Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grützmann, André
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zambalde, André Luiz, Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36404
https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19
http://orcid.org/0000-0003-3568-5655
http://orcid.org/0000-0003-0129-7451
http://orcid.org/0000-0003-2680-8342
Resumo: Este estudo investigou, a partir de abordagem qualitativa, o uso de tecnologias internet no apoio à inovação de produtos em empresas brasileiras. Uma revisão de escopo da literatura evidenciou os principais usos destas tecnologias para cada estágio da inovação. A abordagem mostrou que as empresas inovadoras entrevistadas utilizam, principalmente, as redes sociais no suporte às atividades de inovação, mas existem relatos de investimentos em plataformas de cocriação. No contexto do estudo, considerando o processo de desenvolvimento de novos produtos, as tecnologias internet podem ser utilizadas conforme o estágio de inovação. As tecnologias de suporte básico podem disponibilizar informações para todos os estágios da inovação. Os estágios iniciais, como ideação, projeto e teste, necessitam de informações mais direcionadas, as quais podem ser providas pelas tecnologias como ferramentas de competição de ideias, plataformas de cocriação e web mining. Por fim, as tecnologias blogs, wikis, fóruns de discussão e redes sociais sustentam informações para os estágios finais (lançamento e suporte) do processo de inovação de produtos.
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spelling Grützmann, AndréZambalde, André LuizBermejo, Paulo Henrique de Souza2020-01-24T10:30:41Z2020-01-24T10:30:41Z2019GRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias Internet: estudo em empresas brasileiras. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________GRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Innovation, new product development and Internet technologies: study in Brazilian companies. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36404https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19http://orcid.org/0000-0003-3568-5655http://orcid.org/0000-0003-0129-7451http://orcid.org/0000-0003-2680-8342Este estudo investigou, a partir de abordagem qualitativa, o uso de tecnologias internet no apoio à inovação de produtos em empresas brasileiras. Uma revisão de escopo da literatura evidenciou os principais usos destas tecnologias para cada estágio da inovação. A abordagem mostrou que as empresas inovadoras entrevistadas utilizam, principalmente, as redes sociais no suporte às atividades de inovação, mas existem relatos de investimentos em plataformas de cocriação. No contexto do estudo, considerando o processo de desenvolvimento de novos produtos, as tecnologias internet podem ser utilizadas conforme o estágio de inovação. As tecnologias de suporte básico podem disponibilizar informações para todos os estágios da inovação. Os estágios iniciais, como ideação, projeto e teste, necessitam de informações mais direcionadas, as quais podem ser providas pelas tecnologias como ferramentas de competição de ideias, plataformas de cocriação e web mining. Por fim, as tecnologias blogs, wikis, fóruns de discussão e redes sociais sustentam informações para os estágios finais (lançamento e suporte) do processo de inovação de produtos.This paper focused on the use of internet technologies to support product innovation in Brazilian companies, following a qualitative approach. A scoping review of the literature revealed the main uses of the aforementioned technologies for every stage of innovation. Interviews with companies’ representatives showed that innovative companies use mainly social networks to support innovation activities, but there are reports of investments in co-creation platforms. In the scope of this work, internet technologies are used to some innovation stages. Basic technologies like e-mail, website and search mechanisms can provide basic support information for all innovation stages. The early stages (ideation, design and testing) require more targeted information which may be provided by technologies like ideas competition tools, co-creation platforms, and web mining. Finally, blogs, wikis, discussion forums and social networking sites support the final stages (launch and support) of the product innovation process.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)porengUniversidade Federal de São Carlos(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessInovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileirasInnovation, new product development and internet technologies : study in Brazilian companiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDesenvolvimento de novos produtosGestão da inovaçãoTecnologia da informaçãoInternetreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_InovacaoDesenvolvimentoNovos.pdfapplication/pdf1260049http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36404/1/ARTIGO_InovacaoDesenvolvimentoNovos.pdf99061a37730b572f778950ca8ea874b0MD51open accessARTIGO_InnovationNewProduct.pdfARTIGO_InnovationNewProduct.pdfapplication/pdf1233587http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36404/2/ARTIGO_InnovationNewProduct.pdf54196002f267b8f763fbbc96e80bb93eMD52open access10482/364042023-10-19 15:09:13.47open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36404Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:09:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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