Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabra, Dennia Pasquali e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21435
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21435
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.
id UNB_b8ae216b09f0a155fca3a324d75d2f1f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21435
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporaisVirtual job teaching in physical education : knowledge teachers and educational practices on practices bodyEducação física - estudo e ensinoEnsino a distânciaTrabalho docentePráticas corporaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.Por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitados pela Educação a Distância, os tempos e os espaços para ensinar e aprender já não mais se restringem à sala de aula em seu espaço físico e seu tempo pré-estabelecido, como historicamente fora constituído. Compreender como acontece o trabalho docente na Educação Física, em meio a um espaço não-físico e em um trabalho atemporal, constituiu o objetivo geral desta pesquisa. Por meio de uma pesquisa de característica qualitativa, foram realizadas observações a 10 disciplinas de conteúdos identificadores do campo da Educação Física (relativos às práticas corporais), do curso de Educação Física, modalidade a distância, da Universidade Federal de Goiás, bem como entrevistas semiestruturadas com 8 professore(a)s desta instituição de ensino superior. Categorias como tecnologia, trabalho e saberes docentes foram extraídas e possibilitaram compreender o trabalho docente na Educação Física em relação a organização e estruturação das disciplinas nos ambientes virtuais de aprendizagem, as práticas pedagógicas desenvolvidas em relação à tecnologia, a natureza do trabalho docente virtual, os saberes incorporados por uma educação através das mídias e as relações com a polidocência. Dentre as conclusões destaca-se que a prática pedagógica sobre as práticas corporais possuem características de uma modalidade presencial de educação, porém avançam diante do saber-fazer na medida que articula os conhecimentos técnicos-científicos com os teórico-científicos; os saberes sobre as tecnologias e as mídias foram incorporados ao trabalho docente; a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual.Through the virtual learning environments enabled by the Distance Education, times and spaces for teaching and learning no longer restricted to the classroom's physical space and its pre-set time, as historically constituted out. Understanding how does the teaching work in physical education in the midst of a non-physical space and a timeless work, was the objective of this research. Through a qualitative characteristic of research, observations were carried out at 10 disciplines handles contents of the field of Physical Education (related to corporal practices), the Physical Education course, the distance mode, the Federal University of Goiás, as well as semi-structured interviews with 8 teachers of this higher education institution. Categories like technology, work and teaching knowledge were extracted and allowed understand the teaching profession in Physical Education regarding the organization and structuring of the subjects in virtual learning environments, pedagogical practices developed in relation to technology, the nature of virtual teaching work, knowledge incorporated by an education through the media and relations with polidocência. Among the findings is emphasized that the pedagogical practice of corporal practices have characteristics of a classroom type of education, but advance on the know-how to the extent that articulates the technical and scientific knowledge with the theoretical and scientific; the knowledge about the technologies and media were incorporated into the teaching profession; the polidocência proved to be inherent in virtual teaching.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaLazzarotti Filho, AriCabra, Dennia Pasquali e2016-09-16T12:14:05Z2016-09-16T12:14:05Z2016-09-162016-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCABRA, Dennia Pasquali e. Trabalho docente virtual em Educação Física: saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais. 2016. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21435http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21435A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:29:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/21435Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:29:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
Virtual job teaching in physical education : knowledge teachers and educational practices on practices body
title Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
spellingShingle Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
Cabra, Dennia Pasquali e
Educação física - estudo e ensino
Ensino a distância
Trabalho docente
Práticas corporais
title_short Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
title_full Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
title_fullStr Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
title_full_unstemmed Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
title_sort Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
author Cabra, Dennia Pasquali e
author_facet Cabra, Dennia Pasquali e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazzarotti Filho, Ari
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabra, Dennia Pasquali e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - estudo e ensino
Ensino a distância
Trabalho docente
Práticas corporais
topic Educação física - estudo e ensino
Ensino a distância
Trabalho docente
Práticas corporais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-16T12:14:05Z
2016-09-16T12:14:05Z
2016-09-16
2016-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CABRA, Dennia Pasquali e. Trabalho docente virtual em Educação Física: saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais. 2016. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21435
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21435
identifier_str_mv CABRA, Dennia Pasquali e. Trabalho docente virtual em Educação Física: saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais. 2016. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21435
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508224249856000