Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garonce, Francisco Vieira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4284
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.
id UNB_7359eafa55b72af13bb47ef3f06b09dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4284
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectadaEnsino a distânciaTecnologia da informaçãoTecnologia educacionalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.A presente tese apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa cujo objetivo principal foi identificar os impactos provocados pela videoconferência utilizando a internet, ou webconferência, na ação educativa presencial conectada, focando as alterações nos papéis docentes, decorrentes desta nova possibilidade tecnológica. Realizamos um estudo com aporte etnográfico focando a atuação do professor neste novo ambiente educacional, no qual as ações docentes foram impactadas pela utilização da webconferência como ferramenta de ensino. O estudo identificou de que modo a ação docente foi afetada ou modificada pela situação educativa na qual alunos e professor interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando uma modalidade híbrida de educação, também denominada blended learning. Esta pesquisa, de caráter etnográfico, da sala de aula virtual teve como campo de observação relações educativas realizadas no contexto do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade de Brasília, o qual é alicerçado em webconferências e que visa a formação continuada de gestores da Rede Federal de Educação Tecnológica e Profissional (Projeto Gestor). A investigação tomou como ponto de partida estudos a respeito da transposição didática dos saberes (CHEVALLARD, 1997) e, ao longo da mesma, foram identificadas e analisadas mudanças na prática docente decorrentes da transição do ambiente presencial tradicional para o ambiente presencial conectado. O principal objetivo visado foi o de destacar as mudanças ocorridas na ação docente em função da utilização da webconferência como ferramenta de ensino, caracterizando o fenômeno da Transposição Midiática. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present thesis presents the results of an academic research whose main goal was to identify the impacts of the introduction of the Desktop Video Conferencing (webconferencing), based on the Internet, in the educational scenario, focusing on the changes of teachers roles caused by this technology. We carried out a study focusing on the teachers procedures in this new educational environment in which teachers actions were impacted by the use of this new technology as an educational tool. The study identified how teachers actions were affected or modified by the educational situation in which students and teachers interacted face to face, mediated by this technology, in a distant, but synchronized way, characterizing a blended learning. This ethnographic research of a virtual classroom used as an observation field the educational relationship in the context of the Masters Course on Education of the Universidade de Brasília that is supported by desktop video conferences and aims to promote the continuous education of agents of the Federal Network of Professional and Technological Education (Project Manager). The investigation started from studies on the Didactic Transposition of Knowledge (CHEVALLARD, 1997) and, during this research, we analyzed and identified changes in teachers practices caused by the transition from a traditional educational environment to a blended learning context. The main goal was to emphasize the changes occurred in teachers actions caused by the use of the webconferencing technology as an educational tool, characterizing the phenomenon of Midiatic Transposition. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉLa présente thèse présente les résultats d´un travail de recherche dont de but principal fut celui d´identifier les impacts provoqués par la videoconference par l’internet, ou webconférence, comme outil d´enseignement. L´étude identifia comment l´action enseignante fut touchée ou modifiée par la situation educative où les élèves et le professeur interagirent face à face, basés sur la technologie , de manière synchrone, à distance , caractérisant une nouvelle modalité hibride d´éducation, aussi dénominée blended learning. Cette recherche ethnographique de la salle de leçon virtuelle eut comme “champ de vision” les relations éducatives realisées au Cours de la Maîtrise Académique en Éducation de l´Université de Brasília, fondée sur des webconférences et dont le but c´est la formation de gérants du Réseau Fédéral d´ Éducation Technologique et Professionnelle ( Projeto Gestor). La recherche prit comme point de départ les études sur la transposition didactique des savoirs (CHEVALLARD, 1997) et, au cours de la même, furent identifiés et analysés des changements dans la pratique d´enseignement issus d´un milieu traditionnel face à un milieu connecté. Le principal but fut de relever ces chamgements dans la pratique de l´enseignement en raison de l´utilisation de la webconférence comme outil d´enseignement, caractérisant. de cette façon, le phénomène de la Transposition Médiatique.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Gilberto LacerdaGaronce, Francisco Vieira2010-04-19T18:51:05Z2010-04-19T18:51:05Z2010-04-192009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGARONCE, Francisco Vieira. Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada. 2009. 225 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4284info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T21:22:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/4284Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T21:22:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada
title Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada
spellingShingle Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada
Garonce, Francisco Vieira
Ensino a distância
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
title_short Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada
title_full Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada
title_fullStr Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada
title_full_unstemmed Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada
title_sort Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada
author Garonce, Francisco Vieira
author_facet Garonce, Francisco Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Garonce, Francisco Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
topic Ensino a distância
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-04-19T18:51:05Z
2010-04-19T18:51:05Z
2010-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARONCE, Francisco Vieira. Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada. 2009. 225 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4284
identifier_str_mv GARONCE, Francisco Vieira. Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada. 2009. 225 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580709335629824