Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria Heldaiva Bezerra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46578
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.
id UNB_5f48f672833e17be44c88439464f5511
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/46578
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pinheiro, Maria Heldaiva Bezerraheldapinheiro@gmail.comGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias2023-09-29T17:46:56Z2023-09-29T17:46:56Z2023-09-292022-12-08PINHEIRO, Maria Heldaiva Bezerra. Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB. 2022. 315 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46578Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.A pesquisa surge com a reflexão sobre o momento em que vive a sociedade com o uso preponderante da internet como meio de comunicação, a globalização e o consequente aumento contínuo da informação. Nesse cenário surgem ainda os fenômenos das fake news, da desinformação e da pós-verdade, que impactam, sobremaneira, a vida das pessoas e as decisões a serem tomadas. Daí a necessidade de buscar meios de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo no indivíduo, principalmente no processo de aprendizagem. Buscou-se analisar a incidência do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Para tanto, por meio da revisão de literatura, são revisados os conceitos de letramento informacional (LI), metaletramento, metacognição, pensamento reflexivo e formação de professores. O metaletramento foi concebido como estratégia que amplia o LI ao reconhecer que o aprendiz é também consumidor, produtor e disseminador de informação em espaços colaborativos, com amplas competências, mediante a interação com outros letramentos e com tecnologias emergentes. A formação continuada de professores é realizada ao longo da carreira profissional no ambiente de trabalho do professor com a possibilidade de criação de espaços para reflexão e atualização da atividade docente. A abordagem metodológica desta investigação é empírica com uso de técnicas quanti-qualitativas e como procedimento a adoção de estudo de caso. A coleta de dados é feita por meio de dois instrumentos: questionário e entrevista com Grupo Focal On-line (GFO). O questionário foi encaminhado aos docentes atuantes no IFB em todos os campi e obteve 110 respostas; a entrevista com o GFO ocorreu com sete professores de quatro campi distintos. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados, tanto do GFO quanto do questionário, mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas e do metaletramento no comportamento informacional dos professores, porém estas necessitam ser metodicamente aplicadas no processo de aprendizagem, principalmente aquelas relacionadas aos objetivos de aprendizagem do metaletramento. Com isso, evidenciou-se que os participantes teriam maior êxito em suas formações se aplicassem práticas de metaletramento e metacognição, uma vez que estas incentivam o uso, a busca e o compartilhamento de informações de forma reflexiva e colaborativa, o que pode potencializar o processo de aprendizagem na formação continuada em serviço.The research comes with a reflection on the moment in which society lives with the predominant use of the internet as a means of communication, globalization and the consequent continuous increase of information. In this scenario, fake news, misinformation and post-truth phenomena also arise, which greatly impact people's lives and the decisions taken. Hence the need to seek ways to develop critical and reflective thinking in the individual, especially in the learning process. We sought to analyze the incidence of metaliteracy and metacognition in informational behavior in the continuing education of professors at the Instituto Federal de Brasilia (IFB). Therefore, through a literature review, the concepts of information literacy (IL), metaliteracy, metacognition, reflective thinking and professors´ training are reviewed. Metaliteracy was conceived as a strategy that expands IL by recognizing that the student is also a consumer, a producer and a disseminator of information in collaborative spaces, with broad competencies, through interaction with other literacies and emerging technologies. The continuing education of professor is carried out throughout their professional trajectory in the professor's work environment, with the possibility of creating spaces for reflection and updating of teaching activities. The methodological approach of this investigation is empirical with the use of quantitative qualitative techniques, and the adopted strategy for that was a Case Study. Data collection was carried out using two instruments: a questionnaire and an interview with the Online Focus Group (GFO). The questionnaire was sent to professors working at the IFB on all campuses and received 110 responses; the interview with the GFO took place with seven professors from four different campuses. The data was analysed with both statistics and qualitative content investigation. Results from both the GFO and the questionnaire show that professors do improve their ability to assess the value of information, reflect on the complexity of tasks, and develop strategies to facilitate learning. In addition, they positively perceive activities related to informational behavior. They claim that when they recognize gaps in knowledge, they seek help from experts. Thus, it is observed that there are indications of metacognitive and metaliteracy strategies in the informational behavior of professor, but these need to be methodically applied in the learning process, especially those related to the learning objectives of metaliteracy. With this, it was evidenced that the participants would be even more successful in their training if they applied practices of metaliteracy and metacognition, since these encourage the use, search and sharing of information in a reflective and collaborative way, which can enhance the learning process during service continuing education.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoporAnálise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisComportamento informacionalProfessores universitários - formaçãoMetacogniçãoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2022_MariaHeldaivaBezerraPinheiro.pdf2022_MariaHeldaivaBezerraPinheiro.pdfapplication/pdf5952284http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46578/1/2022_MariaHeldaivaBezerraPinheiro.pdfc1d3c45e5b870c743c00d43da2bf493dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46578/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/465782023-09-29 14:46:57.035open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46578U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-29T17:46:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
title Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
spellingShingle Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
Pinheiro, Maria Heldaiva Bezerra
Comportamento informacional
Professores universitários - formação
Metacognição
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
title_short Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
title_full Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
title_fullStr Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
title_full_unstemmed Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
title_sort Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB
author Pinheiro, Maria Heldaiva Bezerra
author_facet Pinheiro, Maria Heldaiva Bezerra
author_role author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv heldapinheiro@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Maria Heldaiva Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
contributor_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Comportamento informacional
Professores universitários - formação
Metacognição
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
topic Comportamento informacional
Professores universitários - formação
Metacognição
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-29T17:46:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-29T17:46:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Maria Heldaiva Bezerra. Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB. 2022. 315 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46578
identifier_str_mv PINHEIRO, Maria Heldaiva Bezerra. Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB. 2022. 315 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46578/1/2022_MariaHeldaivaBezerraPinheiro.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46578/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c1d3c45e5b870c743c00d43da2bf493d
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863926006153216