Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Maria Cecília dos Santos Queiroz de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva, Freitas, Thais Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36331
https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511
http://orcid.org/0000-0002-3845-8354
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a reação, a aprendizagem por meio de testes situacionais e o impacto no nível do indivíduo de três treinamentos realizados em uma Agência Reguladora, analisando a experiência dos indivíduos na temática dos treinamentos, as variáveis sociodemográficas, o suporte à transferência e as relações entre as variáveis. A pesquisa contou com 211 respondentes, cinco instrumentos para coleta de dados e estatísticas descritivas e não-paramétricas para análise dos dados. Os resultados indicaram que não há correlação significativa entre aprendizagem e autoavaliação de impacto; há correlação significativa entre reação e autoavaliação de impacto; a avaliação de suporte psicossocial pelos participantes esteve significativamente relacionada com a autoavaliação de impacto. São discutidas as principais contribuições e limitações do estudo.
id UNB_6ad35b0b32ae77ccb7817d3b25a9aebb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36331
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at workAvaliação de aprendizagem, reação e impacto de treinamentos corporativos no trabalhoTreinamento - avaliaçãoAprendizagemPessoal - treinamentoEsta pesquisa teve como objetivo avaliar a reação, a aprendizagem por meio de testes situacionais e o impacto no nível do indivíduo de três treinamentos realizados em uma Agência Reguladora, analisando a experiência dos indivíduos na temática dos treinamentos, as variáveis sociodemográficas, o suporte à transferência e as relações entre as variáveis. A pesquisa contou com 211 respondentes, cinco instrumentos para coleta de dados e estatísticas descritivas e não-paramétricas para análise dos dados. Os resultados indicaram que não há correlação significativa entre aprendizagem e autoavaliação de impacto; há correlação significativa entre reação e autoavaliação de impacto; a avaliação de suporte psicossocial pelos participantes esteve significativamente relacionada com a autoavaliação de impacto. São discutidas as principais contribuições e limitações do estudo.This research aimed to evaluate individual level reaction, learning using situational tests and impact of three trainings conducted at a regulatory agency, analyzing: individuals' previous experiences in trainings; customers' sociodemographic variables; support to transfer; and relationships between the variables. The survey comprised 211 respondents, five instruments for data collection, and descriptive and non-parametric statistics for data analysis. The results indicated that: there is no significant correlation between learning and impact self-assessment; there is a significant correlation between reaction assessment and impact self-assessment; and the participants' psychosocial support assessment was significantly related to their impact self-assessments. The main contributions and limitations of the study are discussed.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2020-01-24T10:30:19Z2020-01-24T10:30:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfARAUJO, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; ABBAD, Gardênia da Silva; FREITAS, Thais Rodrigues de. Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, e35511, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100610. Acesso em: 12 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ARAUJO, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; ABBAD, Gardênia da Silva; FREITAS, Thais Rodrigues de. Avaliação de aprendizagem, reação e impacto de treinamentos corporativos no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, e35511, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100610. Acesso em: 12 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36331https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511http://orcid.org/0000-0002-3845-8354(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Maria Cecília dos Santos Queiroz deAbbad, Gardênia da SilvaFreitas, Thais Rodrigues deengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/36331Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work
Avaliação de aprendizagem, reação e impacto de treinamentos corporativos no trabalho
title Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work
spellingShingle Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work
Araujo, Maria Cecília dos Santos Queiroz de
Treinamento - avaliação
Aprendizagem
Pessoal - treinamento
title_short Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work
title_full Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work
title_fullStr Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work
title_full_unstemmed Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work
title_sort Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work
author Araujo, Maria Cecília dos Santos Queiroz de
author_facet Araujo, Maria Cecília dos Santos Queiroz de
Abbad, Gardênia da Silva
Freitas, Thais Rodrigues de
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
Freitas, Thais Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Maria Cecília dos Santos Queiroz de
Abbad, Gardênia da Silva
Freitas, Thais Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento - avaliação
Aprendizagem
Pessoal - treinamento
topic Treinamento - avaliação
Aprendizagem
Pessoal - treinamento
description Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a reação, a aprendizagem por meio de testes situacionais e o impacto no nível do indivíduo de três treinamentos realizados em uma Agência Reguladora, analisando a experiência dos indivíduos na temática dos treinamentos, as variáveis sociodemográficas, o suporte à transferência e as relações entre as variáveis. A pesquisa contou com 211 respondentes, cinco instrumentos para coleta de dados e estatísticas descritivas e não-paramétricas para análise dos dados. Os resultados indicaram que não há correlação significativa entre aprendizagem e autoavaliação de impacto; há correlação significativa entre reação e autoavaliação de impacto; a avaliação de suporte psicossocial pelos participantes esteve significativamente relacionada com a autoavaliação de impacto. São discutidas as principais contribuições e limitações do estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:30:19Z
2020-01-24T10:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; ABBAD, Gardênia da Silva; FREITAS, Thais Rodrigues de. Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, e35511, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100610. Acesso em: 12 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ARAUJO, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; ABBAD, Gardênia da Silva; FREITAS, Thais Rodrigues de. Avaliação de aprendizagem, reação e impacto de treinamentos corporativos no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, e35511, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100610. Acesso em: 12 jun. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36331
https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511
http://orcid.org/0000-0002-3845-8354
identifier_str_mv ARAUJO, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; ABBAD, Gardênia da Silva; FREITAS, Thais Rodrigues de. Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, e35511, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100610. Acesso em: 12 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ARAUJO, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; ABBAD, Gardênia da Silva; FREITAS, Thais Rodrigues de. Avaliação de aprendizagem, reação e impacto de treinamentos corporativos no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, e35511, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100610. Acesso em: 12 jun. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36331
https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511
http://orcid.org/0000-0002-3845-8354
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508357881430016