No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952 |
Resumo: | O presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_76f1b54ec842c5300dee743b1cc14cfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/21952 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito FederalIn the teaching, who dances? a critical analysis of the creativity in dances in Distrito FederalCriatividadeCorporeidadeSubjetividadeO presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims at critically analyzing the creativity in dance teaching in Distrito Federal, Brazil. The implications of this teaching over students development process are analised, specially with respect to their creative behaviour. From a historical-cultural perspective, dance teachers and students were interviewed and classes were filmed, videotaped and submitted to qualitative analyses. It was observed that there was a tendency to teach dance techniques in a traditional way, keeping it separated from creation and artistic expression which would only happen in specific classes or at stage. It was noted that creativity may be considered only when the artistic product is being conceived. The results indicated that the presence of creativity in the process of composition is as fundamental as performance (interpretation) of dances, appreciation, and that creativity should be part of the technical classes. The role of the dance teacher is fundamental in that process and some ways of working in classes are suggested.Instituto de Psicologia da UERJ2016-12-16T12:34:12Z2016-12-16T12:34:12Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINIELI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane Bonaccorsi; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino quem dança? Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino de dança no DF. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 51-62, 2003. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636>. Acesso em: 15 dez. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso) - Este número de Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636. Acesso em: 15 dez. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessMartinelli, Suselaine SerejoBarbato, Silviane BonaccorsiMitjáns, Albertina Martinezporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/21952Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal In the teaching, who dances? a critical analysis of the creativity in dances in Distrito Federal |
title |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal |
spellingShingle |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal Martinelli, Suselaine Serejo Criatividade Corporeidade Subjetividade |
title_short |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal |
title_full |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal |
title_fullStr |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal |
title_sort |
No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal |
author |
Martinelli, Suselaine Serejo |
author_facet |
Martinelli, Suselaine Serejo Barbato, Silviane Bonaccorsi Mitjáns, Albertina Martinez |
author_role |
author |
author2 |
Barbato, Silviane Bonaccorsi Mitjáns, Albertina Martinez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinelli, Suselaine Serejo Barbato, Silviane Bonaccorsi Mitjáns, Albertina Martinez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Corporeidade Subjetividade |
topic |
Criatividade Corporeidade Subjetividade |
description |
O presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2016-12-16T12:34:12Z 2016-12-16T12:34:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINIELI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane Bonaccorsi; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino quem dança? Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino de dança no DF. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 51-62, 2003. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636>. Acesso em: 15 dez. 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952 |
identifier_str_mv |
MARTINIELI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane Bonaccorsi; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino quem dança? Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino de dança no DF. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 51-62, 2003. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636>. Acesso em: 15 dez. 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508358643744768 |