Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elioenai Dornelles
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Segundo, Honório Totoli, Prieto y Schwartzman, Ulises, Garcia, Myrian Hecht Castilho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12440
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem de uma disciplina da área de saúde ofertada na modalidade de educação à distância utilizando a estratégia on line de ensino. A metodologia de avaliação utilizada foi de estudo qualitativo, tipo teórico e analise das percepções dos alunos quanto à vivência no processo. Os dados foram coletados através de um instrumento com questões fechadas que contemplam utilizados pela UnB. Os resultados do estudo destacam contribuições quanto ao planejamento, execução e avaliação do processo vivenciado, destacando como avanços a inovação metodológica para o processo de ensinar, da ampliação de ofertas aos diferentes cursos desta universidade e do pioneirismo na oferta de disciplinas com esta estratégia de aprendizagem. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_550c35d37b1001d8294da71ca5334206
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12440
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de BrasíliaEvaluation of a course on health line : the look of a graduate student at the University of BrasiliaEvaluación de un curso on line de salud : la mirada de un estudiante de graduacion en la Universidad de BrasiliaEnsino a distânciaEnsino superiorProfessores e alunosRendimento escolarEste estudo teve como objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem de uma disciplina da área de saúde ofertada na modalidade de educação à distância utilizando a estratégia on line de ensino. A metodologia de avaliação utilizada foi de estudo qualitativo, tipo teórico e analise das percepções dos alunos quanto à vivência no processo. Os dados foram coletados através de um instrumento com questões fechadas que contemplam utilizados pela UnB. Os resultados do estudo destacam contribuições quanto ao planejamento, execução e avaliação do processo vivenciado, destacando como avanços a inovação metodológica para o processo de ensinar, da ampliação de ofertas aos diferentes cursos desta universidade e do pioneirismo na oferta de disciplinas com esta estratégia de aprendizagem. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study had as objective evaluates the process of teaching learning of a discipline of the area of health presented in the education modality at the distance using the strategy on teaching line. The methodology of used evaluation was of qualitative study, theoretical type and analyze of the students' perceptions with relationship to the existence in the process. The data were collected through an instrument with closed subjects that meditate used by UnB. The results of the study detach contributions with relationship to the planning, execution and evaluation of the lived process, highlighting as progresses the methodological innovation for the process of teaching, of the amplification of offers to the different courses of this university and of the pioneirismo in the offer of disciplines with this learning strategy. _______________________________________________________________________________________________________________ RESUMENEste estudio tuvo como objetivo evaluar el proceso de enseñanza/aprendizaje de una disciplina del área de salud ofrecida en la modalidad de educación a distancia que usa la estrategia on line de instrucción. La metodología de evaluación usada fué de estudio cualitativo, tipo teórico y análisis de las percepciones de los estudiantes con relación a la vivencia en el proceso. Los datos fueron reunidos através de un instrumento con asuntos cerrados usados por la UnB. Los resultados del estudio destacan las contribuciones con relación a la planificación, ejecución y evaluación del proceso vivenciado, resaltando como progresos la innovación metodológica para el proceso de enseñar, de la ampliación de ofertas a los diferentes cursos de esta universidad y del pioneirismo en la oferta de disciplinas con esta estrategia de aprendizaje.Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB)2013-03-11T21:39:59Z2013-03-11T21:39:59Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, Elioenai Dornelles. et al. Avaliação de uma disciplina on line da saúde: o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília. Gestão e Saúde, Brasília, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/49>. Acesso em: 8 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12440Gestão e Saúde - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/49. Acesso em: 8 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Elioenai DornellesSegundo, Honório TotoliPrieto y Schwartzman, UlisesGarcia, Myrian Hecht Castilhoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/12440Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
Evaluation of a course on health line : the look of a graduate student at the University of Brasilia
Evaluación de un curso on line de salud : la mirada de un estudiante de graduacion en la Universidad de Brasilia
title Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
spellingShingle Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
Alves, Elioenai Dornelles
Ensino a distância
Ensino superior
Professores e alunos
Rendimento escolar
title_short Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
title_full Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
title_fullStr Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
title_sort Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
author Alves, Elioenai Dornelles
author_facet Alves, Elioenai Dornelles
Segundo, Honório Totoli
Prieto y Schwartzman, Ulises
Garcia, Myrian Hecht Castilho
author_role author
author2 Segundo, Honório Totoli
Prieto y Schwartzman, Ulises
Garcia, Myrian Hecht Castilho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elioenai Dornelles
Segundo, Honório Totoli
Prieto y Schwartzman, Ulises
Garcia, Myrian Hecht Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino superior
Professores e alunos
Rendimento escolar
topic Ensino a distância
Ensino superior
Professores e alunos
Rendimento escolar
description Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem de uma disciplina da área de saúde ofertada na modalidade de educação à distância utilizando a estratégia on line de ensino. A metodologia de avaliação utilizada foi de estudo qualitativo, tipo teórico e analise das percepções dos alunos quanto à vivência no processo. Os dados foram coletados através de um instrumento com questões fechadas que contemplam utilizados pela UnB. Os resultados do estudo destacam contribuições quanto ao planejamento, execução e avaliação do processo vivenciado, destacando como avanços a inovação metodológica para o processo de ensinar, da ampliação de ofertas aos diferentes cursos desta universidade e do pioneirismo na oferta de disciplinas com esta estratégia de aprendizagem. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-03-11T21:39:59Z
2013-03-11T21:39:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Elioenai Dornelles. et al. Avaliação de uma disciplina on line da saúde: o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília. Gestão e Saúde, Brasília, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/49>. Acesso em: 8 mar. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12440
identifier_str_mv ALVES, Elioenai Dornelles. et al. Avaliação de uma disciplina on line da saúde: o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília. Gestão e Saúde, Brasília, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/49>. Acesso em: 8 mar. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508211016826880