A construção de um programa de letramento informacional e arte educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zinn, Alexandra César
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23392
https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646067
Resumo: Analisa a interligação dos conteúdos de letramento informacional aos conteúdos de Arte no ensino médio por meio de pesquisa descritiva realizada com arte-educadores da secretaria de educação do Distrito Federal, regional de ensino do Recanto das Emas. Os docentes pesquisados participaram de curso básico de formação em letramento informacional com intuito de subsidiar a etapa posterior que consistiu em responderem rodadas de questionários intercaladas por feedbacks. O estudo utilizou o método Delphi, os instrumentos de pesquisa foram questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelaram a viabilidade de aplicação da proposta, apesar dos desafios a serem superados, relacionados principalmente à incipiência da formação em letramento informacional dos docentes em geral, à deficitária infraestrutura das escolas e à organização curricular vigente.
id UNB_a769364d2489871c21e01485f4d13fff
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23392
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A construção de um programa de letramento informacional e arte educaçãoThe construction of an information literacy and art education ProgramLetramento informacionalMultiletramentosArte e educaçãoAnalisa a interligação dos conteúdos de letramento informacional aos conteúdos de Arte no ensino médio por meio de pesquisa descritiva realizada com arte-educadores da secretaria de educação do Distrito Federal, regional de ensino do Recanto das Emas. Os docentes pesquisados participaram de curso básico de formação em letramento informacional com intuito de subsidiar a etapa posterior que consistiu em responderem rodadas de questionários intercaladas por feedbacks. O estudo utilizou o método Delphi, os instrumentos de pesquisa foram questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelaram a viabilidade de aplicação da proposta, apesar dos desafios a serem superados, relacionados principalmente à incipiência da formação em letramento informacional dos docentes em geral, à deficitária infraestrutura das escolas e à organização curricular vigente.This article analyzes the interconnection of Information Literacy content to Art content in High School by a descriptive research with art educators who work at the Public Education Schools (Recanto das Emas regional area) in the Distrito Federal Government. The educators who were researched, they had participated in the information literacy basic course, which has the purpose to support the next step of the research, which they answered some group of questionnaires, that after each of them, the art educators received a feedback of it. This study used the Delphi method and the research tools were questionnaires structured with some objective and subjective questions. The results disclosed the feasibility to apply this kind of literacy purposed in the study, even though the challenges related to the general incipient information literacy of the educators, the infrastructure problems and the actual organization of the curriculum school.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU)2017-04-26T15:40:47Z2017-04-26T15:40:47Z2017-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfZINN, Alexandra César; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A construção de um programa de letramento informacional e arte educação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 171-188, jan/abr 2001. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646067>. Acesso em: 25 abr. 2017. https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646067http://repositorio.unb.br/handle/10482/23392https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646067InglêsporRevista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Sem derivações 4.0 Internacional (Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0)). Fonte: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646067. Acesso em: 25 abr. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessZinn, Alexandra CésarGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T22:54:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/23392Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T22:54:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um programa de letramento informacional e arte educação
The construction of an information literacy and art education Program
title A construção de um programa de letramento informacional e arte educação
spellingShingle A construção de um programa de letramento informacional e arte educação
Zinn, Alexandra César
Letramento informacional
Multiletramentos
Arte e educação
title_short A construção de um programa de letramento informacional e arte educação
title_full A construção de um programa de letramento informacional e arte educação
title_fullStr A construção de um programa de letramento informacional e arte educação
title_full_unstemmed A construção de um programa de letramento informacional e arte educação
title_sort A construção de um programa de letramento informacional e arte educação
author Zinn, Alexandra César
author_facet Zinn, Alexandra César
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
author2 Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zinn, Alexandra César
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento informacional
Multiletramentos
Arte e educação
topic Letramento informacional
Multiletramentos
Arte e educação
description Analisa a interligação dos conteúdos de letramento informacional aos conteúdos de Arte no ensino médio por meio de pesquisa descritiva realizada com arte-educadores da secretaria de educação do Distrito Federal, regional de ensino do Recanto das Emas. Os docentes pesquisados participaram de curso básico de formação em letramento informacional com intuito de subsidiar a etapa posterior que consistiu em responderem rodadas de questionários intercaladas por feedbacks. O estudo utilizou o método Delphi, os instrumentos de pesquisa foram questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelaram a viabilidade de aplicação da proposta, apesar dos desafios a serem superados, relacionados principalmente à incipiência da formação em letramento informacional dos docentes em geral, à deficitária infraestrutura das escolas e à organização curricular vigente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26T15:40:47Z
2017-04-26T15:40:47Z
2017-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZINN, Alexandra César; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A construção de um programa de letramento informacional e arte educação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 171-188, jan/abr 2001. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646067>. Acesso em: 25 abr. 2017. https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646067
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23392
https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646067
identifier_str_mv ZINN, Alexandra César; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A construção de um programa de letramento informacional e arte educação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 171-188, jan/abr 2001. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646067>. Acesso em: 25 abr. 2017. https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646067
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23392
https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646067
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU)
publisher.none.fl_str_mv Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508177641701376