Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43480 https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática, usando como referenciais teóricos Robert Gagné e Lev Vygotsky, envolvendo a utilização de simuladores experimentais como recurso didático. Tais referenciais são harmonizados entre si e, dessa harmonização, emergem importantes elementos ao processo de ensino e aprendizagem em física. A utilização de simuladores leva em consideração o crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelos estudantes na cultura digital, bem como sua relevância ao desenvolvimento de habilidades sociointeracionistas, que formam eixo central da perspectiva de Vygotsky. A intervenção didática sugerida trata do tema eletricidade e construção de circuitos elétricos, como exemplo prático de aplicação de simuladores no processo pedagógico. Além disso, condizente com o referencial teórico adotado, é utilizado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, para avaliação tantos dos estudantes, quanto da didática do professor. |
id |
UNB_663eba3171b87eed5ba8368d056f476a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/43480 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricosDigital simulators in the epistemological context of Gagné and Vygotsky : a didactic intervention proposal on electricity and electrical circuitsFísica - estudo e ensinoSimuladoresGagnéVygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática, usando como referenciais teóricos Robert Gagné e Lev Vygotsky, envolvendo a utilização de simuladores experimentais como recurso didático. Tais referenciais são harmonizados entre si e, dessa harmonização, emergem importantes elementos ao processo de ensino e aprendizagem em física. A utilização de simuladores leva em consideração o crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelos estudantes na cultura digital, bem como sua relevância ao desenvolvimento de habilidades sociointeracionistas, que formam eixo central da perspectiva de Vygotsky. A intervenção didática sugerida trata do tema eletricidade e construção de circuitos elétricos, como exemplo prático de aplicação de simuladores no processo pedagógico. Além disso, condizente com o referencial teórico adotado, é utilizado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, para avaliação tantos dos estudantes, quanto da didática do professor.This article provides a didactic intervention proposal, using Robert Gagné and Lev Vygotsky as theoretical references, involving experimental simulators as a didactic resource. Such references are harmonized with each other, and, as a result of this merge, important elements for to the teaching and learning process in Physics emerge. The use of simulators considers the increasing usage of Digital Information and Communication Technologies by students immersed in a digital culture and their relevance for the development of social-interactionist skills, which form the basis of Vygotsky’s perspective. The suggested didactic intervention deals with the theme of electricity and the construction of electrical circuits as a practical example of the application of simulators in the pedagogical process. In addition, aligned with this theoretical framework, the concept of Zone of Proximal Development is used to assess both students and the teacher’s didactics.Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina2022-04-18T14:14:03Z2022-04-18T14:14:03Z2021-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Marcello et al. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 3, p. 75-88, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993. Disponível em: 18 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43480https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993(CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, MarcelloS. Filho, Olavo L.Strapasson, AlexandrePortugal, Khalil OliveiraMaciel, Ane Carolineporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/43480Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos Digital simulators in the epistemological context of Gagné and Vygotsky : a didactic intervention proposal on electricity and electrical circuits |
title |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos |
spellingShingle |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos Ferreira, Marcello Física - estudo e ensino Simuladores Gagné Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 |
title_short |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos |
title_full |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos |
title_fullStr |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos |
title_full_unstemmed |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos |
title_sort |
Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos |
author |
Ferreira, Marcello |
author_facet |
Ferreira, Marcello S. Filho, Olavo L. Strapasson, Alexandre Portugal, Khalil Oliveira Maciel, Ane Caroline |
author_role |
author |
author2 |
S. Filho, Olavo L. Strapasson, Alexandre Portugal, Khalil Oliveira Maciel, Ane Caroline |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcello S. Filho, Olavo L. Strapasson, Alexandre Portugal, Khalil Oliveira Maciel, Ane Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Simuladores Gagné Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 |
topic |
Física - estudo e ensino Simuladores Gagné Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática, usando como referenciais teóricos Robert Gagné e Lev Vygotsky, envolvendo a utilização de simuladores experimentais como recurso didático. Tais referenciais são harmonizados entre si e, dessa harmonização, emergem importantes elementos ao processo de ensino e aprendizagem em física. A utilização de simuladores leva em consideração o crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelos estudantes na cultura digital, bem como sua relevância ao desenvolvimento de habilidades sociointeracionistas, que formam eixo central da perspectiva de Vygotsky. A intervenção didática sugerida trata do tema eletricidade e construção de circuitos elétricos, como exemplo prático de aplicação de simuladores no processo pedagógico. Além disso, condizente com o referencial teórico adotado, é utilizado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, para avaliação tantos dos estudantes, quanto da didática do professor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-12 2022-04-18T14:14:03Z 2022-04-18T14:14:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Marcello et al. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 3, p. 75-88, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993. Disponível em: 18 abr. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/43480 https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Marcello et al. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 3, p. 75-88, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993. Disponível em: 18 abr. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43480 https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY NC ND) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY NC ND) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina |
publisher.none.fl_str_mv |
Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508381492215808 |