Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saupe, Rosita
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Alves, Elioenai Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6320
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000200010
Resumo: A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.
id UNB_800fb58a1022aba5e5d12467746ffe19
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6320
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagemContribution to the development of nursing political-pedagogic projectsContribución a la construcción de proyectos político-pedagógicos en la enfermeríaEducaçãoEnfermagemA partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.Based on the concepts of project and political-pedagogic project, authors presented a proposal for the development of such a project. The framework includes: the reference, the philosophy, the concept and the structure. The reference is the starting point, meaning the knowledge and critical view of reality; the philosophy represents the faiths and the community's values involved in the project; the concept represents the theory that gives support to the proposal; and, finally the structure establishes the competences and the profile of the professional to be formed as well as the methodologic option for the organization and development of courses and disciplines. The Habermas' theory of communicative action is proposed as a methodology for the development of projects.A partir de la conceptualización del Proyecto Político-pedagógico presenta una propuesta para su construcción fundamentada en marcos. Los marcos indicados incluyen: el referencial filosófico, conceptual y el estructural. El marco referencial constituye el punto de partida o sea, el conocimiento y crítica de la realidad; el marco filosófico representa las creencias e valores de la comunidad presentes en el proyecto, el marco conceptual esta representado por la teoria o conceptos que dan soporte a la propuesta y finalmente el marco estructural establece las competencias y el perfil del profesional a ser formado y la opción metodológica para la organización y el desarrollo de las materias y disciplinas. La teoría de la acción comunicativa de Habermas, constituye la propuesta como metodología para la construcción de proyectos.2010-12-23T12:48:51Z2010-12-23T12:48:51Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAUPE, Rosita; ALVES, Elioenai Dornelles. Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem. Revista latino-americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v.8, n.2, p.60-67, abr. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v8n2/12419.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2010. doi: 10.1590/S0104-11692000000200010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6320https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000200010Saupe, RositaAlves, Elioenai Dornellesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/6320Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
Contribución a la construcción de proyectos político-pedagógicos en la enfermería
title Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
spellingShingle Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
Saupe, Rosita
Educação
Enfermagem
title_short Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
title_full Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
title_fullStr Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
title_full_unstemmed Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
title_sort Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
author Saupe, Rosita
author_facet Saupe, Rosita
Alves, Elioenai Dornelles
author_role author
author2 Alves, Elioenai Dornelles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saupe, Rosita
Alves, Elioenai Dornelles
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Enfermagem
topic Educação
Enfermagem
description A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2010-12-23T12:48:51Z
2010-12-23T12:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAUPE, Rosita; ALVES, Elioenai Dornelles. Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem. Revista latino-americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v.8, n.2, p.60-67, abr. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v8n2/12419.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2010. doi: 10.1590/S0104-11692000000200010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6320
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000200010
identifier_str_mv SAUPE, Rosita; ALVES, Elioenai Dornelles. Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem. Revista latino-americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v.8, n.2, p.60-67, abr. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v8n2/12419.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2010. doi: 10.1590/S0104-11692000000200010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6320
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580707282518016