The role of creativity in graduate education according to students and professors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleith, Denise de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36355
https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo examinar o papel da criatividade no contexto da pós-graduação, sob a ótica de estudantes e professores. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis discentes e seis docentes de pós-graduação de uma universidade particular e outra pública. Os tópicos abordados incluíam relevância, concepção e características da criatividade, bem como práticas favoráveis e inibidoras. Para análise dos dados, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. Constatou-se que tanto alunos como professores consideram a criatividade fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação, mas ambos pontuaram barreiras de ordem pessoal e institucional à promoção do pensamento criativo. Parcerias, trabalho em equipe, diferentes estratégias de ensino e interdisciplinaridade foram apontados como fatores promotores da criatividade. Por outro lado, avaliação de programas de pós-graduação, aulas repetitivas e burocracia foram barreiras à criatividade mencionadas pelos participantes. Sugere-se a realização de estudos futuros, envolvendo observação em sala de aula, estudo de casos e medidas psicométricas.
id UNB_5767771d80bd2db0e100e5f38dbcc95f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36355
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling The role of creativity in graduate education according to students and professorsO papel da criatividade na pós-graduação segundo estudantes e professoresCriatividade (Educação) - ensino superiorPós-graduaçãoDocentesEstudantes universitáriosEsta pesquisa teve como objetivo examinar o papel da criatividade no contexto da pós-graduação, sob a ótica de estudantes e professores. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis discentes e seis docentes de pós-graduação de uma universidade particular e outra pública. Os tópicos abordados incluíam relevância, concepção e características da criatividade, bem como práticas favoráveis e inibidoras. Para análise dos dados, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. Constatou-se que tanto alunos como professores consideram a criatividade fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação, mas ambos pontuaram barreiras de ordem pessoal e institucional à promoção do pensamento criativo. Parcerias, trabalho em equipe, diferentes estratégias de ensino e interdisciplinaridade foram apontados como fatores promotores da criatividade. Por outro lado, avaliação de programas de pós-graduação, aulas repetitivas e burocracia foram barreiras à criatividade mencionadas pelos participantes. Sugere-se a realização de estudos futuros, envolvendo observação em sala de aula, estudo de casos e medidas psicométricas.The aim of this research was to examine the role of creativity in the context of graduate studies from the perspective of students and professors. Semi-structured interviews were held with six students and six postgraduate professors from both a private and a public university. The topics covered included relevance, conception, and characteristics of creativity, as well as educational practices that foster and inhibit creativity. Grounded Theory was used to analyze the data. Both students and professors considered creativity as fundamental for the development of graduate education, but both have indicated personal and institutional barriers for the promotion of creative thinking. Partnerships, teamwork, different teaching strategies and interdisciplinarity were pointed out as factors that enhance creativity. On the other hand, the participants mentioned the evaluation of postgraduate programs, repetitive classes and bureaucracy as barriers to creativity. Future studies, involving classroom observation, case studies, and psychometric measurements, are suggested.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2020-01-24T10:30:26Z2020-01-24T10:30:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFLEITH, Denise de Souza. The role of creativity in graduate education according to students and professors. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 36, e180045, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100203. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36355https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045http://orcid.org/0000-0001-7512-8023(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessFleith, Denise de Souzaengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/36355Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv The role of creativity in graduate education according to students and professors
O papel da criatividade na pós-graduação segundo estudantes e professores
title The role of creativity in graduate education according to students and professors
spellingShingle The role of creativity in graduate education according to students and professors
Fleith, Denise de Souza
Criatividade (Educação) - ensino superior
Pós-graduação
Docentes
Estudantes universitários
title_short The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_full The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_fullStr The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_full_unstemmed The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_sort The role of creativity in graduate education according to students and professors
author Fleith, Denise de Souza
author_facet Fleith, Denise de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação) - ensino superior
Pós-graduação
Docentes
Estudantes universitários
topic Criatividade (Educação) - ensino superior
Pós-graduação
Docentes
Estudantes universitários
description Esta pesquisa teve como objetivo examinar o papel da criatividade no contexto da pós-graduação, sob a ótica de estudantes e professores. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis discentes e seis docentes de pós-graduação de uma universidade particular e outra pública. Os tópicos abordados incluíam relevância, concepção e características da criatividade, bem como práticas favoráveis e inibidoras. Para análise dos dados, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. Constatou-se que tanto alunos como professores consideram a criatividade fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação, mas ambos pontuaram barreiras de ordem pessoal e institucional à promoção do pensamento criativo. Parcerias, trabalho em equipe, diferentes estratégias de ensino e interdisciplinaridade foram apontados como fatores promotores da criatividade. Por outro lado, avaliação de programas de pós-graduação, aulas repetitivas e burocracia foram barreiras à criatividade mencionadas pelos participantes. Sugere-se a realização de estudos futuros, envolvendo observação em sala de aula, estudo de casos e medidas psicométricas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:30:26Z
2020-01-24T10:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLEITH, Denise de Souza. The role of creativity in graduate education according to students and professors. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 36, e180045, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100203. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36355
https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
identifier_str_mv FLEITH, Denise de Souza. The role of creativity in graduate education according to students and professors. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 36, e180045, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100203. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36355
https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508231250149376