Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biato, Emília Carvalho Leitão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ceccim, Ricardo Burg, Monteiro, Silas Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709
http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013
Resumo: O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.
id UNB_565bc36cfdac55fc51afca99280d9a2a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30709
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”Creation processes in health and health education : a “tympanizing” exerciseFilosofiaMétodoEducação em saúdeO estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.The study proposes reflections about care practices and health education. These practices, in many respects, are permeated by a dualistic base, which weakens the educational power and effectiveness in health promotion. There is the hypothesis that the tympanizing gesture proposed by Jacques Derrida, offers a possibility of a methodological approach to the subject, exercise that is done through an Antonin Artaud’s letter, considering his biography and his health and illness experiences. Tympanizing includes three procedures: groping the wreckage; disseminating meanings and invention of supplements chains. This method can open different meanings for knowledge and practices of attention and health education.IMS-UERJ2018-01-04T19:14:46Z2018-01-04T19:14:46Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIATO, Emília Carvalho Leitão; CECCIM, Ricardo Burg; MONTEIRO, Silas Borges. Processos de criação na atenção e na educação em saúde: um exercício de “timpanização”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 621-640, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013Physis: Revista de Saúde Coletiva - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessBiato, Emília Carvalho LeitãoCeccim, Ricardo BurgMonteiro, Silas Borgesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:06:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/30709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:06:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
Creation processes in health and health education : a “tympanizing” exercise
title Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
spellingShingle Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
Biato, Emília Carvalho Leitão
Filosofia
Método
Educação em saúde
title_short Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
title_full Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
title_fullStr Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
title_full_unstemmed Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
title_sort Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
author Biato, Emília Carvalho Leitão
author_facet Biato, Emília Carvalho Leitão
Ceccim, Ricardo Burg
Monteiro, Silas Borges
author_role author
author2 Ceccim, Ricardo Burg
Monteiro, Silas Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biato, Emília Carvalho Leitão
Ceccim, Ricardo Burg
Monteiro, Silas Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Método
Educação em saúde
topic Filosofia
Método
Educação em saúde
description O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09
2018-01-04T19:14:46Z
2018-01-04T19:14:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIATO, Emília Carvalho Leitão; CECCIM, Ricardo Burg; MONTEIRO, Silas Borges. Processos de criação na atenção e na educação em saúde: um exercício de “timpanização”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 621-640, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709
http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013
identifier_str_mv BIATO, Emília Carvalho Leitão; CECCIM, Ricardo Burg; MONTEIRO, Silas Borges. Processos de criação na atenção e na educação em saúde: um exercício de “timpanização”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 621-640, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709
http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMS-UERJ
publisher.none.fl_str_mv IMS-UERJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580916405272576