Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12440 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem de uma disciplina da área de saúde ofertada na modalidade de educação à distância utilizando a estratégia on line de ensino. A metodologia de avaliação utilizada foi de estudo qualitativo, tipo teórico e analise das percepções dos alunos quanto à vivência no processo. Os dados foram coletados através de um instrumento com questões fechadas que contemplam utilizados pela UnB. Os resultados do estudo destacam contribuições quanto ao planejamento, execução e avaliação do processo vivenciado, destacando como avanços a inovação metodológica para o processo de ensinar, da ampliação de ofertas aos diferentes cursos desta universidade e do pioneirismo na oferta de disciplinas com esta estratégia de aprendizagem. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_550c35d37b1001d8294da71ca5334206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12440 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de BrasíliaEvaluation of a course on health line : the look of a graduate student at the University of BrasiliaEvaluación de un curso on line de salud : la mirada de un estudiante de graduacion en la Universidad de BrasiliaEnsino a distânciaEnsino superiorProfessores e alunosRendimento escolarEste estudo teve como objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem de uma disciplina da área de saúde ofertada na modalidade de educação à distância utilizando a estratégia on line de ensino. A metodologia de avaliação utilizada foi de estudo qualitativo, tipo teórico e analise das percepções dos alunos quanto à vivência no processo. Os dados foram coletados através de um instrumento com questões fechadas que contemplam utilizados pela UnB. Os resultados do estudo destacam contribuições quanto ao planejamento, execução e avaliação do processo vivenciado, destacando como avanços a inovação metodológica para o processo de ensinar, da ampliação de ofertas aos diferentes cursos desta universidade e do pioneirismo na oferta de disciplinas com esta estratégia de aprendizagem. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study had as objective evaluates the process of teaching learning of a discipline of the area of health presented in the education modality at the distance using the strategy on teaching line. The methodology of used evaluation was of qualitative study, theoretical type and analyze of the students' perceptions with relationship to the existence in the process. The data were collected through an instrument with closed subjects that meditate used by UnB. The results of the study detach contributions with relationship to the planning, execution and evaluation of the lived process, highlighting as progresses the methodological innovation for the process of teaching, of the amplification of offers to the different courses of this university and of the pioneirismo in the offer of disciplines with this learning strategy. _______________________________________________________________________________________________________________ RESUMENEste estudio tuvo como objetivo evaluar el proceso de enseñanza/aprendizaje de una disciplina del área de salud ofrecida en la modalidad de educación a distancia que usa la estrategia on line de instrucción. La metodología de evaluación usada fué de estudio cualitativo, tipo teórico y análisis de las percepciones de los estudiantes con relación a la vivencia en el proceso. Los datos fueron reunidos através de un instrumento con asuntos cerrados usados por la UnB. Los resultados del estudio destacan las contribuciones con relación a la planificación, ejecución y evaluación del proceso vivenciado, resaltando como progresos la innovación metodológica para el proceso de enseñar, de la ampliación de ofertas a los diferentes cursos de esta universidad y del pioneirismo en la oferta de disciplinas con esta estrategia de aprendizaje.Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB)2013-03-11T21:39:59Z2013-03-11T21:39:59Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, Elioenai Dornelles. et al. Avaliação de uma disciplina on line da saúde: o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília. Gestão e Saúde, Brasília, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/49>. Acesso em: 8 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12440Gestão e Saúde - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/49. Acesso em: 8 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Elioenai DornellesSegundo, Honório TotoliPrieto y Schwartzman, UlisesGarcia, Myrian Hecht Castilhoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/12440Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília Evaluation of a course on health line : the look of a graduate student at the University of Brasilia Evaluación de un curso on line de salud : la mirada de un estudiante de graduacion en la Universidad de Brasilia |
title |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília |
spellingShingle |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília Alves, Elioenai Dornelles Ensino a distância Ensino superior Professores e alunos Rendimento escolar |
title_short |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília |
title_full |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília |
title_fullStr |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília |
title_full_unstemmed |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília |
title_sort |
Avaliação de uma disciplina on line da saúde :o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília |
author |
Alves, Elioenai Dornelles |
author_facet |
Alves, Elioenai Dornelles Segundo, Honório Totoli Prieto y Schwartzman, Ulises Garcia, Myrian Hecht Castilho |
author_role |
author |
author2 |
Segundo, Honório Totoli Prieto y Schwartzman, Ulises Garcia, Myrian Hecht Castilho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Elioenai Dornelles Segundo, Honório Totoli Prieto y Schwartzman, Ulises Garcia, Myrian Hecht Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Ensino superior Professores e alunos Rendimento escolar |
topic |
Ensino a distância Ensino superior Professores e alunos Rendimento escolar |
description |
Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem de uma disciplina da área de saúde ofertada na modalidade de educação à distância utilizando a estratégia on line de ensino. A metodologia de avaliação utilizada foi de estudo qualitativo, tipo teórico e analise das percepções dos alunos quanto à vivência no processo. Os dados foram coletados através de um instrumento com questões fechadas que contemplam utilizados pela UnB. Os resultados do estudo destacam contribuições quanto ao planejamento, execução e avaliação do processo vivenciado, destacando como avanços a inovação metodológica para o processo de ensinar, da ampliação de ofertas aos diferentes cursos desta universidade e do pioneirismo na oferta de disciplinas com esta estratégia de aprendizagem. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-03-11T21:39:59Z 2013-03-11T21:39:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Elioenai Dornelles. et al. Avaliação de uma disciplina on line da saúde: o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília. Gestão e Saúde, Brasília, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/49>. Acesso em: 8 mar. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12440 |
identifier_str_mv |
ALVES, Elioenai Dornelles. et al. Avaliação de uma disciplina on line da saúde: o olhar do aluno de graduação da Universidade de Brasília. Gestão e Saúde, Brasília, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/49>. Acesso em: 8 mar. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508211016826880 |