Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tatiana Oliveira de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Araújo, Claisy Maria Marinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27548
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008
Resumo: Discute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área.
id UNB_7f7095bae7c32dacf367f01087467738
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27548
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuaisSchool psychology in Brazil and in the State of Maranhão : history and current trendsPsicología escolar en Brasil y en Maranhão : recorridos históricos y tendenciasPsicologia escolarPsicólogos - formaçãoPsicólogos - atuaçãoDiscute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área.This paper presents a discussion on the current scenario in School Psychology in the State of Maranhão. We use, as parameter, the transformations that occurred throughout the country in the last decades. . A bibliographic study on the subject has been carried out and used for later reflections about the history and current trends regarding the training and work of school psychologists in the State of Maranhão. We concluded that Maranhão needs the contribution of school psychologists who are certain of their role and intentions so they can build their professional identity with commitment to local social transformations, which starts with the improvement of expertise in the area.Se discute el escenario actual de la Psicología Escolar en el estado de Maranhão, usando como parámetro las transformaciones de las últimas décadas en el ámbito nacional. Fue realizado un estudio bibliográfico sobre el tema, a partir del cual se levantaron reflexiones sobre la historia y las tendencias actuales en el ámbito de la formación y actuación del psicólogo escolar en el estado. Se considera que en Maranhão es necesaria la contribución de psicólogos escolares que, seguros de su papel e intencionalidad, construyan una identidad profesional comprometida con las transformaciones sociales del contexto local, lo que comienza a hacerse efectivo a través del perfeccionamiento de la formación en el área.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:52:13Z2017-12-07T04:52:13Z2009-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Tatiana Oliveira de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 13, n. 1, p. 65-73, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27548https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008Psicologia Escolar e Educacional - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Tatiana Oliveira deAraújo, Claisy Maria Marinhoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/27548Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
School psychology in Brazil and in the State of Maranhão : history and current trends
Psicología escolar en Brasil y en Maranhão : recorridos históricos y tendencias
title Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
spellingShingle Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
Carvalho, Tatiana Oliveira de
Psicologia escolar
Psicólogos - formação
Psicólogos - atuação
title_short Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
title_full Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
title_fullStr Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
title_full_unstemmed Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
title_sort Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
author Carvalho, Tatiana Oliveira de
author_facet Carvalho, Tatiana Oliveira de
Araújo, Claisy Maria Marinho
author_role author
author2 Araújo, Claisy Maria Marinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tatiana Oliveira de
Araújo, Claisy Maria Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Psicólogos - formação
Psicólogos - atuação
topic Psicologia escolar
Psicólogos - formação
Psicólogos - atuação
description Discute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06
2017-12-07T04:52:13Z
2017-12-07T04:52:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Tatiana Oliveira de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 13, n. 1, p. 65-73, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27548
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008
identifier_str_mv CARVALHO, Tatiana Oliveira de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 13, n. 1, p. 65-73, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27548
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508289652686848