Uma poética do enraivamento : a dramaturgia de Sony Labou Tansi
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41193 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021. |
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Uma poética do enraivamento : a dramaturgia de Sony Labou TansiLiteratura africanaLiteratura congolesaLiteratura de língua francesaTeatro africanoTansi, Sony Lab'ou, 1947-1995 - crítica e interpretaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.Este trabalho analisa a obra teatral do poeta, dramaturgo, romancista e ensaísta congolês Sony Labou Tansi (1947-1995). Um dos autores africanos mais prolíficos e influentes de sua geração na África subsaariana de língua francesa, ele viveu uma época politicamente conturbada em seu país. Esse ambiente político se reflete em toda a sua obra, aí incluída a dramatúrgica, que ele pretendia “explosiva”, temática e linguisticamente. Os objetivos da pesquisa foram apresentar o autor ao leitor brasileiro, compreender o papel do teatro na sua vida e no contexto da sua produção e analisar sua obra dramática de maneira a deduzir e delinear uma poética. Enquanto o primeiro capítulo traça uma biografia do autor, os demais analisam seis de suas peças produzidas ao longo de duas décadas e meia de carreira. Para as discussões recorreu-se a teóricos como Sarrazac, Ryngaert, Chalaye e Bakhtin, além dos ensaios e correspondência do próprio autor ou depoimentos sobre ele. A poética do enraivamento origina um teatro múltiplo: clássico e contemporâneo, político e sagrado, em busca de outro mundo possível.This research analyses the theatrical work of the Congolese poet, playwright, novelist and essayist Sony Labou Tansi (1947-1995). One of the most prolific and influent French-speaking sub-Saharan African writer, he lived during troubled political times in his country. The whole of his production reflects this political environment, including his dramaturgy, which he intended to be “explosive”, both thematic and linguistically. The research aimed to introduce the author to the Brazilian reader, to understand the role of theater in his life and in the context of his production and to analyze his dramatic work in order to deduce and outline a poetics. While the first chapter delineates a biography of the author, the following three analyze six of his plays produced during two and a half decades. For the discussions, we have resorted to authors such as Sarrazac, Ryngaert, Chalaye and Bakhtin, besides the author’s own essays and correspondence and of testimonies about him. His enraged poetics originates a multiple theater: classic and contemporary, political and sacred, in search of another possible world.Ce travail analyse l’oeuvre théatrale du poète, dramaturge, romancier et essaiste congolais Sony Labou Tansi (1947-1995). L’un des auteurs africains le plus prolifiques et influents de sa génération en Afrique subsaharienne de langue française, il a vécu dans une époque politiquement conturbé dans son pays. Ce millieu politique se montre dans toute son oeuvre y comprise la dramatugique, qu’il pretendait « explosive », tematiquement et linguistiquement. Les objectifs de la recherche étaient de présenter l'auteur au lecteur brésilien, de comprendre le rôle du théâtre dans sa vie et dans le contexte de sa production et d'analyser son oeuvre dramatique pour en déduire et esquisser une poétique. Lors que le premier chapitre esquisse une biographie de l’auteur, les suivants analysent six de ses pièces produites le long de deux décénies et demi de carrière. Pour les discussions on a eu récours à des théoritiens comme Sarrazac, Rygaert, Chalaye et Bakhtine, en outre qu’aux essais et à la correspondance de l’auteur lui-même ou à des témoignages à propos de lui. La poétique de l’enragement donne naissance à un théâtre multiple : classique et contemporain, politique et sacré, à la recherche d’un autre monde possible.Reis, Maria da Glória Magalhães dosMorais, Jorge Eduardo Rocha2021-06-17T18:49:18Z2021-06-17T18:49:18Z2021-06-172021-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMORAIS, Jorge Eduardo Rocha. Uma poética do enraivamento: a dramaturgia de Sony Labou Tansi. 2021. 151 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41193A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:59:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/41193Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:59:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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