Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30889 http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não humanos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva. |
id |
UNB_7332e2b1e40b53ed17ba965b9ac4d608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/30889 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo Jr., AntônioAvanzi, Maria RitaGastal, Maria Luiza de Araújo2018-01-04T19:15:38Z2018-01-04T19:15:38Z2017ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub May 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. ___________________________________________________________________________________________________________________________________ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub 11-Maio-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30889http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não humanos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva.This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory.Esta es una investigación-acción desarrollada entre estudiantes jóvenes y adultos de una escuela pública del Distrito Federal, Brasil. La articulación entre conocimiento escolar y conocimiento a partir de la experiencia ocurrió durante un taller en el cual contenidos de zoología fueron abordados a partir de la relación entre estudiantes y otros animales. Historias fueron compartidas en un círculo y los tex-tos producidos fueron exhibidos en un tendedero literario en el patio de la escuela. Nuestra propuesta está basada en las premisas de Paulo Freire y en sus conexiones con otros autores, segundo los cuales todo profesor es un profesor de lectura y escrita; la escuela es una instancia legítima para la construc-ción del conocimiento; todo proceso de aprendizaje es un ejercicio de relectura de nuestras propias experiencias. Esta investigación muestra que es posible organizar actividades que valoran la trayectoria de vida de cada uno de los sujetos sin fallar en la enseñanza de las Ciencias Naturales, con en benefi-cio de ayudar en la construcción de una memoria personal y colectiva.porengFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessUma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultosAn experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult studentsUna experiencia de encuentro entre narrativas autobiográficas y narrativas científicas en la enseñanza de la Biología para jóvenes y adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação de jovens e adultosHistória de vidareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdfARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdfapplication/pdf361002http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30889/1/ARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdf0f06a82e451c0e3ad7a34058b5bebaa8MD51open accessARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdfARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdfapplication/pdf334160http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30889/2/ARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdf61238061578958757b0712a6b5c31cfaMD52open access10482/308892023-05-24 20:49:04.473open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30889Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:49:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students Una experiencia de encuentro entre narrativas autobiográficas y narrativas científicas en la enseñanza de la Biología para jóvenes y adultos |
title |
Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos |
spellingShingle |
Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos Araújo Jr., Antônio Educação de jovens e adultos História de vida |
title_short |
Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos |
title_full |
Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos |
title_fullStr |
Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos |
title_sort |
Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos |
author |
Araújo Jr., Antônio |
author_facet |
Araújo Jr., Antônio Avanzi, Maria Rita Gastal, Maria Luiza de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Avanzi, Maria Rita Gastal, Maria Luiza de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Jr., Antônio Avanzi, Maria Rita Gastal, Maria Luiza de Araújo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos História de vida |
topic |
Educação de jovens e adultos História de vida |
description |
Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não humanos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-04T19:15:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-04T19:15:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub May 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. ___________________________________________________________________________________________________________________________________ ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub 11-Maio-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30889 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub May 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. ___________________________________________________________________________________________________________________________________ ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub 11-Maio-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30889 http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30889/1/ARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30889/2/ARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f06a82e451c0e3ad7a34058b5bebaa8 61238061578958757b0712a6b5c31cfa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573674517725184 |