Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria Heldaiva Bezerra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46578
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.
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spelling Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFBComportamento informacionalProfessores universitários - formaçãoMetacogniçãoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de BrasíliaTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.A pesquisa surge com a reflexão sobre o momento em que vive a sociedade com o uso preponderante da internet como meio de comunicação, a globalização e o consequente aumento contínuo da informação. Nesse cenário surgem ainda os fenômenos das fake news, da desinformação e da pós-verdade, que impactam, sobremaneira, a vida das pessoas e as decisões a serem tomadas. Daí a necessidade de buscar meios de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo no indivíduo, principalmente no processo de aprendizagem. Buscou-se analisar a incidência do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Para tanto, por meio da revisão de literatura, são revisados os conceitos de letramento informacional (LI), metaletramento, metacognição, pensamento reflexivo e formação de professores. O metaletramento foi concebido como estratégia que amplia o LI ao reconhecer que o aprendiz é também consumidor, produtor e disseminador de informação em espaços colaborativos, com amplas competências, mediante a interação com outros letramentos e com tecnologias emergentes. A formação continuada de professores é realizada ao longo da carreira profissional no ambiente de trabalho do professor com a possibilidade de criação de espaços para reflexão e atualização da atividade docente. A abordagem metodológica desta investigação é empírica com uso de técnicas quanti-qualitativas e como procedimento a adoção de estudo de caso. A coleta de dados é feita por meio de dois instrumentos: questionário e entrevista com Grupo Focal On-line (GFO). O questionário foi encaminhado aos docentes atuantes no IFB em todos os campi e obteve 110 respostas; a entrevista com o GFO ocorreu com sete professores de quatro campi distintos. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados, tanto do GFO quanto do questionário, mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas e do metaletramento no comportamento informacional dos professores, porém estas necessitam ser metodicamente aplicadas no processo de aprendizagem, principalmente aquelas relacionadas aos objetivos de aprendizagem do metaletramento. Com isso, evidenciou-se que os participantes teriam maior êxito em suas formações se aplicassem práticas de metaletramento e metacognição, uma vez que estas incentivam o uso, a busca e o compartilhamento de informações de forma reflexiva e colaborativa, o que pode potencializar o processo de aprendizagem na formação continuada em serviço.The research comes with a reflection on the moment in which society lives with the predominant use of the internet as a means of communication, globalization and the consequent continuous increase of information. In this scenario, fake news, misinformation and post-truth phenomena also arise, which greatly impact people's lives and the decisions taken. Hence the need to seek ways to develop critical and reflective thinking in the individual, especially in the learning process. We sought to analyze the incidence of metaliteracy and metacognition in informational behavior in the continuing education of professors at the Instituto Federal de Brasilia (IFB). Therefore, through a literature review, the concepts of information literacy (IL), metaliteracy, metacognition, reflective thinking and professors´ training are reviewed. Metaliteracy was conceived as a strategy that expands IL by recognizing that the student is also a consumer, a producer and a disseminator of information in collaborative spaces, with broad competencies, through interaction with other literacies and emerging technologies. The continuing education of professor is carried out throughout their professional trajectory in the professor's work environment, with the possibility of creating spaces for reflection and updating of teaching activities. The methodological approach of this investigation is empirical with the use of quantitative qualitative techniques, and the adopted strategy for that was a Case Study. Data collection was carried out using two instruments: a questionnaire and an interview with the Online Focus Group (GFO). The questionnaire was sent to professors working at the IFB on all campuses and received 110 responses; the interview with the GFO took place with seven professors from four different campuses. The data was analysed with both statistics and qualitative content investigation. Results from both the GFO and the questionnaire show that professors do improve their ability to assess the value of information, reflect on the complexity of tasks, and develop strategies to facilitate learning. In addition, they positively perceive activities related to informational behavior. They claim that when they recognize gaps in knowledge, they seek help from experts. Thus, it is observed that there are indications of metacognitive and metaliteracy strategies in the informational behavior of professor, but these need to be methodically applied in the learning process, especially those related to the learning objectives of metaliteracy. With this, it was evidenced that the participants would be even more successful in their training if they applied practices of metaliteracy and metacognition, since these encourage the use, search and sharing of information in a reflective and collaborative way, which can enhance the learning process during service continuing education.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasheldapinheiro@gmail.comPinheiro, Maria Heldaiva Bezerra2023-09-29T17:46:56Z2023-09-29T17:46:56Z2023-09-292022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPINHEIRO, Maria Heldaiva Bezerra. Análise do metaletramento e da metacognição no comportamento informacional dos professores: estudo de caso no Instituto Federal de Brasília – IFB. 2022. 315 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-29T17:46:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/46578Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-29T17:46:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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