Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: S. Filho, Olavo L., Strapasson, Alexandre, Portugal, Khalil Oliveira, Maciel, Ane Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43480
https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática, usando como referenciais teóricos Robert Gagné e Lev Vygotsky, envolvendo a utilização de simuladores experimentais como recurso didático. Tais referenciais são harmonizados entre si e, dessa harmonização, emergem importantes elementos ao processo de ensino e aprendizagem em física. A utilização de simuladores leva em consideração o crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelos estudantes na cultura digital, bem como sua relevância ao desenvolvimento de habilidades sociointeracionistas, que formam eixo central da perspectiva de Vygotsky. A intervenção didática sugerida trata do tema eletricidade e construção de circuitos elétricos, como exemplo prático de aplicação de simuladores no processo pedagógico. Além disso, condizente com o referencial teórico adotado, é utilizado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, para avaliação tantos dos estudantes, quanto da didática do professor.
id UNB_663eba3171b87eed5ba8368d056f476a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43480
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricosDigital simulators in the epistemological context of Gagné and Vygotsky : a didactic intervention proposal on electricity and electrical circuitsFísica - estudo e ensinoSimuladoresGagnéVygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática, usando como referenciais teóricos Robert Gagné e Lev Vygotsky, envolvendo a utilização de simuladores experimentais como recurso didático. Tais referenciais são harmonizados entre si e, dessa harmonização, emergem importantes elementos ao processo de ensino e aprendizagem em física. A utilização de simuladores leva em consideração o crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelos estudantes na cultura digital, bem como sua relevância ao desenvolvimento de habilidades sociointeracionistas, que formam eixo central da perspectiva de Vygotsky. A intervenção didática sugerida trata do tema eletricidade e construção de circuitos elétricos, como exemplo prático de aplicação de simuladores no processo pedagógico. Além disso, condizente com o referencial teórico adotado, é utilizado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, para avaliação tantos dos estudantes, quanto da didática do professor.This article provides a didactic intervention proposal, using Robert Gagné and Lev Vygotsky as theoretical references, involving experimental simulators as a didactic resource. Such references are harmonized with each other, and, as a result of this merge, important elements for to the teaching and learning process in Physics emerge. The use of simulators considers the increasing usage of Digital Information and Communication Technologies by students immersed in a digital culture and their relevance for the development of social-interactionist skills, which form the basis of Vygotsky’s perspective. The suggested didactic intervention deals with the theme of electricity and the construction of electrical circuits as a practical example of the application of simulators in the pedagogical process. In addition, aligned with this theoretical framework, the concept of Zone of Proximal Development is used to assess both students and the teacher’s didactics.Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina2022-04-18T14:14:03Z2022-04-18T14:14:03Z2021-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Marcello et al. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 3, p. 75-88, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993. Disponível em: 18 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43480https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993(CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, MarcelloS. Filho, Olavo L.Strapasson, AlexandrePortugal, Khalil OliveiraMaciel, Ane Carolineporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/43480Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
Digital simulators in the epistemological context of Gagné and Vygotsky : a didactic intervention proposal on electricity and electrical circuits
title Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
spellingShingle Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
Ferreira, Marcello
Física - estudo e ensino
Simuladores
Gagné
Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934
title_short Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
title_full Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
title_fullStr Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
title_full_unstemmed Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
title_sort Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
author Ferreira, Marcello
author_facet Ferreira, Marcello
S. Filho, Olavo L.
Strapasson, Alexandre
Portugal, Khalil Oliveira
Maciel, Ane Caroline
author_role author
author2 S. Filho, Olavo L.
Strapasson, Alexandre
Portugal, Khalil Oliveira
Maciel, Ane Caroline
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcello
S. Filho, Olavo L.
Strapasson, Alexandre
Portugal, Khalil Oliveira
Maciel, Ane Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Simuladores
Gagné
Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934
topic Física - estudo e ensino
Simuladores
Gagné
Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934
description Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática, usando como referenciais teóricos Robert Gagné e Lev Vygotsky, envolvendo a utilização de simuladores experimentais como recurso didático. Tais referenciais são harmonizados entre si e, dessa harmonização, emergem importantes elementos ao processo de ensino e aprendizagem em física. A utilização de simuladores leva em consideração o crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelos estudantes na cultura digital, bem como sua relevância ao desenvolvimento de habilidades sociointeracionistas, que formam eixo central da perspectiva de Vygotsky. A intervenção didática sugerida trata do tema eletricidade e construção de circuitos elétricos, como exemplo prático de aplicação de simuladores no processo pedagógico. Além disso, condizente com o referencial teórico adotado, é utilizado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, para avaliação tantos dos estudantes, quanto da didática do professor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-12
2022-04-18T14:14:03Z
2022-04-18T14:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Marcello et al. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 3, p. 75-88, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993. Disponível em: 18 abr. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43480
https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993
identifier_str_mv FERREIRA, Marcello et al. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 3, p. 75-88, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993. Disponível em: 18 abr. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43480
https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC ND)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC ND)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
publisher.none.fl_str_mv Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580897358938112