Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada junto a seis Cursos de Enfermagem, localizados na Região Sul do Brasil, com o objetivo de conhecer e avaliar a qualidade de vida dos estudantes. A metodologia utilizada, tanto para coleta quanto análise dos dados, foi o modelo WHOQOL Bref, da Organização Mundial da Saúde, que se mostrou sensível para o diagnóstico pretendido. Os resultados indicaram que 64% dos alunos refere satisfação com sua qualidade de vida, mas 36% apresentam problemas significativos, que demandam necessidades específicas e que justificam a implantação de programas de apoio e suporte para enfrentamento das situações de sofrimento. |
id |
USP-38_ae24ae18d7b4f152143b4a5a4a9caa35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1922 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagemQuality of life of nursing studentsCalidad de vida de los estudiantes de enfermeríacalidad de vidaeducación en enfermeríamétodosquality of lifenursing educationmethodqualidade de vidaeducação em enfermagemmétodoEsta pesquisa foi realizada junto a seis Cursos de Enfermagem, localizados na Região Sul do Brasil, com o objetivo de conhecer e avaliar a qualidade de vida dos estudantes. A metodologia utilizada, tanto para coleta quanto análise dos dados, foi o modelo WHOQOL Bref, da Organização Mundial da Saúde, que se mostrou sensível para o diagnóstico pretendido. Os resultados indicaram que 64% dos alunos refere satisfação com sua qualidade de vida, mas 36% apresentam problemas significativos, que demandam necessidades específicas e que justificam a implantação de programas de apoio e suporte para enfrentamento das situações de sofrimento.This research involved six nursing courses located in the South of Brazil and aimed to find out and evaluate the quality of life of the students. The model WHOQOL Bref model of the World Health Organization was adopted for data collection and analysis and revealed sensitivity for the intended diagnosis. The results indicated that 64% of the students mention satisfaction with their quality of life, but 36% present significant problems, which demand specific needs and justify the implantation of support programs to face the situations of suffering.Esta investigación involucró seis cursos de enfermería, situados en la región sur del Brasil, con objeto de conocer y evaluar la calidad de la vida de los estudiantes. La metodología usada para la colección y el análisis de los datos fue el modelo WHOQOL Bref de la Organización Mundial de la Salud, que se demostró sensible para la diagnosis prevista. Los resultados indicaron que 64% de los alumnos relataron satisfacción con su calidad de vida, mientras 36% presentaron problemas significativos, que exigen medidas específicas y que justifican la implantación de programas de ayuda y apoyo para afrontar las situaciones de sufrimiento.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/192210.1590/S0104-11692004000400009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 4 (2004); 636-642Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 4 (2004); 636-642Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 4 (2004); 636-6421518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922/1985Saupe, RositaNietche, Elisabeta AlbertinaCestari, Maria ElisabethGiorgi, Maria Denise MesadriKrahl, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:50:56Zoai:revistas.usp.br:article/1922Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:50:56Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem Quality of life of nursing students Calidad de vida de los estudiantes de enfermería |
title |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem |
spellingShingle |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem Saupe, Rosita calidad de vida educación en enfermería métodos quality of life nursing education method qualidade de vida educação em enfermagem método |
title_short |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem |
title_full |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem |
title_fullStr |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem |
title_sort |
Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem |
author |
Saupe, Rosita |
author_facet |
Saupe, Rosita Nietche, Elisabeta Albertina Cestari, Maria Elisabeth Giorgi, Maria Denise Mesadri Krahl, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Nietche, Elisabeta Albertina Cestari, Maria Elisabeth Giorgi, Maria Denise Mesadri Krahl, Mônica |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saupe, Rosita Nietche, Elisabeta Albertina Cestari, Maria Elisabeth Giorgi, Maria Denise Mesadri Krahl, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
calidad de vida educación en enfermería métodos quality of life nursing education method qualidade de vida educação em enfermagem método |
topic |
calidad de vida educación en enfermería métodos quality of life nursing education method qualidade de vida educação em enfermagem método |
description |
Esta pesquisa foi realizada junto a seis Cursos de Enfermagem, localizados na Região Sul do Brasil, com o objetivo de conhecer e avaliar a qualidade de vida dos estudantes. A metodologia utilizada, tanto para coleta quanto análise dos dados, foi o modelo WHOQOL Bref, da Organização Mundial da Saúde, que se mostrou sensível para o diagnóstico pretendido. Os resultados indicaram que 64% dos alunos refere satisfação com sua qualidade de vida, mas 36% apresentam problemas significativos, que demandam necessidades específicas e que justificam a implantação de programas de apoio e suporte para enfrentamento das situações de sofrimento. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922 10.1590/S0104-11692004000400009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692004000400009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922/1985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 4 (2004); 636-642 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 4 (2004); 636-642 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 4 (2004); 636-642 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444182906011648 |