical and organizational cut was made of the Brazilian teaching system, part of the educational system that is often unknown or ignored by teachers. Approaching the methodology of teaching, one has that the main associated theorist is John Dewey. It is also understood that the application of investigative activities is suggested in several official teaching documents in the country, such as the National Curricular Guidelines and the BNCC itself. The objective of the didactic sequence was the development of skills related to investigative actions and to develop the chemistry present in some contexts. The activities were designed from common materials and easily obtained by the teachers and can be carried out both in the classroom and in a science laboratory. From the development of the didactic sequence, improvements were observed in students' learning and progress in research-related skills for the solution of phenomena or problems presented to them.Laranjeiras, Cássio CostaSouza, Raquel Oliveira de2020-01-28T14:55:15Z2020-01-28T14:55:15Z2020-01-282019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Raquel Oliveira de. Das coisas da química à química das coisas: uma proposta investigativa para o componente curricular química. 2019. xii, 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36735A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/36735Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
title Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
spellingShingle Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
Souza, Raquel Oliveira de
Didática
Atividade investigativa
Ensino de Química
Políticas públicas educacionais
title_short Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
title_full Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
title_fullStr Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
title_full_unstemmed Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
title_sort Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
author Souza, Raquel Oliveira de
author_facet Souza, Raquel Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranjeiras, Cássio Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raquel Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Atividade investigativa
Ensino de Química
Políticas públicas educacionais
topic Didática
Atividade investigativa
Ensino de Química
Políticas públicas educacionais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
2020-01-28T14:55:15Z
2020-01-28T14:55:15Z
2020-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Raquel Oliveira de. Das coisas da química à química das coisas: uma proposta investigativa para o componente curricular química. 2019. xii, 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36735
identifier_str_mv SOUZA, Raquel Oliveira de. Das coisas da química à química das coisas: uma proposta investigativa para o componente curricular química. 2019. xii, 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508343245406208