A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Michele Ferreira de Freitas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10904
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012.
id UNB_78dffb5ff6c36b397f901c86caac42f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10904
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)Prática de ensinoFísica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012.Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que visa investigar as concepções de alguns professores de Física do Nível Médio, e como essas concepções influenciam a sua prática docente. O estudo das concepções dos professores apresentada é relevante na medida em que propicia diretrizes para a elaboração de propostas referentes a melhorias significativas das condições de ensino. Para isso, foi utilizado uma entrevista semiestruturada e um questionário aberto, aplicado a um grupo de professores em serviço, de escolas públicas e privadas do Distrito Federal. A entrevista e o questionário revelaram-se instrumentos viáveis para o levantamento das concepções dos professores, ressaltando ainda as dificuldades encontradas por estes profissionais em meio às particularidades da estrutura ambiental e pedagógica no contexto de ensino. Foi possível verificar que a prática reflexiva não se mostrou como uma característica dos profissionais entrevistados e, também, a necessidade de rever não só os conteúdos, mas as concepções sobre o ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper presents and discusses the results of a qualitative research, which aims to investigate the conceps of some High School Physics teachers and how these concepts affect their teaching practice. The study of the teachers' concepts is relevant by providing guidelines for the elaboration of proposals for improving the teaching conditions. We used a semi-structured interview and an open questionnaire, applied to a group of teachers of public and private schools of the Federal District. The interview and the questionnaire proved to be viable instruments to survey of the teachers’ concepts, also highlights the difficulties faced by these professionals through the particularities of the environmental and pedagogic structures involved in teaching and learning. It was possible to verify that a reflexive practice was not as a trait of the professionals interviewed, and also that it is not only necessary to review the programs but also the concepts about teaching.Sousa, Célia Maria Soares Gomes deCoelho, Michele Ferreira de Freitas2012-07-09T11:31:51Z2012-07-09T11:31:51Z2012-07-092012-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, Michele Ferreira de Freitas. A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem). 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10904info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/10904Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)
title A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)
spellingShingle A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)
Coelho, Michele Ferreira de Freitas
Prática de ensino
Física - estudo e ensino
title_short A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)
title_full A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)
title_fullStr A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)
title_full_unstemmed A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)
title_sort A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem)
author Coelho, Michele Ferreira de Freitas
author_facet Coelho, Michele Ferreira de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Michele Ferreira de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Física - estudo e ensino
topic Prática de ensino
Física - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-09T11:31:51Z
2012-07-09T11:31:51Z
2012-07-09
2012-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Michele Ferreira de Freitas. A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem). 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10904
identifier_str_mv COELHO, Michele Ferreira de Freitas. A influência das concepções de professores de física sobre a sua prática docente (no processo ensino-aprendizagem). 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580738939027456