Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zinn, Alexandra César
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21327
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21327
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.
id UNB_707b35872fe40373fea7a81c4208ceab
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21327
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deuxLetramento informacionalArte e educaçãoMultiletramentosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.Analisa a interligação dos conteúdos de letramento informacional aos conteúdos de Arte no ensino médio por meio de pesquisa descritiva realizada com arte-educadores da secretaria de educação do Distrito Federal, regional de ensino do Recanto das Emas. Os docentes pesquisados participaram de curso básico de formação em letramento informacional com intuito de subsidiar a etapa posterior que consistiu em responderem rodadas de questionários intercaladas por feedbacks. O estudo utilizou o método Delphi, os instrumentos de pesquisa foram questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelaram a viabilidade de aplicação da proposta apesar dos desafios a serem superados, relacionados principalmente à incipiência na formação em letramento informacional dos docentes em geral, à deficitária infraestrutura das escolas e a organização curricular vigente.Analyzes the interconnection of Information Literacy content to Art content in High School by a descriptive research with art educators who work at the Public Education Schools (Recanto das Emas regional area) in the Distrito Federal Government. The educators who were researched, they had participated in the information literacy basic course, which has the purpose to support the next step of the research, which they answered some group of questionnaires, that after each of them, the art educators received a feedback of it. This study used the Delphi method and the research tools were questionnaires structured with some objective and subjective questions. The results disclosed the feasibility to apply this kind of literacy purposed in the study, even though the challenges related to the general incipient information literacy of the educators, the infrastructure problems and the actual organization of the curriculum school.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoGasque, Kelley Cristine Gonçalves DiasZinn, Alexandra César2016-08-24T13:54:02Z2016-08-24T13:54:02Z2016-08-242016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZINN, Alexandra César. Letramento informacional e arte educação: ensaio de um pas de deux. 2016. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21327http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21327A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T13:40:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/21327Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T13:40:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux
title Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux
spellingShingle Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux
Zinn, Alexandra César
Letramento informacional
Arte e educação
Multiletramentos
title_short Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux
title_full Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux
title_fullStr Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux
title_full_unstemmed Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux
title_sort Letramento informacional e arte educação : ensaio de um pas de deux
author Zinn, Alexandra César
author_facet Zinn, Alexandra César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Zinn, Alexandra César
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento informacional
Arte e educação
Multiletramentos
topic Letramento informacional
Arte e educação
Multiletramentos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-24T13:54:02Z
2016-08-24T13:54:02Z
2016-08-24
2016-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZINN, Alexandra César. Letramento informacional e arte educação: ensaio de um pas de deux. 2016. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21327
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21327
identifier_str_mv ZINN, Alexandra César. Letramento informacional e arte educação: ensaio de um pas de deux. 2016. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21327
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508369582489600