Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Streb, Vanessa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Mariana Dalcin, Gomes, Adilson Fernandes, Cecchin, Anidene de Siqueira, Reginatto, Andréa Ad, Rocha, Karla Marques da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682
Resumo: A inserção das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino Superior é consolidada? Este estudo tem como objetivo investigar as tecnologias como metodologias de ensino, bem como as dicotomias no âmbito educacional no Ensino Superior presencial e a distância em dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria: no Programa Especial de Graduação de Professores e no curso de Letras - Espanhol respectivamente. Para isso, optou-se por um estudo de multicasos, de caráter empírico e de natureza quali-quantitativa. Os resultados apontaram para a significância do uso das TDCI nos dois cursos analisados. Entretanto, tendo em vista as metodologias de ensino, foi possível perceber que é necessário um maior movimento no sentido de implantar ações tecnológicas como parte do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura.
id VERACRUZ-0_431ac73c18f3c6fc302c60ede8632d0f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28682
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSMTecnologias DigitaisEnsino SuperiorCursos de LicenciaturaModalidade Presencial e A Distância.A inserção das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino Superior é consolidada? Este estudo tem como objetivo investigar as tecnologias como metodologias de ensino, bem como as dicotomias no âmbito educacional no Ensino Superior presencial e a distância em dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria: no Programa Especial de Graduação de Professores e no curso de Letras - Espanhol respectivamente. Para isso, optou-se por um estudo de multicasos, de caráter empírico e de natureza quali-quantitativa. Os resultados apontaram para a significância do uso das TDCI nos dois cursos analisados. Entretanto, tendo em vista as metodologias de ensino, foi possível perceber que é necessário um maior movimento no sentido de implantar ações tecnológicas como parte do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2868210.34117/bjdv7n4-544Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41318-41331Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41318-41331Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41318-413312525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682/22661Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessStreb, VanessaFerreira, Mariana DalcinGomes, Adilson FernandesCecchin, Anidene de SiqueiraReginatto, Andréa AdRocha, Karla Marques da2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28682Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:21.043865Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
title Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
spellingShingle Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
Streb, Vanessa
Tecnologias Digitais
Ensino Superior
Cursos de Licenciatura
Modalidade Presencial e A Distância.
title_short Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
title_full Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
title_fullStr Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
title_full_unstemmed Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
title_sort Teoria x Prática: Panorama inicial sobre a inserção das Tecnologias Digitais no Ensino Superior presencial e a distância na UFSM/ Theory x Practice: An initial overview of the insertion of digital technologies into classroom and distance higher education at UFSM
author Streb, Vanessa
author_facet Streb, Vanessa
Ferreira, Mariana Dalcin
Gomes, Adilson Fernandes
Cecchin, Anidene de Siqueira
Reginatto, Andréa Ad
Rocha, Karla Marques da
author_role author
author2 Ferreira, Mariana Dalcin
Gomes, Adilson Fernandes
Cecchin, Anidene de Siqueira
Reginatto, Andréa Ad
Rocha, Karla Marques da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Streb, Vanessa
Ferreira, Mariana Dalcin
Gomes, Adilson Fernandes
Cecchin, Anidene de Siqueira
Reginatto, Andréa Ad
Rocha, Karla Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Ensino Superior
Cursos de Licenciatura
Modalidade Presencial e A Distância.
topic Tecnologias Digitais
Ensino Superior
Cursos de Licenciatura
Modalidade Presencial e A Distância.
description A inserção das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino Superior é consolidada? Este estudo tem como objetivo investigar as tecnologias como metodologias de ensino, bem como as dicotomias no âmbito educacional no Ensino Superior presencial e a distância em dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria: no Programa Especial de Graduação de Professores e no curso de Letras - Espanhol respectivamente. Para isso, optou-se por um estudo de multicasos, de caráter empírico e de natureza quali-quantitativa. Os resultados apontaram para a significância do uso das TDCI nos dois cursos analisados. Entretanto, tendo em vista as metodologias de ensino, foi possível perceber que é necessário um maior movimento no sentido de implantar ações tecnológicas como parte do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682
10.34117/bjdv7n4-544
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28682/22661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41318-41331
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41318-41331
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41318-41331
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645527764434944