Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Alex Garcia da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1479
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
id UNB_836b19483ae79c5a98740ef7a2e3ceae
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1479
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regularCompetência comunicativaEnsino médioLíngua inglesaFormação de aprendizes de línguasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.Este estudo, de natureza qualitativa e interventiva, se aninha na área de investigação da Lingüística Aplicada, na linha Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Trata-se de uma investigação que buscou aquilatar a influência que uma proposta de ensino de inglês, por meio de um ensino temático-comunicativo, na própria língua-alvo, pode ter no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública numa cidade do oeste do Estado de Minas Gerais. Além disso, o estudo intentou retratar a experiência vivenciada e, caso emergissem, elencar traços sinalizadores de competência comunicativa flagrada no desempenho dos alunos durante a investigação. A justificativa para a pesquisa veio da constatação de que grande massa do alunado brasileiro termina o ensino médio com parca competência comunicativa em língua inglesa, apesar de, em média, terem estudado esse idioma por sete anos consecutivos. Vários fatores parecem cooperar para essa conjuntura, como a falta de recursos didáticos, o elevado número de alunos por turma e a má formação dos professores. Diante disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) são publicados, trazendo em seu cerne que apenas a habilidade de leitura poderia ser bem trabalhada na escola, registrando a crença, ou ideologia, ainda vigente, mesmo entre professores-pesquisadores da Lingüística Aplicada (cf. Oliveira, 2005), de que a escola pública não é um lugar favorável para o desenvolvimento pleno da competência comunicativa numa nova língua. Os resultados obtidos pela pesquisa, que se utilizou de questionários, entrevistas, gravações de aula, notas de campo, diário do professor, diários dialogados, assim como depoimentos escritos, apontaram, no entanto, que uma proposta de ensino de língua estrangeira, por meio de um ensino temático-comunicativo, administrado na língua-alvo, pode ter uma influência bastante positiva no que diz respeito ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, pois estes se mostraram receptivos, engajados e favoráveis à continuação de uma proposta como essa, além de manifestarem, ao longo do processo, traços dessa competência, o que acena para a possibilidade de se desenvolvê-la com vigor na continuidade de um processo como este. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study consists of a qualitative and interventional design of research in Applied Linguistics within the field of Foreign Languages Teaching and Learning. The subject is an investigation that aimed to evaluate the influence of a theme-based English course administered in the target language upon the development of communicative competence of senior high school students in a public school located in a city in the west of the state of Minas Gerais. The study also aimed to describe this experience and list signals that might reveal traces of communicative competence in the students’ performance during the intervention. The investigation arose from the fact that a large number of Brazilian students finish high school with poor communicative competence in English after having studied this language for an average of seven years. Several factors seem to contribute to this, such as the lack of pedagogical resources, the elevated number of students per class and the teachers’ education. In this scenario, the Brazilian Curricular Directives for Elementary Education were published in 1998, bringing in their scope the idea that only the reading skill could be efficiently taught in regular schools, thus imprinting the belief – or ideology, still ongoing – even among English teachers and Applied Linguistics researchers (cf. Oliveira, 2005), that the regular school is not an ideal place for the full development of communicative competence in a new language. Notwithstanding, the results obtained by this research, which utilized questionnaires, interviews, audio recording of lessons, field notes, teacher’s diaries, dialogue journals, as well as written statements, shows that theme-based English teaching performed in the target language may have positive influence on the development of communicative competence in regular high school students, since they manifested themselves receptive, engaged and favorable to the continuance of this proposal, besides showing, throughout the process, traces of communicative competence, signaling the possibility of its vigorous development by the continuation of this process.Almeida Filho, José Carlos Paes deCunha, Alex Garcia da2009-05-05T14:55:51Z2009-05-05T14:55:51Z2009-05-052008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Alex Garcia da. Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1479info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/1479Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular
title Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular
spellingShingle Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular
Cunha, Alex Garcia da
Competência comunicativa
Ensino médio
Língua inglesa
Formação de aprendizes de línguas
title_short Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular
title_full Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular
title_fullStr Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular
title_full_unstemmed Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular
title_sort Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular
author Cunha, Alex Garcia da
author_facet Cunha, Alex Garcia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Alex Garcia da
dc.subject.por.fl_str_mv Competência comunicativa
Ensino médio
Língua inglesa
Formação de aprendizes de línguas
topic Competência comunicativa
Ensino médio
Língua inglesa
Formação de aprendizes de línguas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-05-05T14:55:51Z
2009-05-05T14:55:51Z
2009-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Alex Garcia da. Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1479
identifier_str_mv CUNHA, Alex Garcia da. Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580878064091136