O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Émile Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9649
Resumo: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
id UNB_7b89217da4872f68025dd54083e7a7fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9649
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu abertoCinema contemporâneoLiteratura - história e críticaTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.Este trabalho é uma análise das imagens fílmicas do sertão, produzidas pelo cinema brasileiro, e suas relações com a pós-modernidade e a globalização, bem como com as novas formas de política e as identidades que se relacionam com ela. É também uma análise de como é possível pensar este espaço em termos de subjetividades e metaficção. Para tanto, realizamos um estudo que perpassa a literatura e o cinema – que tratam do sertão – de momentos anteriores até a produção atual. A análise literária investiga o espaço sertanejo desde o Romantismo até a contemporaneidade concentrando-se no romance Galiléia de Ronaldo Correia de Brito. Já as observações sobre o cinema que usa o sertão como cenografia partem do Ciclo do cangaço, caminham pelo Cinema Novo e terminam nos filmes dos anos noventa em diante. Ao final nos detivemos em O céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) e Cinema aspirinas e urubus (Marcelo Gomes, 2005). ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work is an analysis of film footages of the “sertão” (backcountry), produced by the Brazilian cinema, and its relations with post-modernity and globalization, as well as with the new politics forms and identities that relate to it. It is also an analysis of how is possible to think this “space” in subjectivity and metafiction terms. For this purpose, was made a study that runs through literature and cinema – especially the material that deals with the “sertão” – from old productions to the current ones and, finally, we stopped at “O céu de Suely” (Karim Aïnouz, 2006) and “Cinema, aspirinas e urubus” (Marcelo Gomes, 2005).Müller Júnior, AdalbertoAndrade, Émile Cardoso2011-12-04T13:04:54Z2011-12-04T13:04:54Z2011-12-042011-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfANDRADE, Émile Cardoso. O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mudo : errâncias a céu aberto. 2011. 168 f. Tese(Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9649info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:59:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/9649Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:59:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
title O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
spellingShingle O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
Andrade, Émile Cardoso
Cinema contemporâneo
Literatura - história e crítica
title_short O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
title_full O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
title_fullStr O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
title_full_unstemmed O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
title_sort O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
author Andrade, Émile Cardoso
author_facet Andrade, Émile Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Müller Júnior, Adalberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Émile Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema contemporâneo
Literatura - história e crítica
topic Cinema contemporâneo
Literatura - história e crítica
description Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-04T13:04:54Z
2011-12-04T13:04:54Z
2011-12-04
2011-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Émile Cardoso. O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mudo : errâncias a céu aberto. 2011. 168 f. Tese(Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9649
identifier_str_mv ANDRADE, Émile Cardoso. O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mudo : errâncias a céu aberto. 2011. 168 f. Tese(Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580846738931712