Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elisangela Tonelini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44633
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
id UNB_603a67907bec884dddd183aa9befbf2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44633
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superiorSurdosDesign deafspaceDesign inclusivoSurdos - educaçãoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.A otimização do processo inclusivo e acessível e a equidade de oportunidades aos sujeitos surdos no contexto acadêmico apresentam-se cada vez mais latentes, por isto definiu-se como objetivo geral deste estudo demonstrar como os princípios do design deafspace, aliados às normativas técnicas/legislação nacional, podem contribuir positivamente para a experiência visuoespacial do sujeito surdo no ambiente construído de sala de aula no ensino superior. Na intenção de promover a acessibilidade Surda e priorizar a coletividade, a espacialidade linguística e a constituição identitária e cultural deste usuário adotou-se como metodologia de pesquisa: a) a revisão sistemática da literatura; b) o processo de observação participativa direta enquanto aluna ‘não surda’ do Curso de Libras do IFB - Instituto Federal de Brasília (Campus Brasília) e da disciplina Oficina de Tradução 1 no Departamento de Letras da UnB - Universidade de Brasília na intenção de compreender como se dão a espacialidade linguística da Libras e as interações entre usuário/usuário e usuário/espaço físico; c) elaborar uma ferramenta norteadora – adotando como referência as normativas técnicas/legislação nacional em conformidade com as diretrizes de design deafspace da Universidade Gallaudet em Washington, DC/EUA – a fim de priorizar a composição de um espaço de sala de aula com foco nos conceitos do design acessível e sensorial, possibilitar a conexão espacial, a interação sociocultural e melhor experiência visuoespacial Surda dos usuários deste espaço; e d) o desenvolvimento de uma análise do conforto funcional de duas tipologias de salas de aula do ICC - Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília, bem como a apresentação de propostas de readequação/adaptação destes ambientes às necessidades Surdas. Esta pesquisa estrutura-se em cinco capítulos: o Capítulo I trata das especificidades surdas; os Capítulos II e III abordam o design como mediador nesta otimização do processo de ensino e aprendizagem do surdo; e os Capítulos IV e V apresentam a ferramenta norteadora, a análise funcional e propostas de readequação de duas tipologias de salas de aula existentes no ICC da UnB. Os resultados mostram que ainda não existem normativas técnicas/legislações nacionais voltadas especificamente para este fim e ambas as análises das tipologias de salas de aula existentes mostram que estes espaços ainda não se adequam, criteriosamente, aos parâmetros técnicos abordados na ‘ferramenta norteadora’ acima mencionada. Sobretudo identificou-se que é possível realizar ‘intervenções’ imediatas capazes de favorecer uma melhor experiência visuoespacial dos sujeitos surdos enquanto usuários destes espaços. Assim observou-se quão relevante é a necessidade de um olhar sensível acerca da compreensão das especificidades Surdas, do letramento visual e ‘pedagogia Surda’, da acessibilidade visuoespacial e alcance sensorial dos alunos surdos através da aliança entre design e ‘arquitetura Surda’ para uma composição assertiva de um ambiente de sala de aula mais inclusivo, com foco no conforto e bem-estar coletivo, capazes de favorecer sobremaneira o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do surdo no ensino superior.The optimization of the inclusive and accessible process and the equity of opportunities for deaf subjects in the academic context are increasingly latent, so defining as the general objective of this study demonstrated how the principles of deafspace design, combined with technical regulations / national legislation, can positively contribute to the deaf person's visuospatial experience in the built environment of the higher education classroom. In order to promote Deaf accessibility and prioritize the collectivity, the linguistic spatiality and identity and cultural constitution of this user, the following research methodology was adopted: a) systematic literature review; b) the process of direct participatory observation as a 'non-deaf' student of the IFB - Federal Institute of Brasília (Brasília Campus) Libras Course and the Translation Workshop 1 class in the Department of Letters at UnB – Brasília University in order to understand how the linguistic spatiality of Libras and the interactions between user/user and user/physical space occur; c) develop a guiding tool – taking as reference the technical regulations/national legislation in accordance with the deafspace design guidelines of Gallaudet University in Washington, DC/USA in order to prioritize the composition of a classroom space with focus on the concepts of accessible and sensory design, enabling spatial connection, sociocultural interaction and a better deaf visuospatial experience of the users of this space; e d) the development of the functional comfort analysis of two types of classrooms at the ICC - Central Institute of Sciences of the Brasília University, as well as the presentation of proposals for readjustment/adaptation of these environments to Deaf needs. This research is divided into five chapters: Chapter I deals with deaf specifics; Chapters II and III address design as a mediator in this optimization of the teaching and learning process of the deaf; and Chapters IV and V present the guiding tool, a functional analysis and proposals for the readjustment of two typologies of classrooms existing in UNB ICC. The results show that don´t exist yet technical regulations/national legislation aimed specifically for this purpose and both analyzes of existing classroom typologies show that these spaces still do not judiciously adapt to the technical parameters addressed in the aforementioned 'guidance tool'. Above all, it was identified that it is possible to carry out immediate 'actions' capable of favoring a better visuospatial experience of the subjects as users of these spaces. Thus, it was observed how relevant is the need for a sensitive look about the understanding of Deaf specificities, visual literacy and 'Deaf pedagogy', from visual-spatial accessibility and sensory reach to deaf students through the alliance between design and 'Deaf architecture' for an assertive composition of a more inclusive classroom environment, with a focus on comfort and collective well-being, capable of greatly favoring the development of the teaching and learning process of the deaf in higher education.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Design (IdA DIN)Programa de Pós-Graduação em DesignMaynardes, Ana CláudiaSouza, Elisangela Tonelini2022-08-25T21:21:39Z2022-08-25T21:21:39Z2022-08-252021-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Elisangela Tonelini. Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior. 2021. 200 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44633A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:24:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/44633Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:24:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
title Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
spellingShingle Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
Souza, Elisangela Tonelini
Surdos
Design deafspace
Design inclusivo
Surdos - educação
title_short Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
title_full Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
title_fullStr Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
title_full_unstemmed Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
title_sort Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
author Souza, Elisangela Tonelini
author_facet Souza, Elisangela Tonelini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maynardes, Ana Cláudia
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elisangela Tonelini
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos
Design deafspace
Design inclusivo
Surdos - educação
topic Surdos
Design deafspace
Design inclusivo
Surdos - educação
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
2022-08-25T21:21:39Z
2022-08-25T21:21:39Z
2022-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Elisangela Tonelini. Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior. 2021. 200 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44633
identifier_str_mv SOUZA, Elisangela Tonelini. Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior. 2021. 200 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508398108999680