A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Wilsa Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21928
Resumo: O ensaio aborda questões teóricas e práticas implicadas na elaboração de textos para o ensino a distância. Enfoca os temas sobre a compreensão leitora, a compreensibilidade do texto e a elaboração de materiais impressos. Discute as possibilidades de melhorar a compreensão leitora a partir de intervenções no texto usando alguns recursos. Prioriza a discussão de dois recursos textuais mais polêmicos: os objetivos de aprendizagem e a simplificação. Tem por objetivo alertar os docentes autores de material impresso sobre as possíveis formas de aplicação desses recursos e suas implicações pedagógicas para o processo de aprendizagem. Conclui que os autores devem se beneficiar das descobertas e resultados das pesquisas da psicologia da aprendizagem a partir de textos para aprimorar o árduo trabalho de redação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_7c45ca742ab9cf7c3ab935356091bd42
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21928
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distânciaReading comprehension and teacher action at text production to distance educationEnsino a distânciaAprendizagemCompreensão na leituraO ensaio aborda questões teóricas e práticas implicadas na elaboração de textos para o ensino a distância. Enfoca os temas sobre a compreensão leitora, a compreensibilidade do texto e a elaboração de materiais impressos. Discute as possibilidades de melhorar a compreensão leitora a partir de intervenções no texto usando alguns recursos. Prioriza a discussão de dois recursos textuais mais polêmicos: os objetivos de aprendizagem e a simplificação. Tem por objetivo alertar os docentes autores de material impresso sobre as possíveis formas de aplicação desses recursos e suas implicações pedagógicas para o processo de aprendizagem. Conclui que os autores devem se beneficiar das descobertas e resultados das pesquisas da psicologia da aprendizagem a partir de textos para aprimorar o árduo trabalho de redação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe assay approaches theoretical and practical questions implied in the text elaboration to distance education. Focus on the subjects about reading comprehension, the text comprehensibility and the print materials elaboration. Discuss the possibilities to improve the reading comprehension from interventions in the text using some resources. Prioritises the quarrel of two more controversial textual resources: the learning objectives and simplification. Its objective is to alert author’s professors of print material about possible application forms of these resources and theirs pedagogical implications to learning process. The conclusion is that the authors must benefit of the discoveries and results of psychology research of learning from texts to improve the arduous writing job.Programa de pós-graduação em Letras - Universidade Carólica de Pelotas2016-12-12T14:51:28Z2016-12-12T14:51:28Z2006-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, Wilsa Maria. A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 215-242, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/180/147>. Acesso em: 12 dez. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21928Linguagem & Ensino - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/180/147. Acesso em: 12 dez. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Wilsa Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/21928Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
Reading comprehension and teacher action at text production to distance education
title A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
spellingShingle A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
Ramos, Wilsa Maria
Ensino a distância
Aprendizagem
Compreensão na leitura
title_short A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
title_full A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
title_fullStr A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
title_full_unstemmed A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
title_sort A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
author Ramos, Wilsa Maria
author_facet Ramos, Wilsa Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Wilsa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Aprendizagem
Compreensão na leitura
topic Ensino a distância
Aprendizagem
Compreensão na leitura
description O ensaio aborda questões teóricas e práticas implicadas na elaboração de textos para o ensino a distância. Enfoca os temas sobre a compreensão leitora, a compreensibilidade do texto e a elaboração de materiais impressos. Discute as possibilidades de melhorar a compreensão leitora a partir de intervenções no texto usando alguns recursos. Prioriza a discussão de dois recursos textuais mais polêmicos: os objetivos de aprendizagem e a simplificação. Tem por objetivo alertar os docentes autores de material impresso sobre as possíveis formas de aplicação desses recursos e suas implicações pedagógicas para o processo de aprendizagem. Conclui que os autores devem se beneficiar das descobertas e resultados das pesquisas da psicologia da aprendizagem a partir de textos para aprimorar o árduo trabalho de redação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01
2016-12-12T14:51:28Z
2016-12-12T14:51:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Wilsa Maria. A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 215-242, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/180/147>. Acesso em: 12 dez. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21928
identifier_str_mv RAMOS, Wilsa Maria. A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 215-242, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/180/147>. Acesso em: 12 dez. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras - Universidade Carólica de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras - Universidade Carólica de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508292431413248