Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709 http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013 |
Resumo: | O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde. |
id |
UNB_565bc36cfdac55fc51afca99280d9a2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30709 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”Creation processes in health and health education : a “tympanizing” exerciseFilosofiaMétodoEducação em saúdeO estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.The study proposes reflections about care practices and health education. These practices, in many respects, are permeated by a dualistic base, which weakens the educational power and effectiveness in health promotion. There is the hypothesis that the tympanizing gesture proposed by Jacques Derrida, offers a possibility of a methodological approach to the subject, exercise that is done through an Antonin Artaud’s letter, considering his biography and his health and illness experiences. Tympanizing includes three procedures: groping the wreckage; disseminating meanings and invention of supplements chains. This method can open different meanings for knowledge and practices of attention and health education.IMS-UERJ2018-01-04T19:14:46Z2018-01-04T19:14:46Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIATO, Emília Carvalho Leitão; CECCIM, Ricardo Burg; MONTEIRO, Silas Borges. Processos de criação na atenção e na educação em saúde: um exercício de “timpanização”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 621-640, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013Physis: Revista de Saúde Coletiva - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessBiato, Emília Carvalho LeitãoCeccim, Ricardo BurgMonteiro, Silas Borgesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:06:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/30709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:06:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” Creation processes in health and health education : a “tympanizing” exercise |
title |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” |
spellingShingle |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” Biato, Emília Carvalho Leitão Filosofia Método Educação em saúde |
title_short |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” |
title_full |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” |
title_fullStr |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” |
title_full_unstemmed |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” |
title_sort |
Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” |
author |
Biato, Emília Carvalho Leitão |
author_facet |
Biato, Emília Carvalho Leitão Ceccim, Ricardo Burg Monteiro, Silas Borges |
author_role |
author |
author2 |
Ceccim, Ricardo Burg Monteiro, Silas Borges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biato, Emília Carvalho Leitão Ceccim, Ricardo Burg Monteiro, Silas Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Método Educação em saúde |
topic |
Filosofia Método Educação em saúde |
description |
O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09 2018-01-04T19:14:46Z 2018-01-04T19:14:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIATO, Emília Carvalho Leitão; CECCIM, Ricardo Burg; MONTEIRO, Silas Borges. Processos de criação na atenção e na educação em saúde: um exercício de “timpanização”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 621-640, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709 http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013 |
identifier_str_mv |
BIATO, Emília Carvalho Leitão; CECCIM, Ricardo Burg; MONTEIRO, Silas Borges. Processos de criação na atenção e na educação em saúde: um exercício de “timpanização”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 621-640, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709 http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMS-UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
IMS-UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580916405272576 |