Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682 |
Resumo: | A inserção das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino Superior é consolidada? Este estudo tem como objetivo investigar as tecnologias como metodologias de ensino, bem como as dicotomias no âmbito educacional no Ensino Superior presencial e a distância em dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria: no Programa Especial de Graduação de Professores e no curso de Letras - Espanhol respectivamente. Para isso, optou-se por um estudo de multicasos, de caráter empírico e de natureza quali-quantitativa. Os resultados apontaram para a significância do uso das TDCI nos dois cursos analisados. Entretanto, tendo em vista as metodologias de ensino, foi possível perceber que é necessário um maior movimento no sentido de implantar ações tecnológicas como parte do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura. |
id |
VERACRUZ-0_431ac73c18f3c6fc302c60ede8632d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28682 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSMTecnologias DigitaisEnsino SuperiorCursos de LicenciaturaModalidade Presencial e A Distância.A inserção das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino Superior é consolidada? Este estudo tem como objetivo investigar as tecnologias como metodologias de ensino, bem como as dicotomias no âmbito educacional no Ensino Superior presencial e a distância em dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria: no Programa Especial de Graduação de Professores e no curso de Letras - Espanhol respectivamente. Para isso, optou-se por um estudo de multicasos, de caráter empírico e de natureza quali-quantitativa. Os resultados apontaram para a significância do uso das TDCI nos dois cursos analisados. Entretanto, tendo em vista as metodologias de ensino, foi possível perceber que é necessário um maior movimento no sentido de implantar ações tecnológicas como parte do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2868210.34117/bjdv7n4-544Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41318-41331Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41318-41331Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41318-413312525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682/22661Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessStreb, VanessaFerreira, Mariana DalcinGomes, Adilson FernandesCecchin, Anidene de SiqueiraReginatto, Andréa AdRocha, Karla Marques da2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28682Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:21.043865Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM |
title |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM |
spellingShingle |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM Streb, Vanessa Tecnologias Digitais Ensino Superior Cursos de Licenciatura Modalidade Presencial e A Distância. |
title_short |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM |
title_full |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM |
title_fullStr |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM |
title_full_unstemmed |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM |
title_sort |
Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM |
author |
Streb, Vanessa |
author_facet |
Streb, Vanessa Ferreira, Mariana Dalcin Gomes, Adilson Fernandes Cecchin, Anidene de Siqueira Reginatto, Andréa Ad Rocha, Karla Marques da |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Mariana Dalcin Gomes, Adilson Fernandes Cecchin, Anidene de Siqueira Reginatto, Andréa Ad Rocha, Karla Marques da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Streb, Vanessa Ferreira, Mariana Dalcin Gomes, Adilson Fernandes Cecchin, Anidene de Siqueira Reginatto, Andréa Ad Rocha, Karla Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais Ensino Superior Cursos de Licenciatura Modalidade Presencial e A Distância. |
topic |
Tecnologias Digitais Ensino Superior Cursos de Licenciatura Modalidade Presencial e A Distância. |
description |
A inserção das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino Superior é consolidada? Este estudo tem como objetivo investigar as tecnologias como metodologias de ensino, bem como as dicotomias no âmbito educacional no Ensino Superior presencial e a distância em dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria: no Programa Especial de Graduação de Professores e no curso de Letras - Espanhol respectivamente. Para isso, optou-se por um estudo de multicasos, de caráter empírico e de natureza quali-quantitativa. Os resultados apontaram para a significância do uso das TDCI nos dois cursos analisados. Entretanto, tendo em vista as metodologias de ensino, foi possível perceber que é necessário um maior movimento no sentido de implantar ações tecnológicas como parte do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682 10.34117/bjdv7n4-544 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682/22661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41318-41331 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41318-41331 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41318-41331 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645527764434944 |