No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinelli, Suselaine Serejo
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Barbato, Silviane Bonaccorsi, Mitjáns, Albertina Martinez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952
Resumo: O presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_76f1b54ec842c5300dee743b1cc14cfd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21952
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito FederalIn the teaching, who dances? a critical analysis of the creativity in dances in Distrito FederalCriatividadeCorporeidadeSubjetividadeO presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims at critically analyzing the creativity in dance teaching in Distrito Federal, Brazil. The implications of this teaching over students development process are analised, specially with respect to their creative behaviour. From a historical-cultural perspective, dance teachers and students were interviewed and classes were filmed, videotaped and submitted to qualitative analyses. It was observed that there was a tendency to teach dance techniques in a traditional way, keeping it separated from creation and artistic expression which would only happen in specific classes or at stage. It was noted that creativity may be considered only when the artistic product is being conceived. The results indicated that the presence of creativity in the process of composition is as fundamental as performance (interpretation) of dances, appreciation, and that creativity should be part of the technical classes. The role of the dance teacher is fundamental in that process and some ways of working in classes are suggested.Instituto de Psicologia da UERJ2016-12-16T12:34:12Z2016-12-16T12:34:12Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINIELI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane Bonaccorsi; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino quem dança? Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino de dança no DF. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 51-62, 2003. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636>. Acesso em: 15 dez. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso) - Este número de Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636. Acesso em: 15 dez. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessMartinelli, Suselaine SerejoBarbato, Silviane BonaccorsiMitjáns, Albertina Martinezporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/21952Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
In the teaching, who dances? a critical analysis of the creativity in dances in Distrito Federal
title No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
spellingShingle No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
Martinelli, Suselaine Serejo
Criatividade
Corporeidade
Subjetividade
title_short No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
title_full No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
title_fullStr No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
title_full_unstemmed No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
title_sort No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
author Martinelli, Suselaine Serejo
author_facet Martinelli, Suselaine Serejo
Barbato, Silviane Bonaccorsi
Mitjáns, Albertina Martinez
author_role author
author2 Barbato, Silviane Bonaccorsi
Mitjáns, Albertina Martinez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinelli, Suselaine Serejo
Barbato, Silviane Bonaccorsi
Mitjáns, Albertina Martinez
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Corporeidade
Subjetividade
topic Criatividade
Corporeidade
Subjetividade
description O presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2016-12-16T12:34:12Z
2016-12-16T12:34:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINIELI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane Bonaccorsi; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino quem dança? Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino de dança no DF. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 51-62, 2003. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636>. Acesso em: 15 dez. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952
identifier_str_mv MARTINIELI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane Bonaccorsi; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino quem dança? Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino de dança no DF. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 51-62, 2003. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636>. Acesso em: 15 dez. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da UERJ
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da UERJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508358643744768